Dicas de Saúde

Os 8 Benefícios do Azeite de Oliva Extra Virgem Para Saúde!

Os Benefícios do Azeite de Oliva Extra Virgem Para Saúde são diversos. Além disso, O azeite de oliva extra virgem possui muitos benefícios para saúde do corpo e de todo organismo. As oliveiras existem há milhares de anos. Com uma longa história que remonta às civilizações antigas, o azeite de oliva extra virgem é considerado até mesmo um dos alimentos bíblicos mais importantes. É um alimento básico da Dieta Mediterrânea e foi incluído nas dietas de algumas das pessoas mais saudáveis e com maior longevidade do mundo por séculos como as que vivem nas zonas azuis. Por quê? Porque os benefícios do azeite de oliva extra virgem são extensos e surpreendentes. O azeite de oliva extra virgem real e de alta qualidade tem compostos anti-inflamatórios, antioxidantes e numerosos macronutrientes saudáveis para o coração bem pesquisados, o que explica o motivo de existirem tantos benefícios do azeite de oliva extra virgem para saúde.

Os Benefícios do azeite extra virgem incluem redução das taxas de inflamação , doenças cardíacas, depressão, demência e obesidade. Mas com tudo isso em mente, infelizmente, nem todo azeite de oliva extra virgem é produzido igualmente nem mesmo todos os tipos “extra virgens” têm os benefícios do azeite de oliva extra virgem. Os azeites são feitos do fruto da oliveira, que é naturalmente rico em ácidos gordos saudáveis. Existem vários tipos de azeite de oliva extra virgem no mercado hoje, incluindo azeite de oliva extra virgem, azeite virgem e azeite de oliva regular – mas uma pesquisa mostra que os benefícios do azeite extra-virgem são mais abundantes do que as outras variedades.

Algo que muitas pessoas não percebem é que é comum que o “azeite de oliva extra virgem” comprado na maioria das grandes mercearias seja misturado ao óleo de canola transgênico e a as ervas para dar sabor. Muitas prateleiras de lojas são forradas com opções falsas de azeite. Um relatório descobriu que até 70% do azeite de oliva extra virgem vendido no mundo é diluído com outros óleos e intensificadores.

Os fabricantes fazem isso para tornar os óleos falsos mais parecidos com o azeite de oliva real, mas, na verdade, são produtos muito inferiores, com menos benefícios para saúde do que os verdadeiros. Na verdade, consumir esse tipo de azeite de oliva modificado pode, na verdade, representar alguns riscos reais à sua saúde, por isso você precisa saber qual tipo é o melhor, a fim de conseguir o máximo de benefícios do azeite de oliva extra virgem para saúde.

Valor Nutricional do Azeite Extra Virgem:

O azeite de oliva extra virgem é composto principalmente de ácidos graxos monoinsaturados, sendo o mais importante o ácido oleico. Sabe-se que o ácido oleico é extremamente saudável para o coração e capaz de combater os danos dos radicais livres (ou estresse oxidativo), que tem inúmeras implicações para a saúde. Isto é especialmente verdadeiro quando comparado com compostos encontrados em óleos vegetais mais refinados, gorduras trans ou gorduras hidrogenadas. As dietas ricas em azeite de oliva extra virgem, incluindo a famosa dieta mediterrânea, estão associadas a “uma menor incidência de aterosclerose, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer”, de acordo com uma ampla revisão de estudos clínicos. O interesse mais recente concentrou-se nos compostos fenólicos biologicamente ativos presentes naturalmente nos azeites virgens.

Os fenólicos do azeite de oliva extra virgem têm efeitos positivos sobre certos parâmetros fisiológicos, incluindo lipoproteínas plasmáticas, dano oxidativo, marcadores inflamatórios, função plaquetária e celular e atividade antimicrobiana. Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem contém:

  • 119 calorias;
  • 14 gramas de gordura (9,8 dos quais é monoinsaturada);
  • Zero açúcar, carboidratos ou proteína;
  • 8 microgramas de vitamina K (10% do VD);
  • 2 miligramas de vitamina E (10% do VD).

Quanto azeite de oliva extra virgem você deve consumir diariamente para beneficiar sua saúde? Embora as recomendações sejam diferentes dependendo das suas necessidades específicas de calorias e dieta, de uma a quatro colheres de sopa pode ser ideal para conseguir esses benefícios. Confira agora Os 8 Benefícios do Azeite Virgem Extra:

Protege a Saúde do Coração:

Estudos descobriram que as dietas ricas em gorduras monoinsaturadas reduzem o colesterol LDL, elevam o colesterol HDL e diminuem os triglicerídeos melhor do que as dietas com baixo teor de gordura e carboidratos. Graças a poderosos antioxidantes conhecidos como polifenóis, o óleo extra virgem é considerado um alimento anti-inflamatório e protetor cardiovascular. Quando o sistema imunológico de alguém essencialmente começa lutando contra seu próprio corpo como resultado de uma dieta pobre, estresse ou outros fatores, são desencadeadas respostas inflamatórias que levam a uma inflamação perigosa e causadora de doenças.

O objetivo da inflamação é nos proteger contra doenças e reparar o corpo quando necessário, mas a inflamação crônica é extremamente prejudicial à saúde arterial e está ligada a doenças cardíacas, doenças autoimunes e muito mais. O azeite de oliva extra virgem ajuda na reversão da inflamação, juntamente com alterações relacionadas à idade e à doença no coração e nos vasos sanguíneos, de acordo com um estudo de 2009. Uma pesquisa mostra que o azeite de oliva extra virgem é benéfico para reduzir a pressão alta porque torna o óxido nítrico mais biodisponível, o que mantém as artérias dilatadas e claras.

Os efeitos protetores de uma dieta mediterrânea rica em ácido alfa-linolénico (ALA) de azeite têm sido demonstrados em vários estudos, com algumas constatações de que este tipo de dieta mais elevada em teor de gordura é capaz de diminuir o risco de morte cardíaca em 30% e morte súbita cardíaca em 45%!

azeite extra virgemAjuda no Combate ao Câncer:

De acordo com um estudo de 2004, as azeitonas e o azeite de oliva extra virgem contêm antioxidantes em abundância. Eles são alguns dos melhores alimentos ricos em antioxidantes. Azeitonas (especialmente aquelas que não foram submetidas a processos de altas temperaturas) contêm acteosídeos, hidroxitirosol, tirosol e ácidos fenilpropiônicos. Tanto a azeitona como o azeite de oliva extra virgem contêm quantidades substanciais de outros compostos considerados agentes anticancerígenos (por exemplo, esqualeno e terpenóides), bem como o ácido oleico lipídico resistente à peroxidação. Os pesquisadores consideram que é provável que o consumo elevado de azeite de oliva extra virgem no sul da Europa represente uma contribuição importante para os efeitos benéficos da prevenção do câncer na dieta mediterrânica.

Ajuda na Perda de Peso:

Comer muitas gorduras saudáveis é um elemento-chave no controle do excesso de insulina, um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue, nos faz ganhar peso, apesar de reduzirmos as calorias e nos exercitarmos cada vez mais. As gorduras são saciantes e ajudam na redução da fome, os desejos e os excessos. Este é um dos motivos pelas quais numerosos estudos descobriram que dietas com baixo teor de gordura não resultam em perda de peso ou manutenção de peso tão fácil ou frequentemente quanto dietas balanceadas e com alto teor de gordura.

Depois de revisar cinco estudos, incluindo um total de 447 indivíduos, pesquisadores do Hospital Universitário de Basileia, na Suíça, descobriram que os indivíduos com dietas com alto teor de gordura e pouco carboidrato perderam mais peso do que os indivíduos randomizados para dietas com pouca gordura . Não houve diferenças nos níveis pressóricos entre os dois grupos, mas os valores de triglicérides e colesterol de lipoproteína de alta densidade mudaram mais favoravelmente em pessoas que escolheram dietas com maior teor de gordura .

Porque dietas com grandes quantidades de gorduras saudáveis são mais satisfatórias, as pessoas são muito mais propensas a ficar com elas. Um estudo de 2002 descobriu que uma dieta enriquecida com azeite de oliva extra virgem trouxe uma maior perda de peso do que uma dieta com baixo teor de gordura em uma comparação de oito semanas. Após oito semanas, os participantes também escolheram uma dieta enriquecida com azeite de oliva extra virgem durante pelo menos seis meses do período de acompanhamento.

 Auxilia na Saúde do Cérebro:

O cérebro é composto em grande parte por ácidos graxos, e exige um nível moderadamente alto para realizar tarefas, regular nosso humor e pensar com clareza. Como outras fontes de gorduras saudáveis, o azeite de oliva extra virgem é considerado um alimento para o cérebro que melhora o foco e a memória. O azeite de oliva extra virgem pode combater o declínio cognitivo relacionado à idade, pois faz parte da dieta mediterrânea e oferece ácidos graxos monoinsaturados associados à manutenção da saúde cerebral.

Combate Transtornos do Humor e Depressão:

Gorduras saudáveis, incluindo azeite de oliva extra virgem, têm efeito anti-inflamatório e balanceador de hormônios que podem prevenir a disfunção dos neurotransmissores. Dietas com baixo teor de gordura são frequentemente associadas a taxas mais altas de depressão e ansiedade. Transtornos de humor ou cognitivos podem ocorrer quando o cérebro não recebe uma quantidade suficiente de “hormônios da felicidade” como serotonina ou dopamina, importantes mensageiros químicos que são necessários para a regulação do humor, para conseguir um bom sono e processamento de pensamentos.

Um estudo de 2011 realizado pela Universidade de Las Palmas, na Espanha, descobriu que o consumo de gordura monoinsaturada e poli-insaturada teve uma relação inversa com o risco de depressão . Ao mesmo tempo, o consumo de gordura trans e o risco de depressão tinham uma relação linear, mostrando que o maior consumo de gordura trans e os PUFA e MUFA mais baixos aumentariam as chances de combater os transtornos do humor e tratar a depressão .

Retarda o Envelhecimento Precoce:

Uma dieta antienvelhecimento deve ter muitas gorduras saudáveis. Azeite de oliva extra virgem é um ótimo exemplo. Ele contém um tipo de antioxidante chamado secoiridóides, que ajuda na ativação das assinaturas gênicas que contribuem para o antienvelhecimento e a redução do estresse celular. Os secoiridóides no azeite de oliva extra virgem também podem suprimir a expressão gênica relacionada ao efeito Warburg, um processo relacionado à formação do câncer , e ajuda na prevenção de “mudanças relacionadas à idade” nas células da pele.

Basta lembrar que o azeite de oliva extra virgem não deve ser cozido em fogo alto, ou pode ter o efeito oposto. Cozinhar com azeite de oliva extra virgem produz produtos finais de glicação avançada (AGEs), que contribuem para “o declínio funcional multissistêmico que ocorre com o envelhecimento”.

Diminuir o Risco de Diabetes:

Os ácidos graxos influenciam o metabolismo da glicose, alterando a função da membrana celular, atividade enzimática, sinalização de insulina e expressão gênica. Evidências sugerem que o consumo de gorduras poli-insaturadas e/ou monoinsaturadas (o tipo encontrado no azeite de oliva) tem efeitos benéficos sobre a sensibilidade à insulina e é provável que reduza o risco de diabetes tipo 2.

Enquanto os carboidratos elevam o açúcar no sangue fornecendo glicose, as gorduras ajudam na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e na regulagem da insulina. Mesmo quando consumimos algo rico em açúcar ou carboidratos, adicionar azeite de oliva extra virgem à refeição pode retardar o impacto na corrente sanguínea. O consumo de azeite também é uma ótima maneira de se sentir mais satisfeito após as refeições, o que pode prevenir o desejo de açúcar e o consumo excessivo, o que pode levar a complicações do diabetes.

Previne o Câncer de Mama:

Um estudo realizado na Itália em 1995 descobriu que, em 2.564 casos de câncer de mama, o maior consumo de azeite de oliva extra virgem estava correlacionado com um risco menor de desenvolver a doença. Embora não haja motivos muito claro para isso, muitas vezes há uma interação presumida entre gorduras saudáveis e função hormonal, o que poderia ser uma explicação possível.

Existem algumas classificações principais para o azeite de oliva extra virgem que determinam como foi colhido e fabricado. É provável que encontre esses tipos quando fizer compras: O azeite de oliva extra virgem é produzido por prensagem a frio e não usa produtos químicos para refinamento. Também evite processos de fabricação com alto calor que podem destruir os delicados ácidos graxos e nutrientes do óleo. O azeite virgem vem de uma segunda prensagem depois da criação do extra virgem. Também pode ser derivado de azeitonas mais maduras. Enquanto o extra virgem é o tipo preferido, isso ainda é considerado de boa qualidade.

Precauções ao Usar o Azeite de Oliva Extra Virgem:

As maiores barreiras para desfrutar deste óleo saudavelmente é encontrar o tipo certo, armazená-lo corretamente e usá-lo da maneira correta em receitas. Apenas lembre-se de que vale a pena comprar um produto de alta qualidade, considerando o quão benéfico pode ser para você. Também não se esqueça de armazená-lo adequadamente, use dentro de alguns meses após a abertura e evite cozinhar. Há pelo menos um relato de que o uso tópico de azeite de oliva extra virgem pode secar a pele. Algumas pessoas utilizam como óleo juntamente om óleos essenciais, portanto, caso faça isso, tente não aplicá-lo no mesmo local em dias consecutivos. Não use em crianças ou pele infantil.

Outros Benefícios do Azeite de Oliva Extra Virgem:

Para obter o máximo de benefícios das gorduras saudáveis de sua dieta, gire outras fontes de gorduras saudáveis para o azeite de oliva extra virgem, incluindo óleo de coco, ghee, produtos de origem animal alimentados com capim, nozes e sementes, óleo de palma e peixes selvagens. Os principais benefícios do azeite de oliva extra virgem:

  • Protege a saúde do coração;
  • Ajuda no combate ao câncer;
  • Ajuda na perda de peso e previne a obesidade;
  • Suporta a saúde do cérebro;
  • Combate distúrbios de humor e depressão;
  • Retarda o envelhecimento naturalmente;
  • Pode diminuir o risco de diabetes;
  • Está associado com risco de câncer de mama reduzido.

Há algumas coisas que devem ser notados sobre o uso de azeite de oliva extra virgem. Primeiro, compre óleo em um frasco de vidro de cor escura, rotulado como azeite de oliva extra virgem (prensado a frio) da Itália para conseguir todos os melhores benefícios do azeite. Opções baratas, óleos engarrafados em embalagem de plástico e qualquer coisa em um frasco transparente são mais propensos a ser recheados com compostos, como outros óleos rançosos, e podem ser mais propensos a ficarem rançosos mais rapidamente e neutralizar os benefícios do azeite de oliva extra virgem.

Em segundo lugar, você não deve usar azeite de oliva extra virgem em cozimento de alta temperatura, pois cria produtos finais de glicação avançada que podem acelerar o processo de envelhecimento. Em vez disso, opte por óleo de coco ou outras opções saudáveis para cozimento, e use azeite de oliva em saladas e depois saboreie, a fim de conseguir todos os maravilhosos benefícios do azeite.

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