Legumes e Vegetais

Rúcula ajuda na perda de peso, acelera o metabolismo: veja os 10 benefícios

Por Alan Costa, em 30/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
rucula

A rúcula é uma erva bastante saborosa e saudável que tem sido conhecida por todas as pessoas durante muitos séculos, é cultivada em todos os lugares, inclusive em condições de estufa, em canteiros de jardim, em uma varanda ou janela de um apartamento.

Pode ser encontrada na maioria dos pratos da culinária italiana ou mediterrânea.Ela é um dos tipos mais caros de ervas usadas por pessoas como tempero para saladas frescas e outros pratos. A coisa mais interessante é que a rúcula é muito boa e cresce rapidamente, então você pode cultivá-la com segurança em seu quintal ou varanda e comer de graça, além disso, esta erva complementa os pratos com sabor original e tem um monte de propriedades positivas.

Além das excelentes qualidades gustativas, a rúcula em tem excelentes propriedades curativas, o produto contém, proteínas, vegetais, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina E, vitamina F, vitamina K e vitamina C, bem como minerais como o magnésio, manganês, sódio, fósforo, ferro, zinco e selênio.

Origem da rúcula:

Os antigos egípcios e romanos, sabendo dos benefícios da rúcula, dotaram esta erva de poder sobrenatural, atribuindo-lhe as propriedades do afrodisíaco mais forte.

Quando esta planta herbácea apareceu na Rússia, eles impiedosamente começaram a retirá-la, tomando-a como uma erva daninha e sem saber as verdadeiras propriedades benéficas da rúcula.

Somente os italianos, que deram a esta planta uma nova vida, puderam apreciar as excelentes qualidades culinárias e propriedades da erva. Hoje, a rúcula é conhecida em todos os continentes e é usada em todas as cozinhas do mundo.

Receita com rúcula:

INGREDIENTES:

  • Rúcula;
  • 1 lata de atum;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de azeite de oliva.

MODO DE PREPARO:

  • Frite um dente de alho em uma pequena quantidade de azeite, em seguida, adicione  um pouco de água.
  • Adicione o atum picado e cozinhe por mais alguns minutos.
  • Cozinhe o espaguete e misture com o molho e sirva-se.

Para que serve rúcula:

Esta erva é de suma importância para saúde, pois acelera o metabolismo, melhora a saúde e leva o corpo a um relaxamento profundo.

Há muitos flavonoides na rúcula, que impedem a ocorrência de doenças, dessa forma melhora a função gastrointestinal e entre outros benefícios como ajuda na perda de peso, previne o câncer, melhora o sistema nervoso e regulariza sua saúde digestiva.

Benefícios da rúcula para saúde:

1. Acelera o metabolismo:

Tem um efeito benéfico sobre o trabalho do sistema digestivo, se você consumir esse vegetal o tempo todo, então você vai acelerar o metabolismo.

2. Aumenta o leite materno:

Para que uma mãe que amamenta tenha muito leite e a criança receba oligoelementos úteis no corpo, ela precisa usar rúcula diariamente.

3. Ajuda na perda de peso:

Esta erva saborosa tem uma quantidade pequena de calorias. Então, se você estiver em uma dieta e quiser perder peso intensamente, adicione rúcula à sua dieta.

4. Ajuda na regularidade digestiva:

A fibra na rúcula ajuda a promover a regularidade digestiva, além disso, auxilia na promoção da saciedade, fato que ajuda a diminuir o apetite e consequentemente o consumo de alimentos processados como alto teor de açúcares e gorduras.

5. Rico em nutrientes:

Como quase todos os outros vegetais, esta erva é muito baixa em calorias. 100 gramas de folhas de rúcula fresca contêm apenas 25 calorias. Apesar disso, o vegetal contém muitos fitoquímicos vitais, antioxidantes, vitaminas e minerais, que determinam os benefícios para a saúde da rúcula.

6. Melhora o sistema nervoso:

Esta planta melhora o funcionamento do sistema nervoso, fortalecendo a bainha das “fibras nervosas”. O consumo regular reduz o risco de depressão, estresse, ansiedade e ataques de pânico.

7. Ajuda no sistema imunológico:  

Rúcula é uma ótima planta para imunidade, pois é útil quando se trata de resfriados e como medida preventiva. Em alguns países, a rúcula é tomada ativamente no outono para fortalecer o sistema imunológico, antes da estação da gripe e resfriados.

8. Previne o câncer:

A rúcula contém componentes que contribuem para a prevenção do câncer. Ou seja, se consumir regularmente, o risco de desenvolver câncer é reduzido.

9. Reduz a diabete:

Com a ajuda desta erva, você pode controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes.

10. Reduz a pressão arterial:

Com o seu consumo regular, a planta é capaz de resistir ao desenvolvimento de gota e doenças do aparelho geniturinário. Além disso, reduz perfeitamente a pressão arterial.

Malefícios:

Pode causar espasmos musculares. Portanto, usar este vegetal em grandes quantidades durante a gravidez é extremamente perigoso, pois pode levar a contração uterina e até mesmo ao aborto espontâneo.

Além disso, não é recomendado o seu consumo, devido seu sabor ardente, para pessoas que sofrem de doenças de estômagogastrite ou uma úlcera, especialmente com um nível aumentado de acidez.

Nela há muitos fitocecídios que podem causar uma reação alérgica. Portanto, você deve ter cuidado ao comer pela primeira vez, comece por experimentar pequenas porções. Além disso, pessoas que sofrem de doenças do fígado e rins devem também ter cuidado ao consumir a rúcula.

Na presença de doenças crônicas, a ingestão regular deve ser coordenada por um profissional de saúde.

Sair da versão mobile