11 Dicas Para Ter Uma Dieta Balanceada Que Poucos Conhecem!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

11 Dicas Para Ter Uma Dieta Balanceada Que Poucos Conhecem. Além disso, uma Dieta Balanceada é aquela que é composta de alimentos que fornecem uma grande quantidade de todos os nutrientes que o corpo precisa. Sendo assim, é possível ter uma saúde ideal e alcançar um peso adequado.

Uma dieta que atenda a todas as características apropriadas é essencial para alcançar uma boa saúde e perder peso. Quando temos uma Dieta Balanceada, estamos garantindo um estilo de vida e um peso saudável. Em uma Dieta Balanceada, devemos ter uma variedade de alimentos, da qual teremos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Os micronutrientes nos proporcionam energia e são consumidos em pequenas quantidades. Eles são necessários para que os macronutrientes sejam metabolizados adequadamente e, assim, construam e mantenham o nosso organismo.

Dicas Para Ter Uma Dieta Balanceada
Dicas Para Ter Uma Dieta Balanceada

Alimentos que Devem Fazer Parte da Sua Dieta:

É inútil comer somente um alimento. É importante saber em que quantidade cada alimento pode ser consumido para que não tenha deficiências ou excessos, fazendo com que tenha uma Dieta Balanceada.

  • Lácteos, proteínas, legumes, frutas, cereais, todos estes alimentos devem ser consumidos de forma racional, equilibrada e balanceada.
  • Alimentos ricos em fibras, vegetais, frutas, feijões e grãos integrais. Estes alimentos são bons carboidratos e relativamente baixos em calorias.
  • Assim procurar adicionar frutas, legumes coloridos, como laranjas, brócolis, cenoura, toranja , frutas cítricas e comer entre 5 e 6 porções por dia dessas refeições é essencial.

11 Dicas Para Ter Uma Dieta Balanceada:

  1. Limite às refeições com açúcares, grãos refinados, como pão branco, frituras, alimentos açucarados e densos em calorias.
  2. Consuma vitaminas e minerais das refeições e não de suplementos, porque esses não podem substituir uma Dieta Balanceada.Já que são baseados em processos industriais. Portanto, nem sempre o seu metabolismo aceita e você pode ter efeitos colaterais. Desta forma, os alimentos naturais fornecem os nutrientes necessários para o seu corpo.
  3. Coma mais peixe, nozes e amêndoas. Estes alimentos contêm gorduras saudáveis. Você pode substituir o óleo genérico pelo óleo de coco ou azeitonas.
  4. Mantenha uma ingestão adequada de cálcio, isso é essencial para fortalecer os ossos e dentes, podendo ser obtido a partir de produtos com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte, etc.
  5. Beba com moderação, pois o álcool é tóxico para o corpo, pois ele contém uma grande quantidade de calorias. Sem a contribuição de qualquer nutriente, o organismo torna-se desequilibrado e sofre distúrbios do metabolismo, causando ganho de peso.
  6. Evite tomar bebidas processadas, como refrigerantes e sucos coloridos. Isso faz com que seu metabolismo diminua e ganhe mais gordura, já que os níveis de açúcar são altos.
  7. Beba água para manter-se hidratado, pois isso ajudará na eliminação das toxinas através da urina, além de manter seu metabolismo funcionando.
  8. Coma o café da manhã sempre. Esta é a melhor maneira de começar o dia, pois é o primeiro alimento.
  9. Coma mais do que três vezes por dia. Quando você come em grande quantidade numa única refeição, o seu pâncreas produzirá uma grande quantidade de insulina. No entanto, quando você come mais frequentemente durante o dia, terá sua insulina mais controlada. Desta forma, queimará mais gordura e irá perder peso rápido.
  10. Não pule as refeições. Você deve respeitar as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Quando você não toma café da manhã, o metabolismo fica mais lento e queima menos calorias. E, desta forma, você não perde peso.
  11. Você deve ter jantares leves para que os intestinos funcionem melhor e tenham uma fácil evacuação. Já entre as refeições, você deve se alimentar com chás, frutas, iogurte, nozes em pequena quantidade, etc.

Acompanhe todas essas dicas com exercícios como: caminhadas, subir escadas, andar de bicicleta, patinar, nadar, correr, dançar, etc. O mais importante é praticar uma atividade física que lhe proporcione bem-estar.

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AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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