Dicas de Saúde

11 dicas para uma dieta balanceada que poucos conhecem!

dicas para uma dieta balanceada

As dicas para uma dieta balanceada são importantes, pois, é aquela que é composta de alimentos que fornecem uma grande quantidade de todos os nutrientes. Sendo assim, é possível ter uma saúde ideal e alcançar um peso adequado.

Uma dieta que atenda a todas as características apropriadas é essencial para alcançar uma boa saúde e perder peso. Estamos garantindo um estilo de vida e um peso saudável. Devemos ter uma variedade de alimentos, da qual teremos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

dicas para uma dieta balanceada
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Os micronutrientes nos proporcionam energia e são consumidos em pequenas quantidades. Eles são necessários para que os macronutrientes sejam metabolizados adequadamente e, assim, construam e mantenham o nosso organismo.

Alimentos para uma dieta balanceada:

É inútil comer somente um alimento. É importante saber em que quantidade cada alimento pode ser consumido para que não tenha deficiências ou excessos, fazendo com que tenha umas dicas para uma dieta balanceada.

  • Lácteos, proteínas, legumes, frutas, cereais, todos estes alimentos devem ser consumidos de forma racional, equilibrada e balanceada.
  • Alimentos ricos em fibras, vegetais, frutas, feijões e grãos integrais. Estes alimentos são bons carboidratos e relativamente baixos em calorias.
  • Assim procurar adicionar frutas, legumes coloridos, como laranjas, brócolis, cenoura, toranja , frutas cítricas e comer entre 5 e 6 porções por dia dessas refeições é essencial.

Dicas para uma dieta balanceada:

  1. Limite às refeições com açúcares, grãos refinados, como pão branco, frituras, alimentos açucarados e densos em calorias.
  2. Consuma vitaminas e minerais das refeições e não de suplementos, porque esses não podem substituir umas dicas para uma dieta balanceada.Já que são baseados em processos industriais. Portanto, nem sempre o seu metabolismo aceita e você pode ter efeitos colaterais. Desta forma, os alimentos naturais fornecem os nutrientes necessários para o seu corpo.
  3. Coma mais peixe, nozes e amêndoas. Estes alimentos contêm gorduras saudáveis. Você pode substituir o óleo genérico pelo óleo de coco ou azeitonas.
  4. Mantenha uma ingestão adequada de cálcio, isso é essencial para fortalecer os ossos e dentes, podendo ser obtido a partir de produtos com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte, etc.
  5. Beba com moderação, pois o álcool é tóxico para o corpo, pois ele contém uma grande quantidade de calorias. Sem a contribuição de qualquer nutriente, o organismo torna-se desequilibrado e sofre distúrbios do metabolismo, causando ganho de peso.
  6. Evite tomar bebidas processadas, como refrigerantes e sucos coloridos. Isso faz com que seu metabolismo diminua e ganhe mais gordura, já que os níveis de açúcar são altos.
  7. Beba água para manter-se hidratado, pois isso ajudará na eliminação das toxinas através da urina, além de manter seu metabolismo funcionando.
  8. Coma o café da manhã sempre. Esta é a melhor maneira de começar o dia.

Acompanhe todas essas dicas para uma dieta balanceada com exercícios como: caminhadas, subir escadas, andar de bicicleta, patinar, nadar, correr, dançar, etc. Além disso, o mais importante é praticar uma atividade física que lhe proporcione bem-estar para o corpo e pele.

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

8 comentários

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  • […] Os alimentos que contêm Vitamina A são muito atraentes em suas propriedades gustativas, portanto não deve haver problemas com sua inclusão na dieta. […]

  • […] aguda não complicada é geralmente tratada em nível ambulatorial. O tratamento inclui dieta e […]

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