12 benefícios de comer uma maçã por dia!

Os benefícios de comer uma maçã por dia são muitos, pois, é uma das melhores frutas para consumimos, ela nos proporciona grandes benefícios para saúde.

É perfeita para ser adicionada no café da manhã ou no lanche. Além disso, ela ajudará na perda de peso e se sentirá mais energizado para realizar suas atividades diárias.

beneficios de comer uma maça por dia
benefícios de comer uma maçã por dia

Propriedades da Maçã:

A maçã é uma boa fonte de Vitamina C, fibras e flavonoides solúveis. Além disso, sacia o apetite e evita o consumo em excesso de alimentos.

A maçã contém Vitamina C, Vitamina K, Vitamina B6 e riboflavina, minerais como potássio, cobre, manganês e magnésio. Além disso, também é uma fonte muito boa de fibra dietética. Uma única porção fornece 12% da necessidade diária de fibras. Seu alto teor de água é de cerca de 80% de sua composição.

A maçã é rica em fitonutrientes e flavonoides, tais como quercetina, epicatequina, floridzina e outros compostos fenólicos, que nos protegem de muitas doenças, porque são antioxidantes, esses protegem o DNA celular.

Além disso, evitam as mutações que causam câncer, desintoxicam o corpo de agentes ambiental, inativam os agentes cancerígenos, fortalecem o sistema imunológico e protegem o desenvolvimento de doenças crônicas-degenerativas, como a catarata, artrite, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e envelhecimento, entre outros.

Benefícios de comer uma maçã por dia:

1. Perda de peso:

Além da sua capacidade normal de nos fazer se sentir completa e aumentar a sensação de saciedade, é capaz de reduzir o apetite e excesso de comida. Além disso, realmente aceleram o nosso metabolismo. Por isso, as calorias extras consumidas depois de comer uma maçã não são registrada tanto em nosso corpo.

2. Cuidado da pele:

A mistura de maçã, mel e leite aumenta o brilho da pele quando aplicada topicamente. Isto é devido aos antioxidantes poderosos contidos na pele e carne das maçãs. Além disso, estes compostos neutralizam os efeitos nocivos de radicais livres.

Eles estão diretamente relacionados ao envelhecimento precoce, bem como rugas, manchas da idade e outros problemas relacionadas à idade. Além disso, seu efeito estimulante na circulação também ajuda no mantimento da pele jovem, mantendo o fluxo sanguíneo constante para estimular a substituição de células velhas e o reparo de células danificadas.

3. Melhora digestão:

Quando consumimos maçãs regularmente garantimos uma evacuação suave e prevenimos a constipação por causa de seu alto teor de fibras. Além disso, não adiciona volume às fezes e ajuda a passagem do alimento pelo trato digestivo sem problemas.

A maçã estimula a liberação de sucos gástricos e digestivos para garantir a absorção eficiente dos nutrientes e, ao mesmo tempo, “raspa” o excesso de colesterol das veias e artérias para garantir a saúde do coração.

4. Protege de doenças degenerativas:

Maçãs pode ajudar na proteção das células neuronais contra a neurotoxicidade oxidativa, induzida pelo estresse causado pelo trabalho. Além disso, obrigações e o cotidiano que vivemos todos os dias, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.

5. Reduz o risco de anemia:

As maçãs são uma rica fonte de ferro. Além disso, a anemia é uma deficiência de hemoglobina no sangue, que pode ser combatida através do aumento do consumo de ferro, que é uma parte integrante no metabolismo das células vermelhas do sangue.

Ao aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos no corpo, você não só prevenirá a anemia, mas também garantirá a oxigenação adequada dos sistemas orgânicos essenciais para mantê-los funcionando adequadamente.

6. Diuréticos:

A maçã tem efeito diurético, reduz as cólicas e pressão de pernas, isso devido à sua grande quantidade de potássio. Além disso, elimina a acumulação de fluido através da urina.

7. Reduz os níveis de colesterol:  

A metade de uma maçã contém cerca de quatro gramas de fibra, e uma parte dessa percentagem é sob a forma de pectina, uma fibra solúvel que ajuda diminuir o “mau” colesterol. Além disso, pois ela bloqueia a absorção do colesterol, e ajuda o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.

8. Evita cálculos biliares:  

A maçã é uma das melhores alternativas para evitar cálculos biliares, pois esses se formam quando há excesso de colesterol na bile e solidifica formando seixos. Para evitar cálculos biliares, uma dieta rica em fibras é recomendada para controlar seus níveis de bile.

9. Aumenta habilidades cognitivas:

Graças à sua contribuição de açúcares benéficos ao nosso cérebro, a maçã ajuda aumentar as habilidades mentais. Além disso, seremos mais produtivos, processaremos mais informações, nos lembraremos de mais dados e poderemos realizar mais atividade em qualquer campo, seja no trabalho, na faculdade ou simplesmente em atividades diárias.

10. Fortalece o sistema imunológico:

Maçãs vermelhas contêm um antioxidante chamado quercetina que pode impulsionar e fortalecer o sistema imunológico, especialmente quando estamos estressado.

11. Dentes brancos e saudáveis:

Uma maçã não substituirá sua escova de dentes, mas morder e mastigar esta fruta estimula a produção de saliva na boca, reduzindo a cárie dentária ao diminuir os níveis de bactérias.

12. Protege contra a doença de parkinson e alzheimer:

Os efeitos antioxidantes de todos os compostos de fitonutrientes presentes nas maçãs certamente ajudam na redução da doença de Alzheimer, uma vez que a degeneração do cérebro, que provoca à doença de Alzheimer, tem sido associada à atividade dos radicais livres.

As maçãs também aumentam a quantidade de acetilcolina no cérebro, que está ligada à concentração, resolução de problemas e memória. Além disso, em termos de Parkinson, as maçãs param a degradação gradual das células nervosas que produzem dopamina, que pode ser uma causa subjacente da doença de Parkinson.

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