Vitamina B6: Para que Serve, Benefícios e Contraindicações!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

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Vitamina B6: Para que Serve, Benefícios e Contraindicações! Além disso, a Vitamina B6 fornece muitos benefícios essenciais à saúde e participa de diversas funções em nosso organismo.

A Vitamina B6 ou piridoxina é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel em mais de 100 reações diferentes no corpo, e é por isso que é desejável incluir os alimentos ricos em Vitamina B6 em sua dieta.

Esta vitamina é necessária para produzir aminoácidos, os blocos de proteínas, e em centenas de funções celulares. Também pode ser usada para produzir niacina (vitamina B3) a partir do aminoácido triptofano.

Outros papéis da Vitamina B6 incluem a formação de hemoglobina e neurotransmissores, bem como a regulação da glicose no sangue.

Então, como você pode conseguir essa vitamina em sua dieta? Veja a seguir alguns alimentos fonte de piridoxina.

Vitamina B6
Vitamina B6

Para Serve a Vitamina B6: 

A Vitamina B6 é boa para que? Consumir alimentos ricos em piridoxina é fundamental porque esta vitamina é usada diariamente pelo corpo, uma vez que desempenha um papel importante nas funções, incluindo o movimento, memória, gasto de energia e fluxo sanguíneo.

Ela ajuda o corpo no mantimento de um sistema nervoso saudável, produz hemoglobina que transporta oxigênio nas células vermelhas do sangue por todo o corpo, fornece energia dos alimentos que comemos, age como um tratamento natural para a dor, estimula o humor e também cria anticorpos que nosso sistema imunológico usa para nos proteger.

Alimentos Ricos em Vitamina B6:

Esta vitamina fundamental pode ser encontrada em níveis elevados, naturalmente, nos seguintes alimentos ricos nessa vitamina (percentagens baseadas em 1,3 miligramas diários para adultos com menos de 50 anos):

  • Peito de peru – 85 gramas: 0,7 miligramas (53% do VD);
  • Carne alimentada com capim – 85 g de filé mignon: 0,5 miligramas (38% do VD);
  • Pistácios – 1/4 de xícara: 0,5 miligramas (38% do VD);
  • Atum – 1 lata de 3 onças: 0,4 miligramas (30% do VD);
  • Feijão Pinto – 1 xícara cozida: 0,4 miligrama (30% do VD);
  • Abacate – 1 cru: 0,4 miligramas (30% do VD);
  • Peito de Frango – ½ peito: 0,3 miligramas (23% do VD);
  • Melaço Preto – 2 colheres de sopa: 0,26 miligramas (20% do VD);
  • Sementes de girassol – 1/4 de xícara: 0,25 miligramas (19% do VD);
  • Sementes de gergelim – 1/4 de xícara: 0,25 miligramas (19% do VD).
Alimentos Ricos em Vitamina B6
Alimentos Ricos em Vitamina B6

Benefícios da vitamina B6 Para Saúde: 

Vitamina B6 fornece muitos benefícios essenciais à saúde e participa de diversas funções em nosso organismo. Então confira a seguir os principais benefícios dessa vitamina para saúde.

Benefícios da vitamina B6 Para o Cérebro:

Uma forma que a Vitamina B6 impacta a função cerebral é controlando os níveis de homocisteína, que não são apenas um fator de risco para doenças cardíacas, mas também para os neurônios do sistema nervoso central.

A Vitamina B6 também desempenha um papel importante na produção dos hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como “hormônios da felicidade”, que ajudam no controle do humor, energia e concentração.

Os pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo o TDAH, são causados por baixos níveis de serotonina e, portanto, o consumo de alimentos com Vitamina B6 pode ter um efeito benéfico em crianças com esses distúrbios de aprendizagem e comportamento.

Benefícios da Vitamina B6 Para Combater os Sintomas da Artrite:

Os baixos níveis de piridoxina têm sido associados ao aumento dos sintomas da artrite reumatoide, incluindo a dor mais intensa. Uma pesquisa observou os benefícios anti-inflamatórios da suplementação de Vitamina B6 em pacientes com artrite.

No estudo randomizado, 35 adultos com artrite reumatoide receberam 5 miligramas por dia de ácido fólico mais 100 miligramas de Vitamina B6 por 12 semanas.

O que os pesquisadores descobriram é que a suplementação de Vitamina B6 ajudou no tratamento dos sintomas, concluindo: “Nossos resultados fornecem dados valiosos para a prática clínica em relação ao potencial uso benéfico de Vitamina B6 para suprimir a resposta inflamatória em pacientes com artrite reumatoide”.

Benefícios da Vitamina B6 Para Aliviar os Sintomas da TPM:

Consumir muita Vitamina B6 ou tomar vitaminas do complexo B pode prevenir ou tratar os sintomas da TPM. Estudos mostraram que a piridoxina ajuda no combate a dor na mama, náuseas, cãibras, fadiga, dores de cabeça e até mesmo acne que ocorre antes do ciclo menstrual de uma mulher.

Acredita-se que a Vitamina B6 ajude com a TPM, devido seus efeitos positivos sobre os neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da dor no cérebro, bem como seu papel no aumento do fluxo sanguíneo e no gerenciamento de hormônios.

É recomendado para mulheres que experimentam sintomas frequentes da TPM tomar vitaminas do complexo B regularmente, especialmente 10 dias antes da menstruação.

Sintomas da TPM
Sintomas da TPM

Benefícios da Vitamina B6 Para Melhorar o Humor:

A Vitamina B6 tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina e GABA no cérebro. Esses são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir a depressão, a dor, a fadiga e a ansiedade.

Por isso, a Vitamina B6 tem sido associada ao aumento do humor e à prevenção de transtornos do humor.

Como a Vitamina B6 está envolvida na produção de hormônios no cérebro, acredita-se que seja eficaz no tratamento de transtornos do humor e de certas doenças cerebrais que podem se desenvolver como resultado de deficiências na função do neurotransmissor.

Pesquisas sugerem que pacientes que tomam suplementos de piridoxina podem melhorar o humor, sentir menos dor e evitar a falta de energia e concentração.

Benefícios da vitamina B6 Para Manter os Vasos Sanguíneos Saudáveis:

Sem quantidade suficiente de Vitamina B6, os níveis de homocisteína se acumulam no corpo e danificam os revestimentos dos vasos sanguíneos. Isso pode preparar o terreno para o acúmulo perigoso de placas, o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Estudos mostraram que quando os pacientes tomam Vitamina B6 juntamente com folato, as concentrações totais de homocisteína são significativamente reduzidas. A Vitamina B6 ajuda no tratamento dos níveis elevados de homocisteína para que o corpo possa curar os danos causados aos vasos sanguíneos.

A Vitamina B6 também desempenha um papel na gestão da pressão arterial e níveis de colesterol, que são outros dois fatores importantes para a prevenção de doenças cardíacas.

Deficiência de Vitamina B6:

Embora uma deficiência não seja muito comum, estudos associaram uma deficiência de Vitamina B6 a um aumento do risco de vários distúrbios e sintomas.

Como a Vitamina B6 é tão importante para a função nervosa, uma deficiência dessa vitamina está mais associada aos distúrbios neuropsiquiátricos, incluindo convulsões, enxaquecas, dores crônicas e distúrbios de humor, como a depressão. Também tem sido associado a um risco aumentado de doença cardíaca e artrite.

Uma deficiência de Vitamina B6 pode causar alguns dos seguintes sintomas:

  • Alterações no humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão.
  • Confusão.
  • Dores musculares.
  • Baixa energia ou fadiga.
  • Agravamento dos sintomas da TPM.
  • Agravamento dos sintomas da anemia.
  • Os adultos mais velhos correm mais riscos de ter uma deficiência de Vitamina B6, e é por isso que é especialmente importante que consumam alimentos e suplementos de Vitamina B6.
Deficiência de Vitamina B6
Deficiência de Vitamina B6

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Vitamina B6: 

A piridoxina pode interagir com outros medicamentos quando tomada em grandes quantidades.

Caso esteja se tratando com algum dos medicamentos a seguir, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, incluindo Vitamina B6.

Alguns medicamentos que interagem com a Vitamina B6 incluem:

  • Remédios usados no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, anemia, convulsões ou doença cardíaca.
  • Quaisquer medicamentos usados em quimioterapia.
  • Cicloserina (Seromicina) ou Isoniazida para o tratamento da tuberculose.
  • Hidralazina (Apresoline) para o tratamento da hipertensão arterial.
  • Penicilamina usada no tratamento da artrite reumatoide.
  • Teofilina (TheoDur) usada no tratamento da asma.
  • Antibióticos, incluindo tetraciclina.
  • Medicamentos antidepressivos, incluindo Pamelor, Elavil, desipramina, Norpramin e Tofranil.
  • Alguns antidepressivos chamados inibidores da monoamina oxidase também podem reduzir os níveis sanguíneos de Vitamina B6.

Considerações Finais Sobre a Vitamina B6: 

A Vitamina B6 é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel em mais de 100 reações diferentes no corpo.

Os principais alimentos ricos em Vitamina B6 incluem peito de peru, carne alimentada com capim, pistache, atum, feijão, abacate, peito de frango, melaço, sementes de girassol e sementes de gergelim.

Os benefícios do consumo de alimentos com Vitamina B6 incluem apoiar o cérebro, combater os sintomas da artrite, aliviar os sintomas da TPM, melhorar o humor, manter os vasos sanguíneos saudáveis e muito mais.

A deficiência dessa vitamina não é comum, mas pode prejudicar o humor, os níveis de energia muscular e agravar os sintomas de TPM e anemia. Os idosos têm maior risco de deficiência de Vitamina B6.

Você pode evitar uma deficiência consumindo alimentos ricos em Vitamina B6 – apenas tome cuidado caso esteja tomando suplementos, já que essa vitamina pode interagir com certos medicamentos.

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AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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