8 Sinais de Deficiência de Vitamina D no Organismo!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

8 Sinais de Deficiência de Vitamina D no Organismo!
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Sinais de Deficiência de Vitamina D no Organismo que todos devem ficar atentos. Além disso, a vitamina D é uma vitamina extremamente importante que tem efeitos poderosos em vários sistemas em todo o corpo. Ao contrário de outras vitaminas, a vitamina D funciona como um hormônio, e cada célula do seu corpo tem um receptor para isso.

8 Sinais de Deficiência de Vitamina D no Organismo
8 Sinais de Deficiência de Vitamina D no Organismo

Seu corpo o faz de colesterol quando sua pele é exposta à luz solar. Ele também é encontrado em certos alimentos, como peixes gordurosos e produtos lácteos fortificados, embora seja muito difícil obter o suficiente da dieta sozinho.

A dose diária recomendada (RDI) é geralmente em torno de 400-800 UI, mas muitos especialistas dizem que você deve obter ainda mais do que isso.

A deficiência de vitamina D no organismo é muito comum. Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo tenham baixos níveis de vitamina no sangue. Aqui estão 7 fatores de risco comuns para a deficiência de vitamina D:

  • Ter pele escura.
  • Ser idoso
  • Estar com sobrepeso ou obeso.
  • Não comer muito peixe ou laticínios.
  • Viver longe do equador, onde há pouco sol o ano todo.
  • Sempre usando protetor solar quando sair.
  • Ficar dentro de casa.

As pessoas que vivem perto do equador e têm exposição solar frequente têm menos probabilidades de serem deficientes, uma vez que a pele produz vitamina D suficiente para satisfazer as necessidades dos seus corpos.

A maioria das pessoas não percebe que elas são deficientes, pois os sintomas geralmente são sutis. Você pode não reconhecê-las facilmente, mesmo que elas tenham um efeito negativo significativo na sua qualidade de vida. Agora, veja os 8 Sinais de Deficiência de Vitamina D no Organismo:

1. Ficar Doente ou Infectado, Muitas Vezes:

Um dos papéis mais importantes da vitamina D é manter seu sistema imunológico forte para que você seja capaz de combater vírus e bactérias que causam doenças.

Interage diretamente com as células responsáveis pelo combate à infecção. Se você costuma ficar doente, especialmente com resfriados ou gripe, baixos níveis de vitamina D podem ser um fator contribuinte.

Vários grandes estudos observacionais mostraram uma ligação entre uma deficiência e infecções do trato respiratório como resfriados, bronquite e pneumonia.

Uma série de estudos descobriu que tomar suplementos de vitamina D em uma dose de até 4.000 UI por dia pode reduzir o risco de infecções do trato respiratório.

Em um estudo em pessoas com DPOC, apenas aqueles com deficiência de vitamina D grave tiveram um benefício significativo após tomar um suplemento de alta dose por um ano.

2. Fadiga e Cansaço:

Sentir-se cansado pode ter muitas causas e a deficiência de vitamina D no organismo pode ser uma delas. Infelizmente, é frequentemente ignorado como uma causa potencial.

Estudos de casos mostraram que níveis sanguíneos muito baixos podem causar fadiga que tem um efeito negativo severo na qualidade de vida.

Em um caso, uma mulher que se queixou de fadiga crônica diurna e dores de cabeça foi encontrada para ter um nível de vitamina D no sangue de apenas 5,9 ng / ml. Isto é extremamente baixo, pois qualquer coisa abaixo de 20 ng / ml é considerada deficiente.

Quando a mulher tomava um suplemento de vitamina D, seu nível aumentava para 39 ng / ml e seus sintomas eram resolvidos. No entanto, mesmo os níveis sanguíneos que não são extremamente baixos podem ter um impacto negativo nos seus níveis de energia.

Um grande estudo observacional analisou a relação entre a vitamina D e a fadiga em mulheres jovens. O estudo descobriu que mulheres com níveis sanguíneos inferiores a 20 ng / ml ou 21-29 ng / ml tinham maior probabilidade de queixar-se de fadiga do que aquelas com níveis sanguíneos acima de 30 ng / ml.

Outro estudo observacional em enfermeiras encontrou uma forte conexão entre baixos níveis de vitamina D e fadiga autorreferida. Além disso, os pesquisadores descobriram que 89% dos enfermeiros eram deficientes.

Para mais informações sobre como reduzir a fadiga, considere ler sobre as 11 melhores vitaminas e suplementos para aumentar a energia.

3. Dor nas Costas:

A vitamina D ajuda a manter a saúde óssea de várias maneiras. Por um lado, melhora a absorção de cálcio do seu corpo. Dor óssea e dor lombar podem ser sinais de deficiência de vitamina D no organismo.

Grandes estudos observacionais encontraram uma relação entre uma deficiência e dor lombar crônica. Um estudo examinou a associação entre os níveis de vitamina D e dor nas costas em mais de 9.000 mulheres idosas.

Os pesquisadores descobriram que aqueles com deficiência de vitamina D no organismo tinham maior probabilidade de ter dor nas costas, incluindo dores nas costas que limitavam suas atividades diárias.

Em um estudo controlado, pessoas com deficiência de vitamina D tiveram quase o dobro de probabilidade de sentir dor óssea em suas pernas, costelas ou articulações em comparação com aquelas com níveis sanguíneos normais.

4. Depressão:

Um humor deprimido também pode ser um dos sinais de deficiência de vitamina D. Em estudos de revisão, pesquisadores associaram a deficiência de vitamina D à depressão, particularmente em adultos mais velhos.

Em uma análise, 65% dos estudos observacionais encontraram uma relação entre baixos níveis sanguíneos e depressão. Por outro lado, a maioria dos estudos controlados, que possuem maior peso científico do que os estudos observacionais, não mostrou relação entre os dois.

No entanto, os pesquisadores que analisaram os estudos observaram que as dosagens de vitamina D em estudos controlados eram frequentemente muito baixas.

Além disso, eles observaram que alguns dos estudos podem não ter durado o suficiente para ver o efeito de tomar suplementos de humor.

Alguns estudos controlados mostraram que dar vitamina D a pessoas que são deficientes ajuda a melhorar a depressão, incluindo a depressão sazonal que ocorre durante os meses mais frios.

5. Cicatrização de Feridas Prejudicadas:

A cicatrização lenta de feridas após uma cirurgia ou lesão pode ser um dos sinais de deficiência de vitamina D. Os resultados de um estudo em tubo de ensaio sugerem que a vitamina aumenta a produção de compostos que são cruciais para formar uma nova pele como parte do processo de cicatrização de feridas.

Um estudo sobre pessoas que fizeram cirurgias dentárias descobriu que certos aspectos da cura estavam comprometidos pela deficiência de vitamina D. Também foi sugerido que o papel da vitamina D no controle da inflamação e no combate às infecções é importante para a cura adequada.

Uma análise analisou pacientes com infecções do pé diabético. Verificou-se que aqueles com deficiência de vitamina D grave eram mais propensos a ter níveis mais elevados de marcadores inflamatórios que podem comprometer a cicatrização.

Infelizmente, há muito pouca pesquisa sobre os efeitos dos suplementos de vitamina D na cicatrização de feridas em pessoas com deficiência neste momento.

No entanto, um estudo descobriu que, quando os pacientes com deficiência de vitamina D com úlceras de perna foram tratados com a vitamina, o tamanho da úlcera diminuiu em 28%, em média.

6. Perda Óssea:

A vitamina D desempenha um papel crucial na absorção de cálcio e no metabolismo ósseo. Muitas pessoas idosas que são diagnosticadas com perda óssea acreditam que precisam tomar mais cálcio. No entanto, eles podem ser deficientes em vitamina d também.

A baixa densidade mineral óssea é uma indicação de que seus ossos perderam cálcio e outros minerais. Isso coloca adultos mais velhos, especialmente mulheres, em um risco aumentado de fraturas.

Em um grande estudo observacional em mais de 1.100 mulheres de meia-idade na menopausa ou pós-menopausa, os pesquisadores descobriram uma forte ligação entre baixos níveis de vitamina D e baixa densidade mineral óssea.

No entanto, um estudo controlado descobriu que mulheres com deficiência de vitamina D não tiveram melhora na densidade mineral óssea quando tomaram suplementos com altas doses, mesmo que seus níveis sanguíneos tenham melhorado.

Independentemente desses achados, o consumo adequado de vitamina D e a manutenção dos níveis sanguíneos dentro da faixa ideal podem ser uma boa estratégia para proteger a massa óssea e reduzir o risco de fraturas.

7. Perda De Cabelo:

deficiência de vitamina D
deficiência de vitamina D

A perda de cabelo é frequentemente atribuída ao estresse, o que certamente é uma causa comum. No entanto, quando a perda de cabelo é grave, pode ser o resultado de uma doença ou deficiência de nutrientes .

A perda de cabelo nas mulheres tem sido associada a baixos níveis de vitamina D, embora haja pouca pesquisa sobre isso até o momento. Alopecia areata é uma doença auto-imune caracterizada por perda de cabelo grave da cabeça e outras partes do corpo. Está associada ao raquitismo, que é uma doença que provoca ossos moles em crianças devido à deficiência de vitamina D.

Baixos níveis de vitamina D estão ligados à alopecia areata e podem ser um fator de risco para o desenvolvimento da doença.

Um estudo em pessoas com alopecia areata mostrou que níveis mais baixos de vitamina D no sangue tendem a estar associados a uma queda de cabelo mais severa .

Em um estudo de caso, a aplicação tópica de uma forma sintética da vitamina foi encontrada para tratar com sucesso a perda de cabelo em um menino com um defeito no receptor da vitamina D.

8. Dor Muscular:

As causas da dor muscular são muitas vezes difíceis de identificar. Existem algumas evidências de que a deficiência de vitamina D pode ser uma causa potencial de dor muscular em crianças e adultos.

Em um estudo, 71% das pessoas com dor crônica mostraram-se deficientes. O receptor da vitamina D está presente nas células nervosas chamadas nociceptores, que sentem a dor.

Um estudo em ratos mostrou que uma deficiência levou à dor e sensibilidade devido à estimulação de nociceptores nos músculos. Alguns estudos descobriram que o uso de suplementos com altas doses de vitamina D pode reduzir vários tipos de dor em pessoas com deficiência.

Um estudo em 120 crianças com deficiência de vitamina D que apresentaram dores de crescimento descobriu que uma dose única da vitamina reduziu os escores de dor em uma média de 57%.

Mais Informações:

A deficiência de vitamina D é incrivelmente comum e a maioria das pessoas não tem consciência disso. Isso ocorre porque os sintomas geralmente são sutis e não específicos, o que significa que é difícil saber se eles são causados por baixos níveis de vitamina D ou qualquer outra coisa.

Se você acha que pode ter uma deficiência, é importante que você fale com o seu médico e obtenha os seus níveis sanguíneos medidos.

Felizmente, uma deficiência de vitamina D é geralmente fácil de corrigir. Você pode aumentar sua exposição ao sol, comer mais alimentos ricos em vitamina D , como peixes gordurosos ou produtos lácteos fortificados, ou simplesmente tomar um suplemento.

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AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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