Amendoim – O que é, Para que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

Amendoim – O que é, Para que Serve, Benefícios do Amendoim e Efeitos Colaterais. Além disso, o Amendoim é um tipo de castanha originária da América do Sul. Cientificamente conhecido como Arachis hypogea, também é chamado por uma variedade de nomes, como amendoim, nozes e goobers.

amendoim
amendoim

O que é o Amendoim ?

Amendoim, ( Arachis hypogaea ), também chamado de goober ou leguminosa, é da mesma família que as ervilhas ( Fabaceae ) e é cultivado por suas sementes comestíveis, além disso, é nativo da América do Sul tropical.

Para que Serve o Amendoim:

Amendoins são ricos em gorduras monoinsaturadas, o tipo de gordura que é enfatizada na dieta mediterrânea. Estudos de dietas, com ênfase especial em Amendoim, mostraram que esta pequena leguminosa é uma grande aliada para um coração saudável.

Em um desses estudos, envolvendo 22 indivíduos, uma alta dieta monoinsaturada que enfatizava o Amendoim e a manteiga de amendoim, diminuiu o risco de doenças cardiovasculares em cerca de 21% em comparação com a dieta americana média.

Amendoins são boas fontes de vitamina E, niacina, folato, proteína e manganês. Além disso, fornecem resveratrol, um antioxidante fenólico também encontrado em uvas vermelhas e vinho tinto.

Foi descoberto que o consumo frequente de amendoim, está relacionado à redução do risco de doença cardiovascular.

Valor Nutricional do Amendoim:  

Os Amendoins são uma excelente fonte de biotina, cobre, bem como uma boa fonte de manganês, niacina, molibdênio, folato, vitamina E, fósforo, vitamina B1 e proteína.

amendoim beneficios
amendoim

Benefícios do Amendoim:

Melhora o Sistema Imunológico:

O Amendoim é rico em magnésio, juntamente com o cálcio e o zinco. O magnésio tem sido isolado como um importante mediador do canal iônico celular com um papel significativo na imunidade. Se você sente que seu corpo tem sofrido de baixa imunidade, pode ser ausência de magnésio.

Reduz a Tensão Muscular:

Amendoim por ser rico em magnésio beneficia o corpo, melhorando o relaxamento do sistema nervoso. Durante a deficiência de magnésio, o sistema nervoso pode se tornar hiperexcitável e contribuir para a tensão nos músculos.

Além disso, se você estiver ingerindo quantidades elevadas de cálcio sem magnésio adequado, os músculos podem começar a se contrair involuntariamente.

Fortalece Ossos e Articulações:

Também foi comprovado que o magnésio contido no Amendoim ajuda a regular os níveis de vitamina D, que é um importante regulador da formação óssea no corpo.

Quando seu corpo não está recebendo o magnésio adequado para realizar funções diárias, ele começa a usar suas próprias reservas ósseas. Com o tempo, isso pode contribuir para a perda óssea e dores nas articulações.

Combate Dores de Cabeça:

O Magnésio contido no Amendoim, também ajuda a reduzir a intensidade e a frequência das enxaquecas, isto pode ser devido à sua capacidade de ajudar a regular os neurotransmissores e prevenir a vasoconstrição dos vasos sanguíneos no cérebro.

Além de tudo isso, é crucial para regular o equilíbrio eletrolítico. Eletrólitos são necessários para a condução nervosa adequada, que é como o cérebro transmite sinais dentro de si e por todo o corpo, a otimização da transmissão nervosa dentro do cérebro é provavelmente outra razão pela qual o magnésio no Amendoim pode aliviar a dor e as dores de cabeça.

Previne Risco de Derrame:

O Resveratrol é um flavonoide encontrado no Amendoim. Em estudos feitos em animais sobre o próprio resveratrol (o nutriente), foi determinado para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro em até 30%, reduzindo assim o risco de acidente vascular cerebral, de acordo com os resultados obtidos de  animais de laboratório.

Previne Doença de Alzheimer e Declínio Cognitivo:

O Amendoim é rico em niacina (vitamina B3), que tem sido associada à redução do risco de doença cardíaca. Uma maneira fácil de aumentar a ingestão de niacina é fazer um lanche com um punhado de amendoim – apenas um quarto de xícara fornece cerca de um quarto da ingestão diária recomendada de niacina.

Auxilia na Gravidez:

O Amendoim é uma das fontes alimentares mais ricas de biotina, o que é particularmente importante durante a gravidez.

O Cobre presente nas leguminosas é um mineral que é frequentemente baixo na dieta ocidental. Sendo que a deficiência de cobre pode ter efeitos adversos na saúde do coração.

O folato, conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico também é encontrado no Amendoim.

Rico em Manganês:

Um oligoelemento encontrado na água potável e na maioria dos alimentos.

Rico em Vitamina E: 

Um poderoso antioxidante, muitas vezes encontrado em grandes quantidades em alimentos gordurosos.

Auxilia no Funcionamento do Sistema Celular: 

O Amendoim contém tiamina uma das vitaminas do complexo B, também conhecida como vitamina B1. Ela ajuda as células do corpo a converter carboidratos em energia e é essencial para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso.

Ajuda na Manutenção do Tecido Corpóreo:

O Amendoim é uma boa fonte de fósforo, um mineral que desempenha um papel essencial no crescimento e manutenção dos tecidos corporais.

amendoim saude
amendoim

Efeitos Colaterais do Amendoim:

Os Amendoins estão entre os tipos de alimentos considerados os principais alérgenos alimentares, exigindo identificação nos rótulos dos alimentos.

Oxalatos encontrados no Amendoim, são naturalmente ácidos orgânicos encontrados em uma grande variedade de alimentos e, no caso de certas condições médicas, eles devem ser muito restritos em um plano de refeições, para evitar o excesso de acumulação no interior do corpo.

São suscetíveis a invasões de fungos. De particular interesse é a aflatoxina, um veneno produzido por um fungo chamado Aspergillus flavus.

Embora os melhores métodos de armazenamento e manuseio tenham virtualmente eliminado o risco de ingestão de aflatoxina, é um carcinógeno conhecido que é vinte vezes mais tóxico, e tem sido associado ao retardo mental e inteligência reduzida.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários