Plantas Medicinais

Hibisco diminui colesterol ruim, é bom para o fígado: veja os 8 benefícios

Por Alan Costa, em 30/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
hibisco

O hibisco provavelmente originou-se no norte da África, mas desde que foi cultivado, cresce em todo o mundo tropical e possui diversos benefícios para saúde. Os membros do gênero Hibiscus são amados há muito tempo pelos humanos. Estima-se que as pessoas cultivem Hibiscus sabdariffa há cerca de 6.000 anos.

hibisco

O que é o hibisco?

A principal delas é uma espécie conhecida como Hibiscus sabdariffa, cujas flores são ricas em fitonutrientes e antioxidantes como a Vitamina C. Também conhecida como roselle, a H. Sabdariffa é colhida quando suas flores ainda não foram abertas.

Os gomos, chamados de cálices, são de cor vermelho profundo, em oposição às próprias flores, que são brancas. Além disso, tem um sabor caracteristicamente floral.

Para que serve o hibisco:

Hibisco é mais comumente usado para fazer chá e seu consumo pode oferecer amplos benefícios para saúde. Além disso, este chá é benéfico para prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo a quantidade de colesterol LDL no corpo.

Também ajuda na redução do açúcar no sangue e na prevenção do diabetes, graças às suas propriedades hipoglicêmicas e hipolipemiantes. Além disso, também ajuda na redução da pressão arterial e regula a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão.

Os antioxidantes presentes no chá ajudam na prevenção de danos ao fígado, ao mesmo tempo que ajudam a inibir os sinais de envelhecimento. Além disso, os cálices são tipicamente secos e usados ​​para fazer chás e xaropes ou adicionados como ingrediente aos pratos tradicionais indianos, do Sudeste Asiático e da África Ocidental.

Benefícios do hibisco para saúde:

1. Diminui o colesterol ruim:

As propriedades nutricionais do chá de hibisco ajudam muito a reduzir os níveis de colesterol ruim e evitar essas condições. Além disso, este chá reduz a lipoproteína de baixa densidade, colesterol e triglicerídeos.

2. Previne doenças no fígado:

Hibisco é rico em antioxidantes, o que pode ser ótimo na prevenção e tratamento de várias doenças do fígado. Além disso, estes antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres presentes nos tecidos e células do fígado, ao mesmo tempo que têm efeitos semelhantes no resto do corpo.

3. Propriedades anti-bacterianas:

O cháé uma grande fonte de Vitamina C. A Vitamina C é essencial para o corpo e estimula muito o sistema imunológico, deixando o corpo pronto para enfrentar várias doenças e enfermidades.

Juntamente com o rico teor de Vitamina C presente no chá, suas propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias também ajudam a evitar doenças como resfriado comum e gripe. Além disso, graças ao efeito refrescante do chá, também pode ser usado para tratar os desconfortos causados ​​pela febre.

4. Previne o câncer:

Hibisco é uma rica fonte de ácido protocatecuico, que tem propriedades antioxidantes, bem como anti-tumorais. A presença deste ácido no chá o torna um ótimo remédio para retardar o crescimento de células cancerígenas. Além disso, é feito pela indução de uma condição chamada apoptose, que também é comumente referida como morte celular programada.

5. Ajuda a perder peso:

Pode ajudar bastante com esse problema específico. Ele reduz a absorção de açúcar e amido no corpo, certificando-se de que esses elementos não aumentam o peso. Além disso, hibisco dificulta a produção de amilase, a enzima responsável pela absorção de açúcar, amido e carboidratos no corpo, isso torna um componente útil da sua dieta.

6. Propriedades anti-envelhecimento:

O chá de hibisco em sua dieta regular pode ser útil na luta contra os sinais comuns de envelhecimento em sua pele. Os antioxidantes presentes ajudam a manter eficazmente as rugas na baía. Além disso, eles também ajudam a lidar com a perda de elasticidade e umidade da pele, fazendo com que você pareça mais jovem do que a sua idade.

7. Reduz a pressão arterial:

A hipertensão é uma condição que afeta uma parcela considerável da população mundial. Estudos têm demonstrado que o uso regular de chá pode ajudar a controlar eficazmente a pressão arterial e até mesmo reduz a pressão arterial em adultos que são levemente hipertensos ou pré-hipertensos.

8. Propriedades antidepressivas: 

O consumo regular deste chá também pode ajudar a combater a depressão em geral. Vitaminas e minerais como os flavonoides presentes no hibisco atuam como antidepressivos altamente eficazes. Além disso, estas vitaminas e minerais ajudam a acalmar o sistema nervoso, criando uma sensação de relaxamento no corpo. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir a depressão e a ansiedade .

Malefícios:

Hibisco tem propriedades que reduz a pressão arterial de forma muito eficaz. No entanto, para as pessoas que sofrem de pressão arterial baixa. Além disso, é estritamente recomendado não consumir chá, pois pode causar tonturas, desmaios e até resultar em danos ao coração.

Também afeta o nível de estrogênio, portanto, mulheres que estão em qualquer tratamento de controle de natalidade ou terapia de reposição hormonal não devem tomar este chá. Além disso, as mulheres grávidas também são aconselhadas a evitar o consumo de chá devido a seus efeitos que podem levar ao fluxo menstrual no útero.

O chá de hibisco também pode ter efeitos alucinatórios em algumas pessoas. Além disso, cada usuário deve primeiro certificar-se de que o chá está afetando seu corpo antes de torná-lo um consumo regular.

Sair da versão mobile