Dicas de Saúde

Como tomar a cúrcuma? dosagem, benefícios e dicas

como tomar a curcuma

Tomar a cúrcuma ajuda prevenir doenças cardíacas, Alzheimer e câncer pois, ela possui um composto ativo chamado curcumina, que também é um potente anti-inflamatório e antioxidante que pode ajudar a melhorar os sintomas de depressão e artrite.

Como tomar a cúrcuma? dosagem, benefícios e dicas
como tomar a cúrcuma

O que é cúrcuma?

A cúrcuma é uma especiaria que vem da planta açafrão. É comumente usado na comida asiática.((https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/home-remedies/know-the-exact-amount-of-turmeric-you-should-consume-in-a-day/articleshow/66636189.cms))

A que horas do dia você deve tomar cúrcuma?

O recomendado é tomar 400-800 mg de um suplemento de curcumina com o estômago vazio (30 minutos antes de uma refeição ou duas horas após uma.

Dica:

  • Se você sentir azia simplesmente tome com comida.

É seguro tomar cúrcuma diariamente?

A cúrcuma é segura para a maioria das pessoas quando consumida em quantidades encontradas nos alimentos. Mas, ele pode ter efeitos colaterais quando tomado em grandes doses.

Além disso, alguns suplementos contêm até 500 miligramas de extrato de cúrcuma, e seus rótulos recomendam tomar quatro cápsulas por dia.((https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-662/turmeric))

Maneiras de usar a cúrcuma:

  1. Misture com legumes assados: O sabor levemente quente e apimentado da cúrcuma funciona especialmente bem com couve-flor, batata e raízes.
  2. Adicione ao arroz: Uma pitada de cúrcuma traz cor e sabor suave para uma panela de arroz puro.
  3. Use em sopas: Uma tigela de sopa de legumes ou de galinha aquece ainda mais quando é tingida com cúrcuma dourado.
  4. Faça chá: Cozinhe cúrcuma com leite de coco e mel para fazer uma bebida terrosa e reconfortante.
Como tomar a cúrcuma? dosagem, benefícios e dicas
cúrcuma

Quem não deve tomar cúrcuma?

Quem não pode e não deve tomar a cúrcuma são as pessoas que tem cálculos biliares ou uma obstrução do ducto biliar.

  • Problemas de sangramento: A cúrcuma pode retardar a coagulação do sangue. Isso pode aumentar o risco de hematomas e sangramento em pessoas com distúrbios hemorrágicos.
  • Diabetes: a curcumina pode diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.((https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-662/turmeric))

Quais são os efeitos negativos da cúrcuma?

Os efeitos colaterais mais comuns são gastrointestinais e incluem prisão de ventre, dispepsia, diarréia, distensão, refluxo gastresofágico, náuseas, vômitos, fezes amarelas e dor de estômago.((https://www.thekitchn.com/7-ways-to-eat-drink-turmeric-198696))

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.