Remédios Naturais

12 remédios caseiros para aliviar a dor de estômago: como fazer e receitas

remedios caseiros para aliviar a dor de estomago

Os remédios caseiros para aliviar a dor de estômago são eficazes, pois esta dor é uma das sensações mais incômodas que podemos ter, seja por cólicas, ou por algum alimento que nos caiu mal ou simplesmente por excessos alimentares, queremos sentirmo-nos bem o quanto antes.

Além disso, perante esta situação temos receio de tomar algum medicamento, desta forma os produtos naturais ou as soluções caseiras tornam-se na melhor alternativa.

12 remédios caseiros para aliviar a dor de estômago: como fazer e receitas
remédios caseiros para aliviar a dor de estômago

As dores de estômago é muito comum quando nos encontramos nervosos, quando comemos alguma coisa que não nos caiu bem ou que se encontrava em mau estado, quando bebemos em excesso, quando temos cólicas ou devido a uma infeção.

Embora exista uma grande variedade de remédios para aliviar a dor de estômago, sem sombra de dúvidas os que mencionamos a seguir, se destacam em eficácia.

Experimente-os! É importante reforçar que se for demasiado frequente ou muito intensa o melhor é consultar um médico. Então, confira agora os remédios caseiros para aliviar a dor de estômago!

Remédios caseiros para aliviar a dor de estômago

1. Remédios caseiros para dor de estômago com alface:

O alface é um antiácido natural. Assim como o bicarbonato de sódio, ele consegue proteger o estômago de várias dores, incluindo as de origem na úlcera e na gastrite.

Além disso, você pode comê-lo in natura (naturalmente, sem necessitar de receitas), como parte de uma salada, para prevenir eventuais problemas, ou pode ingerir o chá que ensinaremos a seguir.

Ingredientes:

– 1 Folha de alface sem talo

– 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Junte a água e o alface em uma caneca, e deixe a mistura ferver por 5 minutos.
  2. Em seguida, tampe e deixe por 10 minutos. Coe e um recipiente de sua escolha.
  3. Beba quatro vezes por dia. A recomendação é que seja em jejum e entre refeições, para que faça efeito.

2. Remédio caseiro com sementes de melão:

As sementes de melão funcionam como um bom remédio caseiro para dor no estomago porque possuem diversas vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo. Além das vitaminas citadas acima, o chá de semente de melão também possui propriedades analgésicas, as quais proporcionam alívio rápido das dores no estômago.

Etapas:

  1. Basta colocar no liquidificador um copo de água morna e uma colher de sementes de melão, se preferir adoce com mel.
  2. Recomenda-se o consumo de 3 copos ao dia, 30 minutos antes das refeições.

3. Xarope de cola:

Ele tem sido usado há bastante tempo para tratar problemas estomacais. O xarope de cola foi considerado seguro para as crianças, como também delicioso.

4. Torrada:

O carvão é popular em hospitais em casos de envenenamento por comida ou álcool, pois ajuda a neutralizar o veneno no corpo.  Além disso, a torrada queimada é comumente usada para tratar crianças com dores de estômago ou diarreia, nestes casos também são indicados: banana, arroz e purê de maçã.

5. Água salgada:

A água salgada é boa tanto para dor de garganta quanto para problemas estomacais. Uma colher de chá de sal misturada em um copo de água morna, com certeza irá fazer efeito. Portanto, a fim de obter os melhores resultados, recomenda-se beber a água o mais rápido possível.

6. Chá de malva:

Esta planta funciona como remédio caseiro para dor de estômago devido suas propriedades calmantes que auxiliam no trato estomacal. Devidos às propriedades citadas acima, a malva “acalma” o sistema digestivo, contribuindo principalmente no processo de digestão.

  1. Para preparo deste remédio caseiro, basta ferver um copo de água e adicionar algumas folhas de Malva, e após deixar em infusão por 15-20 minutos.
  2. Recomenda-se tomar uma xícara após as principais refeições (almoço e jantar).

7. Suco de limão:

Esta também é uma solução simples, caso você não possua os ingredientes para fazer as infusões, e a dor está incomodando muito.

  1. Pegue o suco de meio limão e misture-o em um copo com água.
  2. Beba-o várias vezes ao longo do dia, gelado de preferência

Além de proteger o estômago, ele ajudará a manter o corpo ativo, graças a suas propriedades diuréticas.

Mas use com cuidado: como o limão possui um alto nível de acidez, um copo ao longo do dia conforme o indicado é mais do que suficiente.

8. Chá de dente de leão:

O chá de dente de leão é eficaz para as dores no estômago por três motivos: ele é diurético, anti-inflamatório e consegue estimular o apetite, fazendo dele uma fonte rica principalmente próximos de horários de alimentação.

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de água
– 1 Colher de Sopa de Dente de Leão Seco (apenas as folhas)

Modo de preparo:

  1. Ferva a água, coloque numa xícara junto das folhas de dente de leão e deixe tampado por 10 minutos.
  2. Deixe amornar e beba.

9. Gengibre:

O gengibre tem antioxidantes, bem como propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regular o processo de digestão. Além disso, ajuda a diminuir a produção de radicais livres de gengibre, bem como aumentar os sucos digestivos e neutralizar os ácidos do estômago.

Etapas:

  1. Em primeiro lugar, corte um tamanho médio de raiz de gengibre fresco em fatias finas.
  2. Ferva um copo de água e adicione as fatias de gengibre.
  3. Em seguida, ferva durante três minutos e depois deixe ferver por mais dois minutos.
  4. Retire do fogo, estirpe e adicione mel a gosto.
  5. Beba devagar.
  6. Beber chá de gengibre duas ou três vezes.

10. Asafetida:

Asafetida, também conhecido como hing, possui propriedades antiespasmódicas e antiflatulente que ajudam a tratar dores de estômago causadas por gases ou indigestão.

Etapas:

  1. Basta adicionar uma pitada de asafetida para um copo de água morna, misture bem e beber isso duas ou três vezes por dia.
  2. Você também pode adicionar uma pitada de sal-gema.
  3. Como alternativa, adicione uma colher de chá de asafetida para uma xícara de água morna.
  4. Mergulhe um pano de algodão na solução e coloque em seu estômago por 10 a 15 minutos.
  5. Isto irá acalmar o estômago e reduzir a dor. Faça isso várias vezes ao dia.

11. Bicarbonato de sódio:

Sendo alcalina, o bicarbonato de sódio restaura o equilíbrio do pH do corpo e neutraliza a infecções, portanto, aliviando a sua a dor, bem como inchaço e gás. Além disso, o limão é uma boa fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que remove os radicais livres do organismo e desintoxica-o.

Etapas:

  1. Em primeiro lugar, adicione o suco de um limão, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/4 de colher de chá de sal para um copo de água morna.
  2. Beba imediatamente.
  3. Use este remédio três vezes ao dia.

Nota: Não use este remédio se você tem pressão alta ou se você estiver em uma dieta de baixo teor de sódio.

12 remédios caseiros para aliviar a dor de estômago: como fazer e receitas
aliviar a dor de estômago

12. Vinagre de maçã:

Vinagre de maçã ajuda tratar dores de estômago causadas por gases ou indigestão. Além disso, a natureza antibiótica do vinagre de cidra de maçã alivia o estômago e melhora a digestão.

Etapas:

  1. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna.
  2. Em seguida, adicione uma colher de sopa de mel.
  3. Beba essa solução até que a dor desapareça.

Nota: Se você não tem vinagre de maçã, você pode tentar o vinagre normal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.