
Os alimentos ricos em selênio são importantes pois é um mineral essencial necessário para a função reprodutiva e metabolismo do hormônio tireoidiano. Além disso, o selênio é um mineral que funciona em conjunto com a vitamina E para prevenir danos oxidativos no corpo. O selênio também ajuda o iodo no controle do metabolismo e o selênio ajuda na reciclagem da vitamina C no corpo, melhorando a proteção celular geral.
O selênio funciona como poderoso antioxidante e é necessário para o seu corpo criar glutationa. Por esse motivo, o consumo de alimentos ricos em selênio pode ajudar na desintoxicação e eliminar o estresse dos órgãos, como o fígado e a tireóide.

Conteúdo:
Quais o sintomas de deficiência de selênio?
- Disfunção tireoidiana
- Sistema imunológico enfraquecido
- Infertilidade em homens e mulheres
- Depressão
- Doença cardíaca
- Aumento do risco de câncer
- A deficiência de selênio é geralmente vista em áreas onde o solo não contém muito selênio, como certas regiões da China. Uma deficiência pode levar à dor e fraqueza muscular. A quantidade recomendada de selênio é de 55 mcg/dia e o valor diário é de 70 mcg.
Quais os alimentos ricos em selênio?
1. Castanha do brasil:
28 gramas (6-8 nozes): 544 mcg (mais de 100% DV)
2. Atum albacora:
85 gramas: 92 mcg (mais de 100% VD)
3. Alabote cozido:
85 gramas: 47mcg (67% VD)
4. Sardinhas enlatadas:
85 gramas: 45mcg (64% VD)
5. Carne alimentada com capim:
85 gramas: 33 mcg (47% VD)
6. Peru desossada:
85 gramas: 31 mcg (44% VD)
7. Fígado bovino:
85 gramas: 28 mcg (40% VD)
8. Frango:
85 gramas: 22 mcg (31% VD)
9. Ovo:
1 grande, 15 mcg (21% VD)
10. Espinafre:
1 xícara: 11 mcg (16% VD)
Consumir 2-3 dessas fontes alimentares de selênio diariamente para melhorar a desintoxicação, imunidade e função da tireoide.
Quais os benefícios do selênio para saúde?
1. Ajuda na saúde da tireoide:
Os alimentos ricos em selênio desempenha um papel na manutenção da saúde da tireoide, uma vez que trabalha em conjunto com o iodo. O selênio é necessário para produzir um hormônio tireoidiano crítico chamado T3, que regula o metabolismo.
2. Ajuda na prevenção do câncer:
Existe uma forte correlação entre os níveis de selênio no sangue e um risco reduzido de vários tipos de câncer. O selênio pode ajudar no reparo do DNA ou impedir que as células cancerígenas se repliquem.
Como o selênio é um poderoso antioxidante, os alimentos ricos em selênio também podem prevenir o câncer reduzindo os radicais livres no organismo. O benefício da prevenção do câncer é visto a partir do consumo de alimentos ricos em selênio, não pelo consumo de suplemento de selênio.
3. Melhora saúde do coração:
Alimentos ricos em selênio previnem o dano oxidativo nas células do corpo, reduzindo a inflamação e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Pessoas com baixos níveis de selênio sérico mostraram maior risco de doença cardiovascular. Este efeito foi observado em pessoas com dietas ricas em selênio, e não naquelas que tomam suplementos de selênio.
10 comentários
[…] de 990% do RDI por 3,5 porções (100 gramas). O fígado de borrego também é muito rico em cobre, selênio, vitamina A e vitamina […]
[…] dos nutrientes mais importantes no cuscuz é o selênio. Apenas um copo (157 gramas) de cuscuz contém mais de 60% do consumo […]
[…] Selênio: 22% da RDA […]
[…] dezenas de minerais que só podem ser adquiridos através dos alimentos que ingerimos. Um deles, o selênio, é necessário em pequenas quantidades; os adultos precisando de 55 microgramas por dia. Talvez o […]
[…] microgramas de selênio (44% do valor […]
[…] Além disso, a Argila Verde contém cálcio, fósforo, cobalto, zinco, alumínio, molibdênio, selênio, manganês, prata e outros […]
[…] Selênio, contido na água de arroz, é um mineral que destrói a Malassezia, a levedura responsável pela […]
[…] níveis de homocisteína, uma substância que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e o selênio que ajuda no combate as doenças cardíacas, diminuindo o risco de derrame e outros problemas […]
[…] Selênio: 6% do RDA […]
[…] – selênio, cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, zinco, cobre e […]