Como Evitar a Deficiência de Potássio!

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Como Evitar a Deficiência de Potássio!     

Como Evitar a Deficiência de Potássio
Potassio

O potássio é fundamental para as funções do seu corpo, e sem ele você pode ter sérios problemas de saúde. Seu corpo precisa de potássio para quebrar e usar carboidratos e proteínas. Também é usado para construir músculos.

Um adulto saudável precisa de 4,7 gramas de potássio por dia.

A baixa quantidade de potássio é chamada hipocalemia. Os sintomas incluem fadiga muscular grave, sensação de fraqueza e cãibras musculares. Caso esteja tomando um medicamento diurético que faz com que seu corpo perca muito potássio e tenha algum desses sintomas, você deve ligar para seu médico imediatamente.

O potássio afeta a função de todos os músculos, principalmente os músculos do coração. Isso significa que o baixo nível de potássio pode causar arritmia cardíaca ou ataque, especialmente naqueles que já têm problemas cardíacos.

Quando a carência do potássio é leve, pode ser tratada com suplementos, mas converse com seu médico antes de tomá-los. Os suplementos não interagem bem com alguns medicamentos, além disso, talvez seu problema de carência de potássio possa ser resolvido com uma simples mudança nos seus hábitos alimentares.

Como Melhorar os Níveis de Potássio: 

Felizmente, o potássio é encontrado em muitos alimentos que podem ser comidos todos os dias!

Frutas:   

As bananas contêm uma dose saudável de potássio, e algumas dizem que as bananas podem ajudar a evitar cãibras musculares. Aumente seu consumo de banana com um smoothie ou um delicioso pão de banana. As laranjas são outra boa fonte, assim como mangas, kiwis, damascos, tâmaras e abacate.

Legumes:

Os legumes que são ricos em betacaroteno também tendem a conter muito potássio, como cenoura, batata-doce e pimentão vermelho. Nesse caso, é uma desculpa perfeita para experimentar uma receita de sopa de batata-doce e pimentão vermelho.

Peixe: 

O mar é outra grande fonte de potássio. As sardinhas contêm uma grande quantidade, com 365 mg por lata. O salmão também é uma ótima fonte de potássio; um filete contém cerca de 1,94 gramas. Uma boa opção para incluir esses alimentos em sua alimentação é por meio de uma receita, na qual o peixe saudável para o coração é cozinhado, de modo a ficar com uma baixo teor de gordura, mas com o sabor preservado. Sirva com uma salada de tomate e pimenta vermelha para uma refeição leve e colorida.

Carne:   

Bife grelhado pode ser uma forma saudável de conseguir uma quantidade de potássio suficiente, especialmente quando combinado com tomates, folhas verdes e amendoim.

Considerações Finais: 

A conclusão é que o potássio é essencial para uma boa saúde, e é muito fácil conseguir uma quantidade suficiente com uma dieta saudável. O início repentino de sintomas de deficiência de potássio deve preocupá-lo, especialmente se estiver usando certos diuréticos ou tiver perdido líquidos por vômito ou diarreia. Caso tenha sintomas persistentes de baixo teor de potássio, consulte o seu médico para um exame de sangue e recomendações de tratamentos.

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