8 Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

8 Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído. Além disso, o Grão de bico, também conhecido como gravanço, ervanço, chícharo, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, fazem parte da família das leguminosas. Embora tenham se tornado mais populares recentemente, o grão-de-bico é cultivado nos países do Oriente Médio há milhares de anos. Seu sabor de nozes e textura granulada combinam bem com vários outros alimentos e ingredientes.

Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído

Como uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão de bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle de peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas e é um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas. Agora veja 8 Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído:

1. Rico em Nutrientes:

Grão de bico tem um perfil nutricional impressionante. Eles contêm uma quantidade moderada de calorias, fornecendo 46 calorias por porção de 1 grama (28 gramas).

Aproximadamente 67% dessas calorias são provenientes de carboidratos, enquanto o restante provém de proteínas e uma pequena quantidade de gordura.

Grão de bico também fornecem uma variedade de vitaminas e minerais, bem como uma quantidade razoável de fibras e proteínas.

Uma porção de 1 onça (28 gramas) fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 46
  • Carboidratos: 31 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Proteína: 3 gramas
  • Folato: 12% do IDR
  • Ferro: 4% do IDR
  • Fósforo: 5% do IDR
  • Cobre: 5% do IDR
  • Manganês: 14% do IDR

2. Ajudar a Manter Seu Apetite Sob Controle:

A proteína e a fibra do grão de bico podem ajudar a manter seu apetite sob controle. As proteínas e fibras trabalham sinergicamente para retardar a digestão, o que ajuda a promover a plenitude. Além disso, a proteína pode aumentar os níveis de hormônios redutores do apetite no organismo.

De fato, os efeitos de preenchimento da proteína e da fibra no Ferro podem reduzir automaticamente sua ingestão de calorias ao longo do dia e nas refeições. Um estudo comparou o consumo de apetite e calorias entre 12 mulheres que consumiram duas refeições separadas.

Antes de uma das refeições, eles comeram uma xícara (200 gramas) de grão-de-bico e, antes da outra, comeram duas fatias de pão branco.

As mulheres experimentaram uma redução significativa no consumo de apetite e calorias após a refeição de grão de bico, em comparação com a farinha de pão branco.

Outro estudo descobriu que indivíduos que ingeriram uma média de 104 gramas de grão de bico diariamente por 12 semanas relataram sentir-se mais cheios e comer menos junk food, em comparação a quando não comeram.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar o papel que o grão de bico pode ter no controle do apetite. No entanto, eles certamente valem a pena adicionar à sua dieta se você quiser experimentar seus efeitos promotores da plenitude.

3. Rico em Proteína à Base de Plantas:

Ele é uma ótima fonte de proteína à base de plantas, tornando-se uma escolha alimentar adequada para aqueles que não comem produtos de origem animal. Uma dose de 28 gramas fornece cerca de 3 gramas de proteína, o que é comparável ao conteúdo de proteína em alimentos similares, como feijão preto e lentilhas.

A sua proteína pode ajudar a promover a plenitude e manter seu apetite sob controle. A proteína também é conhecida por seu papel no controle de peso, na saúde óssea e na manutenção da força muscular.

Alguns estudos sugeriram que a qualidade da proteína no grão de bico é melhor que a de outros tipos de leguminosas. Isso porque ele contém quase todos os aminoácidos essenciais, exceto a metionina.

Por esse motivo, eles não são uma fonte completa de proteína. Para ter certeza de obter todos os aminoácidos da sua dieta, é importante associar o grão de bico a outra fonte de proteína, como grãos integrais, para compensar o déficit.

4. Ajuda a Controlar o Peso:

Grão de bico tem várias propriedades que podem ajudar você a controlar seu peso. Primeiro, ele tem uma densidade calórica bastante baixa. Isso significa que eles fornecem poucas calorias em relação à quantidade de nutrientes que contêm.

As pessoas que comem muitos alimentos de baixa caloria têm maior probabilidade de perder peso e mantê-lo do que aquelas que consomem muitos alimentos altamente calóricos.

Além disso, a proteína e a fibra podem promover o controle do peso devido a seus efeitos de diminuição do apetite e potencial para ajudar a reduzir a ingestão de calorias nas refeições.

Em um estudo, aqueles que comiam grão de bico regularmente tinham 53% menos chances de serem obesos e tinham um índice de massa corporal e circunferência de peso mais baixos, em comparação com aqueles que não comiam.

Além disso, outra meta-análise descobriu que aqueles que comiam pelo menos uma porção de leguminosas, como grão de bico, perdiam 25% a mais de peso do que aqueles que não comiam leguminosas.

Embora esses resultados sejam promissores, mais estudos em humanos são necessários para estabelecer os efeitos que ele tem no controle de peso. Independentemente disso, eles são um alimento incrivelmente saudável para incluir em sua dieta.

5. Suporte ao Controle de Açúcar no Sangue:

Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído

Grão de bico tem várias propriedades que podem ajudar a gerenciar seus níveis de açúcar no sangue. Primeiro, eles têm um índice glicêmico razoavelmente baixo (IG), que é um indicador da rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de um alimento. Dietas incluindo muitos alimentos com baixo IG mostraram promover o controle do açúcar no sangue.

Segundo, ele é uma boa fonte de fibras e proteínas, ambas conhecidas por seu papel na regulação do açúcar no sangue.

Isso ocorre porque a fibra retarda a absorção de carboidratos, o que promove um aumento constante nos níveis de açúcar no sangue, em vez de um pico. Além disso, comer alimentos ricos em proteínas pode ajudar a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2.

Em um estudo, 19 pessoas que comeram uma refeição que continha 200 gramas de grão de bico tiveram uma redução de 21% nos níveis de açúcar no sangue, comparado a quando comeram uma refeição que continha cereais integrais ou pão branco.

Outro estudo de 12 semanas descobriu que 45 indivíduos que comeram 728 gramas dessa leguminosa por semana tiveram uma notável redução em seus níveis de insulina em jejum, o que é um fator importante no controle do açúcar no sangue.

Além disso, vários estudos associaram o consumo de grão de bico ao risco reduzido de várias doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas. Esses efeitos são frequentemente atribuídos a seus efeitos redutores de açúcar no sangue.

6. Auxilia a Digestão:

O grão de bico é cheio de fibra, que tem vários benefícios comprovados para a saúde digestiva. A sua fibra é principalmente solúvel, o que significa que se mistura com água e forma uma substância semelhante a gel no trato digestivo.

Fibra solúvel pode ajudar a aumentar o número de bactérias saudáveis em seu intestino e evitar o crescimento excessivo de bactérias não saudáveis. Isso pode levar à redução do risco de algumas condições digestivas, como a síndrome do intestino irritável e o câncer de cólon.

Em um estudo, 42 pessoas que ingeriram 104 gramas de grão de bico diariamente por 12 semanas relataram melhora na função intestinal, incluindo movimentos intestinais mais frequentes e consistência mais suave das fezes, comparadas a quando não comem.

Se você quer melhorar sua saúde digestiva, vale a pena consumir um pouco mais desta leguminosa em sua dieta.

7. Protege Contra Doenças Crônicas:

Grão de bico tem várias características que podem ajudar a reduzir o risco de várias doenças crônicas.

Doença Cardíaca:

O grão de bico é uma grande fonte de vários minerais, como o magnésio e o potássio, que têm sido estudados por seu potencial para melhorar a saúde do coração.

Isso ocorre porque eles podem ajudar a prevenir a pressão alta, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas.

Além disso, a fibra solúvel demonstrou ajudar a reduzir os triglicerídeos e os níveis “ruins” de colesterol LDL, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas quando elevado.

Em um estudo de 12 semanas, 45 pessoas que comeram 728 gramas de grão de bico por semana reduziram significativamente seus níveis de colesterol total em uma média de quase 16 mg / dL.

Câncer:

Incluir grão de bico em sua dieta regularmente pode ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Promover a produção de butirato pelo corpo, um ácido graxo que tem sido estudado por seu potencial de reduzir a inflamação nas células do cólon, possivelmente diminuindo o risco de câncer de cólon.

Além disso, é uma fonte de saponinas, que são compostos de plantas que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer. As saponinas também foram estudadas por seu papel na inibição do crescimento tumoral.

O grão de bico também contém várias vitaminas e minerais que podem reduzir o risco de câncer, incluindo vitaminas B, que podem ser responsáveis por reduzir o risco de câncer de mama e pulmão.

Diabetes:

Grão de bico tem algumas propriedades conhecidas para apoiar o controle de açúcar no sangue e, portanto, podem ajudar a prevenir e gerenciar o diabetes.

A fibra e a proteína do grão-de-bico ajudam a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após a ingestão, o que é um fator importante no controle do diabetes.

Além disso, seu baixo índice glicêmico (IG) os torna adequados para aqueles com diabetes, pois é improvável que eles levem a picos de açúcar no sangue.

Eles também são uma fonte de várias vitaminas e minerais que foram encontrados para reduzir o risco de diabetes tipo 2, incluindo magnésio, vitaminas do complexo B e zinco.

8. Fácil de Adicionar à sua Dieta:

Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios do Grão de Bico que Vão te Deixar de Queixo Caído

Grão de bico é incrivelmente fácil de incluir em sua dieta. Eles são bastante acessíveis e convenientes. A maioria dos supermercados os leva em variedades enlatadas e secas.

Além do mais, ele é versátil e pode ser usado em uma variedade de pratos. Uma maneira popular de comê-los é adicioná-los a saladas, sopas ou sanduíches.

Eles também são um ingrediente principal em homus, que é um mergulho feito com grão de bico amassado, tahine, azeite, suco de limão, sal e alho. Você pode comprar hummus da loja ou fazê-lo por conta própria.

Outra maneira de aproveitar o grão de bico é assá-lo, o que resulta em um lanche delicioso e crocante. Você também pode incorporá-los em hambúrgueres vegetarianos ou tacos. Devido ao seu teor de proteína, eles podem ser um excelente substituto para a carne.

Mais Informações:

Grão de bico é um alimento muito saudável.

Eles são ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Essas características são responsáveis pela maior parte de seus benefícios para a saúde, que vão desde o controle do peso até o controle do açúcar no sangue.

Incluir o grão de bico em sua dieta regularmente ajudará a sua saúde e poderá reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

Eles são acessíveis e fáceis de encontrar na maioria das mercearias. Você pode incluí-los em vários pratos, e eles fazem uma excelente alternativa de carne em refeições vegetarianas e veganas.

Além disso, grão de bico é delicioso e certamente vale a pena incluir em sua dieta, se você quiser colher seus benefícios para a saúde.

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AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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