Remédios Naturais

Dente de leão reduz o colesterol, faz bem para o fígado: veja os 5 benefícios

dente de leao

dente de leão é rico em vitaminas e minerais essenciais à saúde, os dentes-de-leão têm a reputação de ser considerada uma erva daninha. No entanto, você sabia que tanto a raiz quanto as folhas são carregadas de nutrientes e possuem uma variedade de benefícios para saúde – exatamente como o chá de dente-de-leão?

Dente de leão reduz o colesterol, faz bem para o fígado: veja os 5 benefícios
dente de leão

Para que serve dente de leão:

O dente de leão é baixo em calorias, mas rico em fibras, vitamina K, vitamina A e vitamina C. Além disso, a raiz e suas folhas também demonstraram ter alguns benefícios para saúde bastante impressionantes e podem até reduzir o crescimento do câncer, baixar o colesterol e ajudar na perda de peso.

Além de ser rico em muitas vitaminas e minerais, também está prontamente disponível, fácil de adicionar à sua dieta e cheio de sabor.

O que é dente de leão?

Dentes-de-leão, também conhecido como Taraxacum officinale, é um tipo de planta nativa da Europa, Ásia e América do Norte. Além disso, como um membro da família das margaridas, as plantas estão relacionadas a dálias, cardo, ambrósia, alface, alcachofras e girassóis.

As plantas de dente de leão produzem pequenas flores amarelas, chamadas de florets, que coletivamente formam uma cabeça de flor. Além disso, uma vez terminada a floração, a cabeça da flor seca, as florzinhas caem e uma cabeça de semente é formada. As sementes são então dispersas pelo vento … ou por aqueles que buscam um desejo livre.

Embora seja frequentemente ignorado como apenas uma erva daninha, ele pode ser uma adição útil à sua cozinha e ao seu armário de remédios. Além disso, tanto a raiz quanto as folhas são embaladas com propriedades de promoção da saúde e podem ser usadas para fazer tudo, desde o chá dente de leão a saladas super nutritivas.

História da planta dente de leão:

A planta dente de leão tem uma história rica em seu uso como planta medicinal. Na verdade, as origens como um remédio natural podem ser rastreadas até 659 a.C. na China antiga. Além disso, também foi usado em medicina árabe, galesa e européia e foi consumido cru ou como um suco ou tônico.

Os usos tradicionais variam, de promover uma melhor digestão até curar o fígado. Além disso, algumas tribos nativas americanas mastigavam a raiz para aliviar a dor, enquanto outras cozinhavam as folhas e aplicavam topicamente para aliviar dores de garganta.

Hoje, dente de leão ainda é usado como remédio natural para muitas condições. No entanto, também se tornou um ingrediente favorito nas cozinhas do mundo inteiro graças à sua riqueza de nutrientes, à multiplicidade de benefícios para a saúde e ao delicioso sabor.

Raiz de dente de leão X folhas de dente de leão:

Tanto a raiz e as folhas do dente de leão são ricas em nutrientes e comumente usadas como remédios naturais e ingredientes versáteis.

As folhas podem ser consumidas cozidas no vapor, refogadas ou até mesmo cruas. Elas têm um gosto amargo, que pode complementar uma variedade de pratos.

A raiz por outro lado, é muitas vezes consumida em forma de pó e torrada, para uso como substituto do café ou adicionado em chás de ervas. Além disso, embora usadas de maneira diferente, ambos oferecem uma série de benefícios impressionantes para saúde.

Valor nutricional do dente de leão:

É rico em muitos nutrientes, porém contém poucas calorias. Ele contém uma boa quantidade de fibras, bem como vitamina K, vitamina A e vitamina C.

Uma xícara de folhas  picadas (55 gramas) contém aproximadamente:

  • 24,7 calorias;
  • 5,1 gramas de carboidratos;
  • 1,5 gramas de proteína;
  • 0,4 gramas de gordura;
  • 1,9 gramas de fibra;
  • 428 microgramas de vitamina K (535% do VD);
  • 5.588 unidades internacionais de vitamina A (112% do VD);
  • 19,3 miligramas de vitamina C (32% do VD);
  • 103 miligramas de cálcio (10% do VD);
  • 1,7 miligramas de ferro (9% do VD);
  • 1,9 miligramas de vitamina E (9% do VD);
  • 0,2 miligramas de manganês (9% do VD).

Folhas de dente de leão também contêm uma pequena quantidade de tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, folato, magnésio, fósforo, potássio, zinco e cobre.

Benefícios do dente de leão para saúde:

A raiz traz muitos benefícios para a saúde em geral, confira os principais benefícios que essa raiz pode oferecer a sua saúde.

1. Contra células cancerígenas:

Curiosamente, vários estudos mostram que a raiz do dente de leão pode ser útil na prevenção e no tratamento do câncer.

Um estudo de 2011 da Universidade de Windsor, no Canadá, tratou as células de câncer de pele com extrato de raiz e descobriu que ele começou a matar células cancerosas em apenas 48 horas de tratamento.

Outro estudo mostrou que o extrato de raiz foi capaz de matar 95% das células cancerosas do cólon em dois dias.

Outra pesquisa mostrou que a raiz pode auxiliar no tratamento de leucemia, câncer de pâncreas, câncer de mama e câncer de próstata.

2. Reduzir o colesterol:

O colesterol alto é um dos principais contribuintes para a doença cardíaca coronária. Essa substância cerosa pode se acumular nos vasos sanguíneos, fazendo com que as artérias se tornem endurecidas e estreitas, dificultando o fluxo de sangue.

Mudar sua dieta é uma das maneiras mais fáceis de prevenir o colesterol alto. Além de limitar o consumo de alimentos ultraprocessados, adicionar mais alimentos integrais, como frutas e verduras, pode reduzir o colesterol.

Raiz de dente de leão também foi constatada para reduzir os níveis de colesterol. Em um estudo, coelhos foram alimentados com uma dieta rica em colesterol e suplementada com raiz.

A rais levou a uma redução no colesterol total, triglicerídeos e mau colesterol LDL, bem como um aumento no colesterol HDL benéfico.

Quando combinado com atividade física regular e uma dieta saudável, incluir uma porção de raiz de dente de leão em seu dia pode manter seu coração saudável e afastar doenças cardíacas.

3. Rica em antioxidantes:

Os radicais livres são compostos que se formam em seu corpo como resultado de coisas como estresse, poluição e uma dieta pobre.

Com o tempo, o acúmulo de radicais livres pode levar a danos celulares e doenças crônicas. Antioxidantes podem neutralizar os radicais livres e reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.

Estudos mostram que a raiz de dente de leão é especialmente rica em antioxidantes, o que pode ser responsável por seus muitos benefícios para saúde.

4. Para o fígado:

Desde filtrar toxinas até metabolizar remédios, o fígado é essencial para muitos aspectos da saúde. A raiz beneficia seu fígado, ajudando na proteção e mantimento do seu funcionamento de forma eficaz.

Um estudo na República da Coréia mostrou que o extrato de raiz de dente de leão preveniu danos ao fígado causados pela toxicidade do álcool em células do fígado, em camundongos.

Esses efeitos protetores provavelmente se devem à quantidade de antioxidantes encontrados na raiz do dente de leão, bem como à sua capacidade de prevenir danos causados pelos radicais livres.

5. Combater bactérias:

Além de muitos outros benefícios para a saúde, a raiz também possui propriedades antimicrobianas que podem impedir o crescimento de bactérias causadoras de doenças.

Um estudo na Irlanda mostrou que a raiz de dente de leão foi especialmente eficaz contra certas bactérias que são responsáveis por infecções por estafilococos e doenças transmitidas por alimentos.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, a raiz pode ser um método natural para combater infecções bacterianas.

Como encontrar dente de leão

Dentes-de-leão são abundantes em quintais e mercearias. Além disso, embora seja seguro colher de seu próprio quintal e usá-las, você deve evitar áreas onde o herbicida ou os pesticidas tenham sido pulverizados e lembre-se de lavar bem as plantas colhidas.

Plantas mais jovens tendem a ser menos amargas e mais macias. Além disso, as folhas dessas plantas podem ser incorporadas em uma deliciosa salada de folhas ou refogadas para um saboroso acompanhamento.

Você também pode usar as raízes cavando um pouco mais fundo e retirar todas as hastes que podem ser anexadas. Além disso, lave bem as raízes para garantir de que toda a sujeira seja removida e use para fazer um saboroso chá.

Pílulas de raiz de dente de leão e extrato líquido também estão disponíveis em muitas farmácias e lojas de saúde. Além disso, caso decida complementar com dente-de-leão, procure uma marca respeitável com o mínimo de ingredientes e enchimentos adicionados.

Como usar o dente de leão:

Você pode usar as folhas e a raiz do dente de leão em uma grande variedade de receitas, de molhos a sopas. Além disso, é boa para refogar e cozinhar, bem como misturar em caçarolas ou quichés. Também pode ser usado cru no lugar de outras verduras para adicionar um sabor amargo e terroso a saladas.

Enquanto isso, a raiz pode ser mergulhada em água para fazer o chá de raiz ou mesmo torrada e usada como substituto do café. Além disso, aqui estão algumas receitas que você pode fazer:

  • Beterraba Dourada Caramelizada e salada.
  • Raiz de dente de leão assado.
  • Sopa de dente de leão selvagem .
  • Pesto dente de leão.

Malefícios e contraindicações

Dente de leão pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas quando consumida ou aplicadas na pele. Além disso, caso tenha sensibilidade a outras plantas da mesma família, como a ambrósia, margaridas ou cardo, você também pode ter sensibilidade.

Caso tenha sintomas como inchaço, comichão ou vermelhidão, deve interromper imediatamente a utilização e falar seu médico. Além disso, é rico em vitamina K, que pode afetar a coagulação do sangue. Caso esteja tomando varfarina ou outro anticoagulante, é necessário manter um consumo consistente de vitamina K para evitar interferir com a medicação.

Como o dente de leão age como um diurético natural, pode afetar a excreção de lítio do corpo e pode levar a aumentos nos níveis de lítio. Consulte o seu médico caso esteja tomando lítio para determinar se é ideal para você.

Pode também diminuir a absorção e eficácia de certos antibióticos, incluindo enoxacina, norfloxacina, trovafloxacina, ciprofloxacina, esparfloxacina e grepafloxacina.

Considerações finais:

Apesar de ser considerado pouco mais do que uma erva daninha por muitos, o dente de leão têm alguns benefícios impressionantes para saúde. Além disso, tanto a raiz quanto as folhas demonstraram proteger o fígado, reduzir o colesterol e os triglicerídeos, combater as bactérias e manter os olhos saudáveis.

Pode ser adicionado em tudo, desde saladas a molhos e sopas ou usada para preparar uma xícara de café ou chá quente. Além disso, pense duas vezes antes de pegar o matador de ervas daninhas quando notar as flores amarelas surgindo em seu jardim, e pense em dar uma chance a essas plantas nutritivas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.