Avelã – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

Avelã – O Que é, Para Que Serve, Benefícios da Avelã e Efeitos Colaterais que muitas pessoas desconhecem. Além disso, a Avelã é uma noz saudável. Com uma boa fonte de vitamina E, é um antioxidante que pode ajudar a proteger as células contra danos e pode ajudar a manter o sistema imunológico forte.

A Avelã também é baixa em colesterol e é uma fonte de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas) para o coração. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.

avela
avela

O Que é a Avelã:

A Avelã é o fruto da aveleira ( Corylus avellana ), cultivada pelo homem desde a antiguidade. A Avelã é uma planta pertencente à família Betulaceae, nativa da Europa e da Ásia, que hoje cresce em climas temperados em muitas partes do mundo. A Avelã é parte de frutas secas e na Itália é a variedade piemontesa. Hoje, os principais países produtores são a Turquia, a Itália, a Espanha, a Geórgia, o Azerbaijão e os Estados Unidos.

As Avelãs são apresentadas como uma excelente fonte de fibra dietética, ácidos, gorduras “boas” (monoinsaturados e poli-insaturados), vitaminas (vitamina E e vitaminas do complexo B) e minerais (ferro, cobre, cálcio e manganês).

Para Que Serve a Avelã:

A Avelã, como todas as frutas secas, é um alimento muito energético capaz de fornecer uma alta ingestão calórica. O alto valor energético é dado pelo bom teor de gordura (64%), em particular pelas gorduras monoinsaturadas e linoleica.

Foi amplamente demonstrado que o ácido oleico (também contido no azeite extra-virgem) é um excelente “eliminador” do colesterol LDL ( colesterol ruim ) e triglicerídeos, ajudando a realizar ações preventivas e protetoras contra doenças no coração.

Benefícios da Avelã:

Promove a Saúde do Coração:

As Avelãs são conhecidas por lutar contra doenças cardíacas; graças à presença de várias vitaminas e minerais nelas. A Avelã contém uma grande quantidade de fibras e ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentar o colesterol HDL (saudável). A presença de magnésio pode promover descansos saudáveis ​​entre as contrações, prevenindo ainda mais o esforço excessivo do coração.

Rica em Antioxidante:

De acordo com pesquisas as Avelãs contêm três vezes mais antioxidantes de proantocianidina, o que ajuda a evitar que os radicais livres danifiquem órgãos e células.

Combate a Obesidade:

As Avelãs são conhecidas por serem grandes estimulantes para o metabolismo saudável do corpo. Consumir Avelã pode induzir a perda de peso devido a um aumento na atividade metabólica. A tiamina ( vitamina B1), uma vitamina presente nas Avelãs, ajuda a converter carboidratos em glicose, que é a fonte de energia que o corpo usa para operar. A presença de fibras, alto teor de gordura e proteína ajuda você a ficar cheio por mais tempo e inibe qualquer desejo ou fome.

Melhora a Função Cognitiva

A Avelã é uma “usina” de vitamina E (tocoferol), ácido fólico (B9), tiamina (vitamina B1) e ácidos graxos que ajudam a manter o cérebro afiado e melhora a função cognitiva também. Níveis mais altos de vitamina E coincidem com menos declínio cognitivo à medida que os indivíduos envelhecem.

É Cheia de Proteína:

Avelãs como muitas nozes são uma ótima fonte vegetal de proteína. Seu corpo utiliza proteínas em inúmeras tarefas importantes, como a construção e manutenção da pele e do tecido.

Essencialmente, o corpo pega os compostos de carbono (chamados aminoácidos) usados ​​em fontes de proteína e os recombina para construir partes do corpo, então você literalmente é o que você come.

Assim como os tecidos e outras partes do corpo, as proteínas também são usadas para a criação de enzimas (os catalisadores de reações químicas ao redor do corpo), para a função imunológica e muito mais. Enquanto as fontes de carne são mais ricas em proteínas e mais biodisponível, as Avelãs são uma das fontes vegetais mais potentes o que as torna muito úteis para vegetarianos ou para aqueles que não gostam de carne.

Contém Muita Fibra:

As nozes são uma ótima fonte de fibra. A fibra essencialmente passa pelo corpo sem ser transformada ou dissolvida e isso significa que ela age quase como uma “varredura”, passando pelo sistema e limpando detritos e toxinas ao longo do caminho.

Isso limpa o colesterol das veias e artérias, assim, ajuda o sangue a fluir mais livremente transportando oxigênio e nutrientes mais rapidamente ao redor do corpo e evitando problemas cardíacos. Além disso, também limpa o trato digestivo e intestinal e ajuda a prevenir a constipação e a liberar o sistema de toxinas.

avela beneficios
avela

Receita Com Avelã:

Trufas de Avelã

INGREDIENTES:

  • 200 g de Chocolate amargo;
  • 100 g de Creme de leite;
  • 60 g de Avelãs sem casca, tostadas e picadas;
  • 25 unidades de Avelãs inteiras para decoração;
  • 40 g de licor;
  • Cacau em pó

MODO DE PREPARO:

  • Para a receita de trufas de Avelã, coloque as avelãs picadas, chantili e chocolate picado em uma tigela imersa em um banho de água morna, colocado em fogo moderado. Quando o último estiver derretido, adicione o licor.
  • Retire do banho-maria e deixe a mistura esfriar, em seguida, bata até ficar espessa (durante essa operação, coloque a mistura na geladeira de vez em quando); quando enfim estiver bem inchada, mantenha-a na geladeira por mais 30 minutos, depois divida-a em 25 porções iguais com a ajuda de uma colher.
  •  Mantenha as trufas na geladeira até que estejam prontas para servi-las.

Efeitos Colaterais da Avelã:

Avelã é contraindicada para pessoas que sofrem de doenças do fígado, intestinos, estômago e pâncreas na fase aguda. No estado crônico da doença, recomenda-se consultar o seu médico antes de comer Avelã. Você também não deve dar grãos de Avelã para crianças e idosos com diabetes grave e insuficiência hepática, bem como com intolerância individual.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários