7 Benefícios do Aspargo que Vão te Deixar de Queixo Caído!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído. Além disso, Além disso, o aspargo, oficialmente conhecido como Espargos officinalis, é um membro da família dos lírios. Este vegetal popular vem em uma variedade de cores, incluindo verde, branco e roxo. É usado em pratos de todo o mundo, incluindo fritadas, massas e salteados.

Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído

Aspargo também é baixo em calorias e repleto de vitaminas essenciais, minerais e antioxidantes. Este artigo revela benefícios do aspargo para a saúde, todos apoiados pela ciência. Então, confira Os 7 Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído:

1. Muitos Nutrientes, Mas Poucas Calorias:

Ele têm poucas calorias, mas possuem um perfil de nutrientes impressionante. De fato, apenas meia xícara (90 gramas) de aspargo cozido contém:

  • Calorias: 20
  • Proteína: 2,2 gramas
  • Gordura: 0,2 gramas
  • Fibra: 1,8 gramas
  • Vitamina C: 12% do IDR
  • Vitamina A: 18% do IDR
  • Vitamina K: 57% do IDR
  • Folato: 34% do IDR
  • Potássio: 6% do IDR
  • Fósforo: 5% do IDR
  • Vitamina E: 7% do IDR

O aspargo também possuem pequenas quantidades de outros micronutrientes, incluindo ferro, zinco e riboflavina. É uma excelente fonte de vitamina K, um nutriente essencial envolvido na coagulação do sangue e na saúde dos ossos.

Além disso, o aspargo é rico em folato, um nutriente vital para uma gravidez saudável e muitos processos importantes no corpo, incluindo o crescimento celular e a formação de DNA.

2. Boa Fonte de Antioxidantes:

Antioxidantes são compostos que ajudam a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres e do estresse oxidativo. O estresse oxidativo contribui para o envelhecimento, a inflamação crônica e muitas doenças, incluindo o câncer.

aspargos, como outros vegetais verdes, são ricos em antioxidantes . Estes incluem vitamina E, Vitamina C e glutationa, bem como vários flavonoides e polifenóis. Os aspargos são particularmente ricos nos flavonoides quercetina, isorannetina e kaempfero.

Verificou-se que estas substâncias têm efeitos na redução da pressão arterial, anti-inflamatórios, antivirais e anticancerígenos em vários estudos em humanos, tubos de ensaio e em animais.

Além disso, o aspargo roxo contém pigmentos poderosos chamados antocianinas, que dão ao vegetal sua cor vibrante e têm efeitos antioxidantes no organismo.

De fato, o aumento da ingestão de antocianinas tem demonstrado reduzir a pressão arterial e o risco de ataques cardíacos e doenças cardíacas.

Comer aspargo, juntamente com outras frutas e vegetais, pode fornecer ao seu corpo uma gama de antioxidantes para promover a boa saúde.

3. Pode Melhorar a Saúde Digestiva:

A fibra dietética é essencial para uma boa saúde digestiva. Apenas meia xícara de aspargos contém 1,8 gramas de fibra, o que representa 7% das suas necessidades diárias.

Estudos sugerem que uma dieta rica em frutas e vegetais ricos em fibras pode ajudar a reduzir o risco de pressão alta, doenças cardíacas e diabetes.

Os aspargos são particularmente ricos em fibras insolúveis, o que aumenta o volume das fezes e suporta movimentos intestinais regulares.

Ele também contém uma pequena quantidade de fibra solúvel, que se dissolve em água e forma uma substância semelhante a gel no trato digestivo.

A fibra solúvel alimenta as bactérias benéficas no intestino, como as Bifidobacteria e os Lactobacillus.

O aumento do número dessas bactérias benéficas desempenha um papel no fortalecimento do sistema imunológico e na produção de nutrientes essenciais, como as vitaminas B12 e K2.

Comer aspargo como parte de uma dieta rica em fibras é uma excelente maneira de ajudar a atender às suas necessidades de fibra e manter seu sistema digestivo saudável.

4. Ajuda a Apoiar uma Gravidez Saudável:

Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído

O aspargo é uma excelente fonte de folato, também conhecida como vitamina B9. Apenas meia xícara de aspargo fornece aos adultos 34% de suas necessidades diárias de folato e mulheres grávidas com 22% de suas necessidades diárias.

O folato é um nutriente essencial que ajuda a formar glóbulos vermelhos e produz DNA para crescimento e desenvolvimento saudáveis. É especialmente importante durante os primeiros estágios da gravidez para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

Obter folato suficiente de fontes como aspargos, vegetais de folhas verdes e frutas pode proteger contra defeitos do tubo neural, incluindo a espinha bífida.

Os defeitos do tubo neural podem levar a uma série de complicações, desde dificuldades de aprendizado até falta de controle do intestino e da bexiga até incapacidades físicas.

De fato, o folato adequado é tão vital durante a pré-gravidez e gravidez precoce que os suplementos de folato são recomendados para garantir que as mulheres atendam às suas necessidades.

5. Ajuda a Baixar a Pressão Arterial:

A hipertensão arterial afeta mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo e é um importante fator de risco para doenças cardíacas e derrames.

A pesquisa sugere que o aumento da ingestão de potássio, reduzindo a ingestão de sal, é uma maneira eficaz de reduzir a pressão alta.

O potássio reduz a pressão arterial de duas maneiras: relaxando as paredes dos vasos sanguíneos e excretando o excesso de sal pela urina.

O aspargo é uma boa fonte de potássio, fornecendo 6% da sua necessidade diária em meia dose.

Além do mais, a pesquisa em ratos com pressão alta sugere que os aspargos podem ter outras propriedades de redução da pressão arterial. Num estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta com aspargos a 5% ou com uma dieta padrão sem aspargo.

Após 10 semanas, os ratos da dieta do aspargo apresentaram uma pressão arterial 17% menor do que os ratos da dieta padrão.

Os pesquisadores acreditavam que esse efeito era devido a um composto ativo no aspargo que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem.

No entanto, estudos em humanos são necessários para determinar se este composto ativo tem o mesmo efeito em humanos.

Em qualquer caso, comer mais vegetais ricos em potássio, como aspargo, é uma ótima maneira de ajudar a manter sua pressão arterial em uma faixa saudável.

6. Ajuda a Perder Peso:

Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído
Benefícios da Aspargos que Vão te Deixar de Queixo Caído

Atualmente, nenhum estudo testou os efeitos dos aspargos na perda de peso. No entanto, ele possui várias propriedades que podem ajudar a perder peso.

Primeiro, é muito baixo em calorias, com apenas 20 calorias em meia xícara. Isso significa que você pode comer muitos aspargos sem ingerir muitas calorias.

Além disso, é cerca de 94% de água. Pesquisas sugerem que o consumo de alimentos ricos em água e de baixa caloria está associado à perda de peso.

O aspargo também são ricos em fibras, o que tem sido associado a menor peso corporal e perda de peso.

7. Fácil de Adicionar à sua Dieta:

Além de ser nutritivo, o aspargo é delicioso e fácil de incorporar à sua dieta.

Pode ser cozido de várias formas, incluindo cozer, grelhar, cozinhar, assar e refogar. Você também pode comprar aspargo enlatados, pré-cozidos e prontos para comer.

Aspargos podem ser usados em um número de pratos como saladas, frituras, omeletes e massas, e faz um excelente acompanhamento.

Além disso, é extremamente acessível e amplamente disponível na maioria das mercearias.

Ao comprar aspargos frescos, procure por hastes firmes e pontas fechadas e fechadas.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

DEIXE O SEU COMENTÁRIOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários