Dicas de Saúde

10 benefícios do figo para saúde!

beneficios do figo

O figo é um alimento muito saudável; não só a sua fruta é deliciosa e tem várias propriedades medicinais, mas as suas folhas também são muito valiosas para o nosso corpo. Além disso, as propriedades fundamentais estão no seu alto teor de vitaminas, cálcio, fósforo, ferro, potássio, cloro e sódio.

beneficios do figo
benefícios do figo

Benefícios do figo para saúde:

1. Repõe a insulina no sangue:

As folhas de figueira contêm quantidades elevadas de insulina natural, pelo que o seu consumo reduz a necessidade de injetar essa substância. Além disso, é um excelente remédio natural para as pessoas que sofrem de diabetes.

2. Reduz os triglicerídeos:

As folhas de figueira reduzem os níveis de triglicerídeos no organismo, por isso devem ser consumidas regularmente, o que evita ataques cardíacos e obesidade.

3. Auxilia na redução do colesterol:

A figueira contém pectina, uma fibra solúvel que passa pelo sistema digestivo e extrai glóbulos de colesterol do corpo.

4. Combate úlcera:

Um bom remédio contra a úlcera é mastigar as folhas de figueira e engolir o suco resultante.

5. Previne a constipação:

Cada 3 porções de figo há 5 g de fibra, que favorece os processos digestivos, previne a constipação e serve para tratar distúrbios intestinais.

Portanto, é recomendado para pessoas obesas ou que desejam reduzir o peso corporal, pois acelera o ritmo digestivo do nosso corpo. É também um laxante natural usado para combater a constipação.

6. Trata bronquite:

Com as folhas é preparado um chá que é um remédio caseiro ideal para tratar bronquite, asma e outras doenças do trato respiratório.

7. Controla a pressão arterial:

O figo é uma fonte importante de potássio, um mineral eficaz para reduzir e controlar a pressão sanguínea; por isso, recomenda-se comer essa fruta regularmente para pessoas que sofrem de hipertensão.

8. Previne doenças coronárias:

O figo seco tem fenol, ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos reduzindo o risco de doença coronariana.

9. Prevenção da hipertensão:

Os figosão ricos em potássio e baixo teor de sódio. Além disso, o sódio aumenta a pressão sanguínea e o potássio a reduz, portanto, ajuda a evitar a hipertensão.

10. Propriedades antioxidantes:

Estudos mostraram que os figo possuem propriedades antioxidantes. Você deve consumir dois  secos médios diariamente para produzir um aumento significativo desses compostos no corpo.

11. Densidade óssea:

Os figos são também uma importante fonte de cálcio para o corpo, por isso favorecem a densidade óssea. Além disso, eles também impedem a perda de cálcio através da urina, o que impede o enfraquecimento dos ossos.

Portanto, para essa propriedade, eles se tornam um alimento ideal para aquelas mulheres que estão na idade da menopausa, um estágio que pode afetar muito os ossos.

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

2 comentários

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  • […] fibras. Para melhorar a digestão, coma um lanche entre as refeições, é aconselhável adicionar figos, tâmaras, passas, damascos ou outras frutas secas à […]

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