Legumes e Vegetais

Repolho roxo auxilia na perda de peso, fortalece os ossos: veja os 3 benefícios

Por Alan Costa, em 18/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
repolho roxo

O consumo de repolho roxo ajuda a prevenir o envelhecimento imaturo, reduz as chances de câncer, fortalece nosso sistema imunológico e até ajuda a perder peso.

Além disso, a ingestão ajuda a melhorar a saúde da pele e dos olhos, torna os ossos mais fortes, elimina substâncias tóxicas do corpo, previne diabetes e também cuida do seu coração.

Incluindo-o em sua dieta pode ajudar a tratar úlceras e atrasa o aparecimento da doença de Alzheimer.

repolho roxo

O que é o repolho roxo?

O repolho roxo ou kraut vermelho e é um membro da família Brassicaceae. Assim como o repolho verde, ele é redondo, e envolto em folhas de cera bem enroladas, mas é distinguido pela cor, sabor e textura.

Pode ser comido cru e cozido e forma uma parte deliciosa das cozinhas de diferentes países. As principais características deste vegetal são a sua cor vermelha e sabor amargo e apimentado.

Para que serve o repolho roxo:

Pode ser consumido de várias maneiras, porém contém um maior teor nutrientes quando é consumido cru, e seus benefícios nutricionais começam a diminuir quando o vegetal é aquecido. Em alguns países os repolhos roxos são muitas vezes vendidos em conserva crus e transformados em chucrute.

Este vegetal é uma parte pertinente da culinária de muitos países e pode ser saboreado com carne grelhada, azeite, manteiga, ovos e queijos e até mesmo abacates e pimentões. É frequentemente usado como um indicador de pH, pois muda sua cor de acordo com o material em que é misturado.

Valor nutricional do repolho roxo: 

Valor nutricional do repolho por 100 gramas:

benefícios do repolho roxo

Benefícios do repolho roxo para saúde:

1. Rico em vitamina K:

O repolho roxo também é carregado com vitamina K, 28 gramas de repolho cru fornece ao seu corpo cerca de 13% do valor diário.

A vitamina K é mais conhecida por seu papel na coagulação sanguínea, mas pesquisas emergentes sugerem que ela também pode ser uma das melhores vitaminas para a saúde cardiovascular e óssea: a vitamina K ajuda a direcionar o cálcio para o osso, reduzindo o risco de acumulação de cálcio nos vasos sanguíneos.

2. Contém mais glucosinolatos:

No caso do repolho, alguns de seus potenciais efeitos de combate ao câncer podem ser atribuídos às antocianinas que ele contém.

No entanto, também acredita que os glucosinolatos proporcionam benefícios significativos. Os glucosinolatos, presentes em quase todos os vegetais de Brassica, demonstraram destruir substâncias carcinogênicas e impedir a proliferação de células cancerígenas.

3. Fonte de Vitamina C:

O repolho roxo cru contém ainda mais vitamina C do que as laranjas frescas! 28 gramas de repolho cru contém 27% do valor diário (VD) de vitamina C, enquanto uma porção igual de laranja contém 25% da DV desse nutriente importante.

A Vitamina C é talvez mais conhecida por suas propriedades de reforço imunológico, mas você sabia que ela também pode ajudar a manter a pele, os ossos e os dentes saudáveis.

Acredita-se que a maioria dos benefícios para a saúde associados ao consumo de alimentos ricos em Vitamina C, como o repolho, esteja ligada às atividades antioxidantes da Vitamina C e sua capacidade de estimular a síntese de colágeno.

Receita de suco de repolho roxo:

Obtenha os benefícios enquanto aprecia a aparência e o sabor desta receita de suco, que certamente fará você se sentir limpo de dentro para fora.

suco de repolho roxo

Ingredientes: 

– 2 xícaras de repolho roxo;
– 3 talos de aipo;
– 1/2 limão pequeno (casca e tudo se for orgânico);
– 2 xícaras de pera.

Modo de preparo: 

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe, se desejar, e sirva-se em seguida.

É um ótimo limpador, e agente de cura para o trato digestivo.

Malefícios:

O repolho roxo deve ser evitado por mulheres grávidas e lactantes, pois seus efeitos não são bem conhecidos em tais casos. As crianças podem desenvolver cólicas se as mães consomem desse vegetal.

O hipotireoidismo é uma condição que se desenvolve quando a glândula tireoide apresenta um desempenho inferior.

Além disso, esta condição pode se deteriorar se a pessoa que sofre de tal condição consome as pessoas diabéticas devem verificar seu consumo deste vegetal, uma vez que afeta o nível de açúcar no sangue em diabéticos.

Sair da versão mobile