12 Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

12 Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído. Além disso, o abacate é uma fruta bastante original. Enquanto a maioria das frutas consiste principalmente de carboidratos, o abacate é rico em gorduras saudáveis. Numerosos estudos mostram que tem benefícios poderosos para a saúde. Então, veja 12 Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído:

Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído

1. Abacate é Incrivelmente Nutritivo:

O abacate é o fruto do abacateiro, cientificamente conhecido como Persea americana. Esta fruta é valorizada pelo seu alto valor nutritivo e é adicionada a vários pratos devido ao seu bom sabor e textura rica. É o principal ingrediente do guacamole.

Hoje em dia, o abacate tornou-se um alimento incrivelmente popular entre os indivíduos conscientes da saúde. É frequentemente referido como um superalimento, o que não é surpreendente, dadas as suas propriedades de saúde.

Existem muitos tipos de abacate que variam em forma e cor – de formato de pera para redondo e verde para preto. Eles também podem pesar de 8 220 gramas a 3 1,4 kg.

A variedade mais popular é o abacate Hass. É muitas vezes chamado de “pera de jacaré”, que é muito descritivo, pois tende a ser em forma de pera e tem a pele verde e esburacada como um jacaré.

A carne verde-amarelada dentro da fruta é comida, mas a pele e a semente são descartadas.

Os abacates são muito nutritivos e contêm uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 diferentes vitaminas e minerais.

Aqui estão alguns dos nutrientes mais abundantes, em uma única porção de 3,5 gramas (100 gramas):

  • Vitamina K: 26% do valor diário (DV)
  • Folato: 20% do DV
  • Vitamina C: 17% do DV
  • Potássio: 14% do DV
  • Vitamina B5: 14% do DV
  • Vitamina B6: 13% do DV
  • Vitamina E: 10% do DV

Também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

Isso vem com 160 calorias , 2 gramas de proteína e 15 gramas de gorduras saudáveis. Embora contenha 9 gramas de carboidratos, 7 deles são de fibra, então há apenas 2 carboidratos “líquidos”, o que faz dele um carboidrato alimento vegetal.

Abacates não contêm colesterol ou sódio e são pobres em gordura saturada. É por isso que eles são favorecidos por alguns especialistas que acreditam que essas substâncias são prejudiciais, o que é um tema debatido, no entanto.

2. Contêm mais Potássio do que Banana:

O potássio é um nutriente que a maioria das pessoas não recebe o suficiente. Este nutriente ajuda a manter gradientes elétricos nas células do seu corpo e serve várias funções importantes.

Abacates são muito ricos em potássio. Uma porção de 3,5 gramas (100 gramas) embala 14% da dose diária recomendada (RDA), em comparação com 10% em bananas, que são alimentos típicos ricos em potássio.

Vários estudos mostram que a ingestão elevada de potássio está ligada à redução da pressão arterial, que é um importante fator de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal.

3. Rico em Ácidos Graxos Monoinsaturados:

Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído

O abacate é um alimento com alto teor de gordura. De fato, 77% das calorias são de gordura, tornando-se um dos alimentos vegetais mais gordos que existem.

Mas eles não contêm apenas gordura. A maior parte da gordura do abacate é o ácido oleico – um ácido graxo monoinsaturado que também é o principal componente do azeite de oliva e que se acredita ser responsável por alguns de seus benefícios para a saúde.

O ácido oleico tem sido associado à redução da inflamação e tem efeitos benéficos em genes ligados ao câncer. As gorduras do abacate também são bastante resistentes à oxidação induzida pelo calor, tornando o óleo de abacate uma opção saudável e segura para cozinhar.

4. Rico em Fibra:

A fibra é outro nutriente em que os abacates são relativamente ricos. É matéria vegetal indigesta que pode contribuir para a perda de peso, reduzir picos de açúcar no sangue e está fortemente ligada a um menor risco de muitas doenças.

Uma distinção é frequentemente feita entre fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel é conhecida por alimentar as bactérias amigáveis do intestino no seu intestino, que são muito importantes para a função corporal ideal.

Uma porção de 3,5 100 gramas) de abacate embala 7 gramas de fibra, que é 27% da RDA. Cerca de 25% da fibra do abacate é solúvel, enquanto 75% é insolúvel.

5. Baixa os Níveis de Colesterol e Triglicerídeos:

A doença cardíaca é a causa mais comum de morte no mundo. Sabe-se que vários marcadores sanguíneos estão ligados a um risco aumentado. Isso inclui colesterol, triglicerídeos, marcadores inflamatórios, pressão arterial e vários outros.

Oito estudos controlados em pessoas examinaram os efeitos do abacate em alguns desses fatores de risco. Estes estudos mostraram que os abacates podem:

  • Reduz significativamente os níveis de colesterol total.
  • Reduz os triglicéridos no sangue até 20%.
  • Diminui o colesterol LDL em até 22%.
  • Aumenta o colesterol HDL (o “bom”) em até 11%.

Um dos estudos descobriu que incluir esta fruta em uma dieta vegetariana com baixo teor de gordura melhorou significativamente o perfil de colesterol.

Embora os resultados sejam impressionantes, é importante notar que todos os estudos em humanos eram pequenos e de curto prazo, incluindo apenas 13 a 37 pessoas com duração de 1 a 4 semanas.

6. Pessoas que Comem Abacates Tendem a Ser Mais Saudáveis:

Consumidores de abacate podem ser muito mais saudável do que as pessoas que não comem esta fruta. Eles tinham uma ingestão de nutrientes muito maior e tinham metade da probabilidade de ter síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que são um importante fator de risco para doenças cardíacas e diabetes.

As pessoas que comiam abacates regularmente também pesavam menos, tinham um IMC mais baixo e significativamente menos gordura da barriga. Eles também tinham níveis mais elevados de colesterol HDL “bom”.

No entanto, a correlação não implica causalidade, e não há garantia de que os abacates tenham causado a saúde dessas pessoas. Portanto, esse estudo em particular não tem muito peso.

7. Ajuda a Absorver os Nutrientes dos Alimentos Vegetais:

Quando se trata de nutrientes, sua ingestão não é a única coisa que importa. Você também precisa ser capaz de absorver esses nutrientes – mova-os de seu trato digestivo e para o seu corpo, onde eles podem ser usados.

Alguns nutrientes são lipossolúveis, o que significa que eles precisam ser combinados com gordura para serem utilizados. As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis , juntamente com antioxidantes como os carotenoides.

Um estudo mostrou que a adição da fruta ou do óleo de abacate  na salada ou salsa pode aumentar a absorção de antioxidantes 2,6 a 15 vezes.

Portanto, o abacate não só é altamente nutritivo, mas também pode aumentar drasticamente o valor nutricional de outros alimentos vegetais que você está comendo.

Esta é uma excelente razão para sempre incluir uma fonte de gordura saudável quando você come legumes. Sem isso, muitos nutrientes benéficos para as plantas serão desperdiçados.

8. Ajuda a Proteger seus Olhos;

Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios do Abacate que Vão te Deixar de Queixo Caído

Os abacates não só aumentam a absorção de antioxidantes de outros alimentos, como também são ricos em antioxidantes. Isso inclui os carotenoides luteína e zeaxantina, que são extremamente importantes para a saúde dos olhos.

Estudos mostram que eles estão ligados a um risco drasticamente reduzido de catarata e degeneração macular, que são comuns em adultos mais velhos. Portanto, comer abacates deve beneficiar sua saúde ocular a longo prazo.

Abacates são ricos em antioxidantes, incluindo luteína e zeaxantina. Esses nutrientes são muito importantes para a saúde dos olhos e diminuem o risco de degeneração macular e catarata.

9. Ajudar a Prevenir o Câncer:

Há evidências limitadas de que o abacate possa ser benéfico no tratamento e prevenção do câncer. Estudos em tubos de ensaio sugerem que isso pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em linfócitos humanos.

Extrato de abacate também foi mostrado para inibir o crescimento de células de câncer de próstata em laboratório.

No entanto, tenha em mente que esses estudos foram feitos em células isoladas e não necessariamente provam o que pode acontecer dentro das pessoas. A pesquisa baseada em humanos não está disponível.

10. Ajudar a Aliviar os Sintomas da Artrite:

A artrite é um problema comum nos países ocidentais. Existem muitos tipos dessa condição, que são frequentemente problemas crônicos que as pessoas têm para o resto de suas vidas.

Vários estudos sugerem que os extratos de abacate e óleo de soja – chamados de insaponificáveis de abacate e soja – podem reduzir a osteoartrite. Se os próprios abacates têm esse efeito, ainda não se sabe.

11. Ajuda a Emagrecer:

Há algumas evidências de que o abacate é um alimento amigável para perda de peso.

Em um estudo, as pessoas que comeram abacate com uma refeição se sentiram 23% mais satisfeitas e tiveram um desejo 28% menor de comer durante as próximas 5 horas, em comparação com as pessoas que não consumiram essa fruta.

Se isso for verdade a longo prazo, incluir abacates na sua dieta pode ajudá-lo naturalmente a ingerir menos calorias e tornar mais fácil manter hábitos alimentares saudáveis.

Abacates também são ricos em fibras e muito baixos em carboidratos, dois atributos que devem ajudar a promover a perda de peso também, pelo menos no contexto de uma dieta saudável, baseada em alimentos reais.

12. Fácil de Incorporar na sua Dieta:

Os abacates não são apenas saudáveis, são também incrivelmente deliciosos e combinam com muitos tipos de alimentos.

Você pode adicioná-las a saladas e a várias receitas ou simplesmente retirá-las com uma colher e comê-las de maneira simples. Eles têm uma textura cremosa, rica e gordurosa e combinam bem com outros ingredientes.

Uma menção notável é guacamole, que é sem dúvida o uso mais famoso de abacates. Ele inclui abacate, juntamente com ingredientes como sal, alho, limão e alguns outros, dependendo da receita.

Um abacate muitas vezes leva algum tempo para amadurecer e deve sentir-se ligeiramente mole quando maduro. Os nutrientes do abacate podem se oxidar e tornar-se marrom logo depois de queimar, mas a adição de suco de limão deve retardar esse processo.

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AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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