Os 6 Benefícios do Café Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

Os Benefícios do Café Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o café possui muitos benefícios e nutrientes que ajudam no tratamento de várias doenças. Mais de 50% de todos os adultos dos EUA tomam café todos os dias. Em todo o mundo, o café é a segunda bebida mais consumida em muitas nações, e é o principal contribuinte da cafeína para a dieta das pessoas comuns.

Nos últimos anos, vimos o número de estudos pesquisando sobre os fatos relacionados aos nutrientes presente no café e embora alguns dos resultados sinalizem que essa bebida amada possa trazer sérios benefícios à saúde, há muita ciência apoiando os benefícios dos nutrientes do café para saúde também.

De fato, em julho de 2017, um par de grandes estudos realmente descobriram que beber café parece promover a longevidade. Olhando para cerca de 700.000 pessoas de diferentes origens raciais, culturais e étnicas, beber mais café estava ligado a um menor risco de morte.

Café

O primeiro estudo analisou populações não brancas e descobriu que beber de duas a quatro xícaras de café se traduziu em um risco 18% menor de morte durante o período do estudo em comparação com os que não tomam café. Beber mais café pareceu diminuir as chances de morrer de câncer, doenças cardíacas, derrame, doença renal, diabetes ou doença respiratória crônica.

O segundo estudo analisou pessoas que vivem em 10 países europeus, descobrindo que os principais consumidores de café tinham uma probabilidade 25% menor de morrer durante o estudo de 16 anos em comparação com os que não tomavam café.

Mas esta não é a primeira vez que os benefícios do café vêm à tona na literatura. De fato, há uma diminuição do risco de doença cardiovascular, diabetes tipo 2, doença de Parkinson e alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama e de próstata.

Quanto de Café é Seguro Beber?

Quer saber quanto precisa beber para conseguir esses benefícios do café mencionados e quanto de cafeína é excessivo? Uma “quantidade moderada” para adultos saudáveis chega a 500 miligramas de cafeína por dia, o que equivale a cerca de cinco xícaras de café comum ou um pouco mais que um grande café Starbucks (que tem cerca de 360 miligramas).

Para as mulheres grávidas, a quantidade é menor cerca de 200 miligramas por dia ou menos. Em um estudo recente, o consumo de café entre mulheres grávidas foi associado a parto prematuro, baixo peso ao nascer e peso gestacional. Mulheres que também são propensas a fraturas aumentam o risco.

A maioria dos especialistas em saúde recomenda o consumo ideal de uma a duas xícaras por dia, o que não está associado a reações negativas, mas parece ser benéfico para a maioria das pessoas. É claro que, pessoas com problemas de saúde específicas, pouca ou até mesmo nenhuma quantidade pode ser apropriada. Confira agora Os 6 Benefícios do Café Para Saúde:

Benefícios do Café:

Você pode se surpreender ao saber que os grãos de café são alimentos altamente antioxidantes e que o café  é um dos principais contribuintes dos antioxidantes que combatem doenças. Como pode reduzir a inflamação, que é a raiz da maioria das doenças, segundo uma pesquisa, os benefícios do café estão associados aos seguintes benefícios:

  • Proteção contra doenças neurodegenerativas;
  • Melhor saúde do coração;
  • Proteção contra o câncer;
  • Proteção contra diabetes;
  • Capacidade de combater a depressão;
  • Aumento de energia e concentração;
  • Melhor desempenho físico;
  • Melhor controle da asma;
  • Menor risco de doenças gastrointestinais selecionadas.

Dito isto, ainda há muita discordância sobre se o café é ou não mais benéfico do que prejudicial. O café parece ser uma faca de dois gumes: embora possa fazer com que se sinta mais alerta, produtivo e motivado, para algumas pessoas isso tem o efeito oposto deixando-as mais ansiosas, nervosas e incapazes de se concentrar.

Uma média de 236 ml de café fabricado a partir de grãos moídos contém cerca de 95 miligramas de cafeína . Mas a xícara do mesmo tamanho da Starbucks (que seria um “alto”) tem quase o dobro disso: 180 miligramas! Em contraste, um café expresso médio contém cerca de 64 miligramas e uma xícara de chá verde tem cerca de 44 miligramas. Isso significa que beber um café comum e da Starbucks fornece mais de quatro vezes a quantidade de cafeína que um chá verde feito com um saquinho de chá. Confira os Benefícios do Café:

Fonte de Antioxidantes:

Surpreendentemente, muitos profissionais de saúde agora recomendam tomar café . Isso porque algumas fontes mostram que o café é uma bebida natural antienvelhecimento com potencialmente mais atividade antioxidante do que o cacau ou mesmo algumas formas de folhas de chá.

Como o nível de antioxidante presente no café se compara a outras bebidas saudáveis? Uma pesquisa mostra que uma xícara média de café pode conter mais antioxidantes polifenóis do que cacau, chá verde, chá preto e chá de ervas! Para muitas pessoas, o café fornece até 70% da quantidade total de antioxidantes importantes em sua dieta diária.

Embora, naturalmente, você deva aumentar o consumo de antioxidantes de alimentos integrais, como vegetais e frutas, o café pode ser outro bom complemento caso possa tolerá-lo bem.

O café é eficaz no combate aos danos causados pelos radicais livres porque aumenta os antioxidantes no sangue o que os pesquisadores chamam de “capacidade antioxidante plasmática”. Dois dos principais antioxidantes responsáveis pelos benefícios do café para saúde são o ácido clorogênico e o ácido cafeico. Ambos são considerados antioxidantes fortes e os grãos de café são a fonte alimentar mais rica do mundo.

Estima-se que os bebedores de café consumam até um grama de ácido clorogênico e 500 miligramas de ácido cafeico diariamente, enquanto os que não tomam café consumem pouca ou nenhuma quantidade. O café também contém antioxidantes como os polifenóis, que são do mesmo tipo dos encontrados no vinho tinto e no cacau. Isto podem atribuir maior imunidade, menores taxas de estresse oxidativo e potencialmente maior prevenção de doenças.

Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, acredita-se que os efeitos anti-inflamatórios do café possam ser generalizados. Como um alimento anti-inflamatório, reduz o estresse oxidativo por causa de sua capacidade de induzir a expressão de mRNA e proteína.

A cafeína encontrada no café também tem um impacto sobre os metabólitos e frações lipídicas que atuam como uma proteção contra algumas células malignas, modulando certas enzimas desintoxicantes. Isso significa que o café pode potencialmente ser protetor contra o câncer, além de distúrbios cerebrais e doenças cardíacas. De fato, um estudo de 2017 descobriu que bebedores frequentes de café apresentavam um risco 18% menor de câncer. Bebedores ocasionais e moderados de café mostraram uma redução de 13% no risco.

Previne Doenças Cardiovasculares:

O café não filtrado é uma fonte significativa de antioxidantes cafestol e kahweol, que são compostos diterpênicos que têm sido implicados nos efeitos de equilíbrio de colesterol presente no café. O consumo habitual de café em grandes estudos epidemiológicos está associado à redução da mortalidade, tanto para as mortes por todas as causas como para as cardiovasculares.

Além disso, o consumo de café está associada a menores riscos de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. Surpreendentemente, o café está associado com a neutralização dos riscos reduzidos de arritmia cardíaca, mesmo que muitas pessoas sintam que isso aumenta o ritmo cardíaco e faz com que se sinta “nervoso” Estudos recentes mostraram que o consumo de três a quatro xícaras de café cafeinado ou descafeinado reduz a morte relacionada a doenças cardiovasculares em 19% e doenças cardiovasculares em 15% em comparação com as pessoas que não consome café.

Ajuda na Função Cerebral e Evita o Declínio Cognitivo:

Gosta de beber café ? Boas notícias para você: para quem bebe café , envelhecer não significa perder a cabeça. Existem algumas evidências mostrando que antioxidantes presente no café podem proteger contra a doença de Parkinson , um distúrbio neurológico incurável, bem como prevenir a demência e agir como um tratamento natural para a doença de Alzheimer. O café pode até ter qualidades protetoras contra a depressão em algumas pessoas.

Em estudos com animais, camundongos que receberam cafeína em sua água potável desde a idade adulta até a idade avançada mostraram proteção contra o comprometimento da memória e redução dos níveis cerebrais da proteína anormal (beta-amilóide ou Abeta) considerada essencial para o desenvolvimento de Alzheimer. Camundongos cognitivamente deficientes “envelhecidos” exibiram restauração da memória e reduziram os níveis de Abeta cerebral após um a dois meses de tratamento com cafeína .

Os pesquisadores acreditam que os benefícios cognitivos da administração de cafeína se devem à própria cafeína, e não aos metabólitos da cafeína , então isso significa que o café descafeinado” não é tão benéfico. A cafeína parece fornecer seus efeitos modificadores da doença cerebral através de múltiplos mecanismos, incluindo uma redução direta da produção de Abeta, que se acredita que ocorra através de mudanças na atividade cerebral (supressão dos níveis de beta e gama-secretase). Os antioxidantes do café também diminuem a inflamação, o estresse oxidativo e podem aumentar a atividade física em algumas pessoas, que também são importantes para a saúde cerebral em curso.

Previne Diabetes:

Caso queira reverter o diabetes naturalmente, além de evitar bebidas açucaradas e beber muita água, o café pode ser a melhor bebida para você. O café também obteve uma má fama por causa do movimento da dieta com baixo teor de carboidratos, devido a preocupações com o aumento da pressão arterial e dos níveis de insulina. A resposta exata sobre isso ainda não está clara, mas algumas pesquisas mostram que o café tem uma relação inversa com os marcadores de insulina e açúcar no sangue, o que significa que pode ter um efeito positivo e reduzir o risco de diabetes tipo 2 em vez de aumentá-lo.

Há uma grande quantidade de evidências de que tomar café (seis ou mais xícaras por dia) pode reduzir significativamente o risco de diabetes tipo 2, mas muito menos pode ser benéfico. Duas ou três xícaras por dia de café podem diminuir a incidência de diabetes tipo 2 e também diminuir a formação de cálculos biliares.

Acredita-se que o ácido clorogênico, o mesmo antioxidante que proporciona benefícios de redução do câncer, também pode reduzir a absorção de glicose de alimentos açucarados ou ricos em carboidratos. Isso poderia retardar a liberação de açúcar na corrente sanguínea depois de uma refeição e ser benéfico para prevenir a resistência à insulina, mas a partir de agora mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar isso.

A cafeína pode realmente contrariar alguns dos efeitos de redução de açúcar no sangue, o que significa que o café descafeinado pode ser uma escolha melhor para diabéticos e outros preocupados com a elevação do açúcar no sangue.

Dito isso, outras pesquisas mostram que o consumo crônico de café pode aumentar um pouco o açúcar no sangue, embora não saibamos realmente o que isso significa para o diabetes ou para o risco de ganho de peso.

Aumenta o Desempenho Físico e a Resistência:

Muitos estudos mostram que o café aumenta o estado de alerta e melhora o desempenho mental e físico a curto prazo. O ligeiro aumento do açúcar no sangue a partir do café com cafeína é potencialmente perfeito para os atletas que precisam de açúcar no sangue para alimentar seus músculos antes da atividade física.

De acordo com uma pesquisa, a cafeína não melhora diretamente a capacidade máxima de oxigênio, mas pode permitir que os atletas treinem com uma potência maior e/ou treinem por mais tempo. Foi demonstrado que ele aumenta a velocidade e/ou a potência em condições simuladas de corrida e atividades que duram apenas 60 segundos ou até duas horas.

A cafeína é uma ajuda ergogênica amplamente utilizada antes e durante o exercício prolongado. Esta é um dos motivos pelas quais muitos atletas de resistência e entusiastas do fitness gostam de tomar um café antes de entrar no ginásio ou competir, já que é conhecido por ser um melhorador de desempenho e contribui para maior concentração e resistência.

Na verdade, um relatório de 2013 descobriu que os tempos de desempenho atlético foram significativamente mais rápidos entre os homens adultos que beberam cafeína e café antes do exercício em comparação com placebo e grupos descafeinado. A potência média exortada pelos homens que bebiam cafeína também foi maior quando comparada aos grupos placebo e descafeinado.

Quando pesquisadores investigaram as respostas metabólicas, respiratórias e cardiovasculares pós-exercício da cafeína em indivíduos treinados aerobicamente, descobriram que três horas após o exercício, a frequência cardíaca masculina, pressão arterial, glicose, lactato e ácidos graxos não foram afetados pela cafeína pré-exercício, no entanto, a cafeína aumentou o gasto energético pós-exercício 15% acima do placebo.

Ajuda a Proteger a Saúde do Fígado:

Vários estudos mostram consistentemente que os bebedores de café têm um risco reduzido de testes anormais de função hepática. Um estudo mostra que o café pode proteger contra a doença hepática alcoólica; para cada xícara de café por dia (até quatro vezes ao dia), o estudo mostrou uma redução de 20% na síndrome do fígado alcoólico. Outro estudo associou o café à diminuição do risco de cirrose hepática e câncer de fígado.

Precauções do Café:

O café é conhecido por ser uma das culturas mais contaminadas em todo o mundo, portanto, compre e beba café orgânico sempre que possível. O café cultivado convencionalmente é fortemente pulverizado com pesticidas, produtos químicos e combinado com solventes. Outra opção é comprar café cultivado na sombra, que é a maneira tradicional de cultivar café e muitas vezes requer menos pesticidas e produtos químicos.

Outro fator que deve ser considerado cuidadosamente é a sua tolerância pessoal à cafeína . Dependendo do tipo de café consumido, você pode estar consumindo muito mais do que pensa ao mesmo tempo. Para pessoas propensas à ansiedade, problemas relacionados ao sono ou insônia ou problemas cardíacos e palpitações, a dosagem de café precisa ser milimetricamente regulada. Você terá que experimentar para ver quanto é tolerável e melhor para você.

Mesmo que a cafeína não faça com que se sinta ansioso, você pode estar preocupado com o que está causando no seu corpo e na saúde a longo prazo. Como o café contém cafeína , que é uma substância que altera o humor e a fisiologia, há algumas desvantagens e riscos associados ao consumo de café que você deve conhecer.

A cafeína no café tem a capacidade de afetar os hormônios, a função dos neurotransmissores, a sinalização nervosa e os músculos. Isto é especialmente verdadeiro caso tenha problemas de saúde existentes – como ansiedade, problemas cardíacos ou diabetes ou se você toma café para mudar a maneira como se sente e dissimula a fadiga subjacente.

Paradoxalmente, a abstinência de cafeína também pode imitar sinais de overdose de cafeína: dores de cabeça, diminuição de energia e foco, sonolência, humor deprimido e assim por diante. Certas pessoas são mais sensíveis à cafeína do que outras e experimentam reações adversas, incluindo aumento da ansiedade, nervosismo e problemas de sono. O café fresco é conhecido por ter os mais altos níveis de cafeína de qualquer método de fermentação. E quanto maior o ciclo de fermentação, mais cafeína é liberada em seu copo.

Benefícios do Café

Em geral, o café torrado mais escuros contêm menos cafeína , uma vez que a cafeína pode ser removida do feijão durante o processo de torrefação. Café expresso e a maioria das bebidas de café que têm muito leite geralmente têm menos cafeína , então essas podem ser opções melhores.

Caso opte por tomar café descafeinado, saiba que pequenas quantidades de cafeína ainda podem ser encontradas, por isso você precisará evitar todos os tipos de café caso esteja particularmente vulnerável aos efeitos da cafeína. Além disso, selecione, sempre que possível, produtos descafeinados processados com água, em vez de processados com solventes, que usem produtos químicos menos tóxicos.

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AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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