Legumes e Vegetais

Nabo – o que é, benefícios e efeitos colaterais!

nabo

nabo era considerado o alimento dos escravos e, em Roma, já era uma das hortaliças mais comuns, comestíveis e usadas para remédios medicinais. Além disso, serviram como a principal medida preventiva que salvou as crianças camponesas de raquitismo, doenças ósseas e doenças relacionadas ao sangue, além disso, decocções eram usadas como expectorantes e diuréticas.

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O que é nabo?

Assim como o repolho e brócolis, são membros da família de vegetais crucíferos. Cultivado há mais de 4.000 anos na Ásia, tem aumentado em popularidade em toda a Europa Medieval. Além disso, foram introduzidos na América do Norte pelos primeiros colonos europeus e começaram a prosperar no sul. Hoje, são parte integrante da culinária regional do sul.

O sabor suave do nabo torna o vegetal muito versátil, pois basta simplesmente lavá-lo, cortá-lo e comê-lo cru ou em uma salada, no entanto, a maioria das pessoas opta por cozinhá-lo. Além disso, são vegetais únicos, pois tanto a raiz quanto as folhas verdes podem ser consumidos. Podem ser adicionados a qualquer salada, como forma de aumentar os benefícios nutricionais.

Para que serve nabo:

Há uma abundância de benefícios para a saúde do consumo de vegetais de raiz. Existem 20 calorias em 100 gramas fervido. Além disso, a gordura é insignificante, enquanto a água chega a 93%.

A parte verde cozida é uma rica fonte de Vitamina K, ácido fólico, Vitamina A e Vitamina C. Além disso, é também uma fonte rica de luteína.

Recomenda-se que sejam usados ​​em dietas de baixa caloria para a nutrição de pacientes com obesidade e diabetes. Tem uma ação diurética, anti-séptica, anti-inflamatória, cicatrizante e analgésica. Além disso, é usado em várias polineurite, no tratamento de gota e depósitos de sal.

Benefícios do nabo para saúde

1. Melhora o sistema digestivo:

Nabo contém fibras, o que ajudará a prevenir a exacerbação da diverticulite, reduzir a inflamação no cólon, eliminar a constipação, diarreia e inchaço. Além disso, o baixo teor calórico e o alto teor de fibra melhora o metabolismo e ajuda a normalizar o trabalho do sistema digestivo. A fibra passa lentamente através do trato digestivo, contribui para a saciedade e protege contra excessos.

2. Bom para os ossos:

O nabo é uma fonte de cálcio e potássio, que é importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos. Além disso, comer evita danos nas articulações e reduz o risco de osteoporose e artrite reumatoide. O cálcio presente, aumenta a densidade mineral óssea. Contém Vitamina K, que retém o cálcio nos ossos e não permite que seja expelido do corpo através da urina.

3. Melhora o sistema respiratório:

A deficiência de Vitamina A leva à pneumonia, enfisema e outros problemas pulmonares. Além disso, os benefícios para a saúde para o sistema respiratório é repor o suprimento de Vitamina A.

Comer nabo alivia a inflamação, graças à Vitamina C. Este antioxidante é eficaz no tratamento da asma e na eliminação dos sintomas.

4. Ajuda a saúde da pele e do cabelo:

Vitamina A e Vitamina C ajudam a manter a pele saudável. Essas vitaminas estão envolvidas na produção de colágeno, necessário para a prevenção de rugas e manchas de pigmentação da idade na pele.

5. Bom para mulheres grávidas:

Nabo é bom para mulheres grávidas, graças ao ácido fólico. Esse nutriente está envolvido na formação do tubo neural e dos glóbulos vermelhos em uma criança. A falta de ácido fólico em mulheres grávidas pode levar a bebês com baixo peso ao nascer, bem como defeitos do tubo neural em recém-nascidos.

6. Previne o câncer:

Uma vez que esse vegetal de raiz é um vegetal crucífero, há alto nível de fitonutrientes e antioxidantes nele. Isso está completamente associado a prevenção do risco de câncer.

Alto em nível de glucosinolato, nabo verde ajuda o fígado a eliminar toxinas, combater os efeitos dos carcinógenos enquanto inibe o crescimento do tumor. Além disso, o nível de glucosinolato é excelente.

7. Regula a pressão arterial: 

Alguns dos principais benefícios associados ao consumo é redução da pressão arterial, inibição da agregação plaquetária e melhora da disfunção endotelial.

Se você consumir uma dieta rica em verduras e frutas ricas em Vitamina C, poderá reduzir a pressão arterial, já que a dieta  remove o sódio do corpo enquanto ajuda na dilatação das artérias.

8. Ótimo para a visão: 

Nabo é uma rica fonte de luteína, que é um carotenoide. Por isso, suporta uma ótima saúde ocular, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir qualquer doença ocular. Suco ajuda a evitar problemas oculares como degeneração macular e catarata.

Efeitos colaterais:

O consumo não é recomendado em casos de úlcera gástrica, pedras nos rins e vesícula biliar, insuficiência cardíaca aguda, hepatite, colecistite, problemas crônicos do esôfago, distúrbios nervosos e doenças da glândula tireoide.

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