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Chicória – o que é, benefícios e efeitos colaterais!

chicoria

chicória foi encontrada no antigo papiro egípcio, e suas propriedades curativas são conhecidas pela humanidade há milhares de anos na medicina. Além disso, a onda de popularidade cresceu na Idade Média, onde foi consumida em grande demanda entre o povo da Índia, China e Europa. Além disso, no século 18 a 19, era consumida como aditivo ao café na Holanda.

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Antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia fornecia cerca de 400.000 pés de plantas medicinais no exterior a cada ano, e mais ainda estavam sendo colhidas para venda no mercado interno.

O que é chicória?

Chicória é uma planta com folhas oblongas, tendo uma raiz longa e densa, estendendo-se profundamente no solo. Além disso, na venda, muitas vezes encontramos raiz seca esmagada, que é produzida como bebida, como análogo do café, ou como um acréscimo a ele.

Para completar o sabor da bebida, benefícios e danos são totalmente levados em conta, a raiz é submetida a torrefação. Além disso, as folhas são menos procuradas, mas também podem ser encontradas nas prateleiras de lojas nas áreas verdes, elas são usadas para fazer saladas.

Para que serve chicória:

Embora a planta seja conhecida como um aditivo de café, ela possui muitas propriedades curativas para a saúde. Além disso, a planta é boa para os intestinos, eliminando os vermes, mantendo-os saudáveis. O fluxo constante torna seus ossos mais fortes e melhora a função do fígado. Os efeitos contra a diabetes e a inflamação são notados e na pele também.

Acredita-se que ela é adicionada ao café para usar suas propriedades benéficas, alguns acreditam que elas podem anular os efeitos tóxicos do consumo excessivo de café. Além disso, outros sugerem que a chicória tem todas as propriedades do café descafeinado, tornando-se a melhor alternativa ao café.

Benefícios da chicória para saúde:

1. Age como antiparasitário:

Pesquisas realizadas por cientistas em muitos países ao redor do mundo também mostram que taninos condensados ​​e lactonas sesquiterpênicas não refinadas, contidasinativam efetivamente parasitas ou vermes, assim como suas larvas que entraram no estômago ou intestinos. Além disso, a partir daqui, torna-se claro que uma planta rica em taninos, age como um agente antiparasitário eficaz.

2. Protege o fígado:

Estudos mostraram que é rica em antioxidantes e é capaz de limpar os radicais livres. Essa capacidade de livrar o corpo dos radicais livres também pode proteger o fígado dessas toxinas nocivas.

Entende-se que a chicória aumenta o sistema imunológico durante a limpeza do fígado. Além disso, vários estudos em animais revelaram o efeito de melhoria no estresse oxidativo do corpo e nos danos ao fígado.

3. Melhora a saúde dos ossos:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, pode efetivamente ajudar com os sintomas da artrite, especialmente a osteoartrite. Além disso, estudos mostraram que pode aumentar a absorção de cálcio, bem como aumentar a densidade mineral do tecido ósseo de todo o corpo.

Estudos também mostram que o extrato de raiz pode efetivamente inibir a produção de certas citocinas e enzimas que estão envolvidas na inflamação. Além disso, estudos de um modelo de artrite mostraram que funcionou reduzindo o inchaço das articulações, provavelmente como outros medicamentos.

4. Ação antibacteriana:

Ela também é um agente antimicrobiano. Estudos mostraram que causa um efeito bacteriostático, contribuindo para uma inibição aguda do desenvolvimento da microflora patogênica. Além disso, é também um agente antifúngico que age ativamente nos radicais livres.

5. Melhora a digestão:

A inulina tem uma outra propriedade útil fomenta o desenvolvimento da microflora intestinal benéfica, fortalece a imunidade geral do corpo. Além disso, os nutrientes da chicória enfraquecem vários processos inflamatórios no intestino e na mucosa gástrica. Ou seja, podem ser usados para fins preventivos em caso de úlcera gástrica, disbacteriose e doença dos cálculos biliares.

6. Equilibra os nervos:

Ao contrário do café, não há cafeína na chicória. Mas, devido à grande quantidade de vitaminas do grupo B, magnésio, zinco e potássio, ela afeta efetivamente o sistema nervoso. Além disso, é capaz de fornecer energia no momento certo e suavemente acalmar.

7. Reduz os níveis de açúcar:

A substância principal que dá singularidade, a inulina, é um polissacarídeo que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Portanto, é recomendado para diabetes. Inulina dá um sabor doce à bebida, então você não pode adicionar açúcar.

Efeitos colaterais:

O uso excessivo de chicória aumenta o apetite, contribuindo para o desenvolvimento da obesidade, além disso, a infusão da planta é contraindicada para pacientes que sofrem de uma exacerbação de úlcera gástrica e, ainda, não deve ser usada com antibióticos.

Se após beber você perceber sinais como batimento cardíaco rápido, fraqueza, tontura ou náusea, consulte um médico e exclua esta bebida da sua dieta, talvez você tenha contraindicações para o seu uso.

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