Laranja – O que é, para que serve, benefícios e efeitos colaterais

A laranja é uma das frutas mais populares do mundo. É carregada com vitamina C e outros antioxidantes para proteger seu corpo de muitas doenças. Além disso, a laranja é conhecida por ter vários benefícios para a saúde e está entre as frutas mais populares em todo o mundo. Hoje em dia, o suco de laranja é a parte integrante de um café da manhã saudável, promovendo assim um começo saudável para o dia.

Elas estão disponíveis principalmente em duas categorias – doce e amargo, sendo o primeiro tipo mais comumente consumido. Geralmente, uma laranja deve ter uma pele suavemente texturada e ser firme e pesada para seu tamanho.

o que é a laranja?
o que é a laranja?

As laranjas são excelentes fontes de vitaminas. E oferecem 116,2% do valor diário da vitamina C. A boa ingestão de vitamina C está associada a um risco reduzido de câncer de cólon, uma vez que ajuda a combater os radicais livres que causam danos ao nosso organismo.

O que é a laranja?

As laranjas são frutas cítricas redondas com peles finamente texturizadas, que são, naturalmente, de cor laranja, assim como sua polpa carnuda; a pele pode variar em espessura de muito fina a muito grossa, geralmente variam de aproximadamente dois a três centímetros de diâmetro.

Além disso, um dos fatos mais antigos sobre laranja inclui a importância de beber suco de laranja todas as manhãs, com o estômago vazio, em vez de apenas comê-la como uma fruta inteira.

O suco espremido na hora aumenta os efeitos positivos dos flavonoides, vitaminas e antioxidantes no corpo, sugere um estudo.

Para Que Serve:

A laranja é uma fruta que possui vitaminas e minerais que são de suma importância para fortalecer a imunidade, controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenir câncer e entre outros benefícios.

Quais os benefícios da laranja?

quais os benefícios da laranja?
quais os benefícios da laranja?

1. Gravidez:

Aqui estão várias razões para consumir laranja durante a gravidez. Rico em vitamina C, ferro, zinco e ácido fólico, o fruto é uma panaceia para impulsionar e fortalecer o Sistema Imunológico e o desenvolvimento do cérebro do bebê.

2. Aumenta o sistema imunológico:

A vitamina C na laranja é solúvel em água e, portanto, promove a construção de um forte Sistema Imunológico. As laranjas também liberam ferro e zinco, que são vitais para o Sistema Imunológico e reduzem o risco de alergias e problemas de respiração ofegante, além de apoiar o desenvolvimento de cartilagens, tecidos, vasos sanguíneos e ossos em bebês.

3. Controla o nível de açúcar no sangue:

As fibras nas laranjas ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, tornando as laranjas um lanche saudável para as pessoas com diabetes. Além disso, as laranjas têm açúcares simples, como o açúcar natural da fruta, a frutose, pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito antes depois de comer.

4. Previne câncer:

Uma das principais funções dos antioxidantes é prevenir o câncer. A vitamina C é a primeira linha de defesa contra o câncer, pois impede que o DNA de células saudáveis ​​se transformem em células cancerígenas.

Suco de laranja também tem D-limoneno, que é um agente eficaz contra o câncer de pele, pulmão, mama e câncer de cólon. A presença de hesperidina, outro antioxidante reduz o crescimento do tumor e até estimula a apoptose, ou morte celular programada, em células cancerosas.

5. Prevenção de pedra nos rins:

Excesso de concentração de minerais e produtos químicos resulta em pedra nos rins. O ácido cítrico e citratos presentes nos sucos de laranja diminuem a acidez da urina e ajudam na prevenção da formação de cálculos renais. Além disso, também melhora a saúde e funcionamento dos rins.

6. Boa para o coração:

Pesquisa sugere que o consumo da laranja pode ajudar com níveis saudáveis ​​de colesterol no sangue, pressão sanguínea e função dos vasos sanguíneos, além de outros benefícios.

7. Reduz o colesterol:

A sinefrina alcaloide encontrada na laranja pode reduzir a produção de colesterol no fígado. Considerando que o antioxidante combate o estresse oxidativo que é o principal culpado em oxidar as LDLs no nosso sangue.

8. Prisão de ventre:

Embora a laranja tenha um sabor ácido, ela realmente tem um efeito alcalino no sistema digestivo que ajuda a estimular os sucos digestivos, aliviando a constipação.

9. Melhora a saúde da pele:

O antioxidante na laranja ajuda a proteger a pele dos danos de radicais livres, reconhecidos por causar sinais de envelhecimento.

Em virtude de sua composição natural, são adotadas propriedades adstringentes e reafirmantes, que melhoram a condição, a cor, e dão à pele vitaminas necessárias para uma pele jovem. Este citrino é rico em vitamina C, necessária para o funcionamento normal e regeneração das células da pele.

10. Cura a dispepsia:

Dispepsia é uma das preocupações de saúde comuns que a maioria das crianças sofrem, pois elas têm um sistema digestivo fraco e vulnerável. Beber suco de laranja ou comer fatias frescas de laranja promove a digestão suave e promove uma fácil absorção de nutrientes.

Receita de suco de laranja:

como fazer suco de laranja?
como fazer suco de laranja?

Ingredientes:

– Açúcar a gosto;
– Caldo de 5 laranja;
– Caldo de 1 limão;
– 1 colher de raspa da casca de 1 laranja.

  1. Modo de Preparo:
  • Misture tudo em uma jarra de água gelada;
  • Passe por uma peneira fina;
  • Coloque o açúcar, o gelo e complete com água até chegar na medida de 1,5 litros marcadas no liquidificador;
  • Bata até o gelo ficar bem picadinho;
  • Sirva à vontade.

Efeitos Colaterais da Laranja:

As laranjas são proibidas para pessoas com diabetes devido à presença de açúcares naturais em sua composição;
o consumo excessivo pode causar uma reação alérgica;
os dentistas estão convencidos de que as laranjas violam a estrutura do esmalte dentário; portanto, após o uso, é necessário enxaguar completamente a boca.

AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

13 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

  7. Pingback:

  8. Pingback:

  9. Pingback:

  10. Pingback:

  11. Pingback:

  12. Pingback:

  13. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *