Grãos e Sementes

Arroz ajuda a tratar má digestão, faz bem para o coração: veja os 7 benefícios

arroz

O arroz branco é completamente limpo de quase tudo, não há fibra, todas as vitaminas, micro e macronutrientes são removidos juntamente com a casca. Há uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B presente. Além disso, a quantidade é tão pequena que não pode ser considerado sua fonte para o organismo, fato observado pelos os profissionais nutricionistas. No entanto, você pode obter muitos benefícios aos consumir o integral.

Arroz ajuda a tratar má digestão, faz bem para o coração: veja os 7 benefícios
arroz

O que é arroz?

O arroz é uma cultura de cereais que está na dieta das pessoas há mais de 8.000 anos. Crescendo em diferentes países, possui malefícios. Além disso, também possui benefícios essenciais para o organismo, é um dos cereais mais populares do nosso tempo, que está presente na dieta  de crianças e adultos.

Os cientistas acreditam que este produto vegetal pode ser subdividido em mais de 1000 espécies. Além disso, eles diferem uns dos outros na forma externa e gosto, por isso há espécies que exigem uma abordagem diferente no processo de cozimento.

No entanto, em suas propriedades benéficas, as variedades de cereais são semelhantes entre si. Além disso, e antes de descobrir quais são as propriedades benéficas, você precisa selecionar os principais tipos de cereais, dadas as suas características individuais.

Para que serve arroz:

O arroz é rico em carboidratos, que como um grande benefício para a saúde, tem energia que pode ser gasta rapidamente. Além disso, também contém aminoácidos, vitaminas e minerais necessários para o corpo.

Em combinação com legumes, como feijões, lentilhas ou ervilhas, fornece proteínas completas para o corpo que são importantes para a criação de tecidos do corpo. Além disso, e também ajuda a melhorar o sistema imunológico e a manter as células saudáveis.

É mais consumido no Brasil, mas tem a menor quantidade de vitaminas, por isso é importante consumir legumes e verduras no mesmo alimento para aumentar seu valor nutricional. Além disso, a maioria das vitaminas está presente nas cascas que são removidas durante o processo de branqueamento.

O cozido no vapor tem um efeito benéfico sobre o sistema nervoso, remove toxinas e colesterol do corpo. Além disso, as pessoas que comem constantemente arroz cozido no vapor sofrem menos de doenças do sistema cardiovascular e permanecem ativas mesmo na velhice.

Benefícios do arroz para saúde:

1. Ajuda estabilizar o trato digestivo:

O arroz é útil para o corpo em casos de dibiose, colite, gastrite e úlceras. Além disso, também pode atuar contra a má digestão e distúrbios estomacais, sendo nesse caso um produto indispensável.

O amido presente é um componente de ligação, por isso pode atuar combatendo a diarreia. Além disso, as fibras ajudam ao estimular os intestinos.

2. Ajuda aliviar os problemas cardiovascular:

Devido às propriedades benéficas do arroz, o músculo cardíaco é fortalecido. Além disso, o produto à base de plantas ajuda a combater a pressão arterial e aumenta o fluxo sanguíneo. Ele também limpa o sangue, eliminando toxinas e venenos, impede o acúmulo de colesterol, melhora a composição do sangue e combate a anemia.

3. Fortalece o sistema nervoso:

O uso deste cereal regularmente permite melhorar a função cerebral, previne o desenvolvimento de patologias, incluindo as placas senis. O arroz ajudará a fortalecer a memória e terá um efeito positivo em todos os mecanismos mentais.

O grão geralmente limpa todos os órgãos de escórias, ajuda com várias intoxicações (age como uma esponja, absorvendo elementos venenosos), tem um efeito benéfico sobre os rins, sistema urinário e fortalece o sistema imunológico e melhora a pele.

4. Ajuda no aumento de energia:

Devido ao fato de que o arroz é capaz de remover o excesso de sal, seu uso regular ajuda na prevenção de doenças das articulações. Além disso, o cereal fortalece perfeitamente os ossos.

5. Ajuda normalizar açúcar no sangue:

A diabetes e a obesidade estão cada vez mais comuns entre as pessoas, principalmente devido à má nutrição e baixa atividade física. Precisamos de soluções simples para tratar de tais condições.

Pesquisadores coreanos mostraram que consumir integral (50% das calorias) resultou em uma diminuição no peso corporal e no nível de açúcar no sangue, insulina e leptina, em comparação com aqueles que consomem alimentos ricos em gordura. Além disso, ele regula o açúcar no sangue ativando a via metabólica de alta energia e o transportador de açúcar.

6. Ajuda evitar a resistência à insulina:

O consumo de alimentos ricos em gordura contribui para a resistência à insulina, que perturba o metabolismo do açúcar no sangue.

Estudos coreanos em ratos descobriram que, quando o grão integral é consumido, a sensibilidade à insulina melhora e previne a resistência à insulina em animais com alto teor de gordura.

7. Ajuda aumentar os níveis de glicose:

Este grão é um produto de alto índice glicêmico, principalmente o arroz branco, o que significa que aumenta o nível de açúcar no sangue rapidamente.

Este estudo mostra a importância de considerar muitos elementos na dieta ao avaliar seu efeito no metabolismo e na saúde.

Receitas com arroz:

Arroz de forno

INGREDIENTES:  

  • 2 xícaras de arroz integral lavadas e derramadas;
  • 1 cebola ralada;
  • 5 dentes de alho picados;
  • 1 folha de louro;
  • 1/2 pimentão pequeno em pedaços pequenos;
  • 4 copos de água;
  • Sal a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Refogue o alho e a cebola em uma panela e coloque em uma assadeira.
  • Em seguida, coloque os outros ingredientes no prato e asse por cerca de 20 minutos, certificando-se de que o arroz esteja cozido no final.
  • Se necessário, adicione um pouco de água a ferver e deixe no forno até secar completamente.
  • Para mudar o sabor, você pode adicionar fatias de tomate, algumas folhas de manjericão e um pouco de queijo no topo no final do cozimento.

Receita de cookies rápida:

INGREDIENTES:

  • 1/2 xícara de chá de leite;
  • 1 ovo;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 2 xícaras de chá de arroz cozido;
  • Sal, alho e pimenta preta a gosto;
  • 2 colheres de sopa de salsa picada;
  • Óleo quente.

MODO DE PREPARO:

  • Bata o leite, ovo, farinha, parmesão, fermento em pó, arroz, sal, alho e pimenta no liquidificador até formar uma massa homogênea.
  • Despeje em uma tigela e adicione a salsa picada, misture bem com uma colher.
  • Frite, coloque uma colherada de massa em óleo quente e dê uma cor marrom.
  • Ao remover os cookies, deve-se permitir a drenagem das toalhas de papel para remover o excesso de óleo.

Malefícios:

Os efeitos colaterais está relacionado ao seu consumo em excesso por pessoas que sofrem de diabetes, pois o mesmo pode elevar os níveis de açúcar no sangue.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.