Os 5 Benefícios do 5-HTP Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

Os 5 Benefícios do 5-HTP Para Saúde!
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Os Benefícios do 5-HTP Para Saúde que você não conhece ainda. Além disso, o 5-HTP, 5-hidroxitriptofano é um aminoácido que o seu corpo produz naturalmente. Seu corpo o usa para produzir serotonina, um mensageiro químico que envia sinais entre as células nervosas. Baixos níveis de serotonina estão associados a depressão, ansiedade, distúrbios do sono, ganho de peso e outros problemas de saúde.

5-HTP
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Portanto, aumentar a produção de serotonina no seu corpo pode ter vários benefícios. Por esta razão, os suplementos de 5-HTP produtores de serotonina tornaram-se cada vez mais populares. Aqui estão Os 5 Benefícios do 5-HTP Para Saúde: 

1. Ajuda na Perda de Peso:

O 5-HTP pode aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e perca peso. A perda de peso pode aumentar a produção de hormônios que fazem você sentir fome. Esses sentimentos de fome constante podem tornar a perda de peso insustentável a longo prazo. O 5-HTP pode neutralizar esses hormônios indutores de fome, trabalhando para suprimir o apetite e ajudá-lo a perder peso.

Em um estudo, 20 pessoas com diabetes foram aleatoriamente designados para receber 5-HTP ou um placebo por duas semanas. Os resultados mostraram que aqueles que receberam 5-HTP consumiram aproximadamente 435 menos calorias por dia, em comparação com o grupo placebo. Além disso, o 5-HTP inibiu principalmente a ingestão de calorias de carboidratos, o que foi associado a um melhor controle do açúcar no sangue.

Muitos outros estudos também descobriram que o 5-HTP aumentava os sentimentos de plenitude e ajudava na perda de peso em pessoas com sobrepeso ou obesas. Além disso, estudos em animais mostraram que o 5-HTP pode reduzir a ingestão excessiva de alimentos devido a estresse ou depressão.

2. Ajuda com Depressão:

Os efeitos do 5-HTP sobre os sintomas da depressão foram bem estudados. Embora a causa exata da depressão seja amplamente desconhecida, alguns pesquisadores acreditam que um desequilíbrio da serotonina pode influenciar o seu humor de uma forma que leva à depressão.

Acredita-se que os suplementos de 5-HTP tratam a depressão aumentando os níveis de serotonina. De fato, vários pequenos estudos descobriram que o 5-HTP reduz os sintomas de depressão. No entanto, dois deles não utilizaram placebos para comparação, limitando a força de seus achados. Da mesma forma, outra análise concluiu que o 5-HTP pode ajudar a tratar a depressão.

No entanto, grande parte da pesquisa sugere que os potenciais efeitos antidepressivos do 5-HTP são mais fortes quando combinados com outras substâncias ou medicamentos antidepressivos, em comparação com quando são usados isoladamente. Além disso, muitas revisões concluem que estudos adicionais de alta qualidade são necessários antes que o 5-HTP possa ser recomendado como tratamento para depressão.

3. Melhora os Sintomas da Fibromialgia:

Suplementar com 5-HTP pode melhorar os sintomas da fibromialgia, uma condição caracterizada por dores musculares e ósseas, bem como fraqueza geral. Atualmente, não há causa conhecida de fibromialgia, mas baixos níveis de serotonina têm sido associados à doença.Isso levou os pesquisadores a acreditar que o aumento dos níveis de serotonina através de suplementos de 5-HTP pode beneficiar pessoas com fibromialgia.

De fato, evidências iniciais sugerem que o 5-HTP pode melhorar os sintomas da fibromialgia, incluindo dores musculares, problemas de sono, ansiedade e fadiga. Em um estudo, pessoas com fibromialgia que receberam 5-HTP em combinação com um tipo de medicação antidepressiva chamada inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) relataram redução significativa da dor. No entanto, não há pesquisas suficientes para tirar conclusões claras sobre a eficácia do 5-HTP na melhora dos sintomas da fibromialgia.

4. Ajuda a Reduzir a Enxaqueca:

5-HTP é dito para ajudar com enxaquecas , que são dores de cabeça latejantes que são muitas vezes acompanhadas de náuseas ou visão perturbada. Enquanto sua causa exata é debatida, alguns pesquisadores acreditam que eles são desencadeados por baixos níveis de serotonina. Um estudo em 124 pessoas comparou a capacidade do 5-HTP e da metisergida, um medicamento comum para a enxaqueca, em prevenir enxaquecas.

Descobriu-se que a suplementação com 5-HTP diariamente por seis meses preveniu ou diminuiu significativamente o número de ataques de enxaqueca em 71% dos participantes.Em outro estudo em 48 estudantes, o 5-HTP produziu uma redução de 70% na frequência de dor de cabeça, em comparação com uma diminuição de 11% no grupo placebo. Da mesma forma, muitos outros estudos descobriram que o 5-HTP pode ser uma opção de tratamento eficaz para pessoas com enxaqueca.

5. Promove o Sono:

5-HTP produz serotonina, que pode ser convertida no hormônio melatonina. A melatonina desempenha um papel importante na regulação do sono. Seus níveis começam a subir à noite para promover o sono e cair de manhã para ajudar a acordá-lo.

Portanto, a suplementação com 5-HTP pode promover o sono, aumentando a produção de melatonina em seu corpo. Um estudo baseado em humanos mostrou que uma combinação de 5-HTP e ácido gama-aminobutírico (GABA) reduziu significativamente o tempo necessário para adormecer, aumentou a duração do sono e melhorou a qualidade do sono.

O GABA é um mensageiro químico que promove o relaxamento. Combinando-o com 5-HTP provavelmente tem um efeito sinérgico. De fato, vários estudos com animais e insetos sugerem que o 5-HTP melhora a qualidade do sono e que o efeito é maior quando combinado com o GABA. Embora esses resultados sejam promissores, a falta de estudos com base em humanos dificulta a recomendação do 5-HTP para melhorar a qualidade do sono, especialmente quando usado isoladamente.

Possíveis Efeitos Colaterais do 5-HTP:

Algumas pessoas podem sentir náusea, diarreia, vômito e dor de estômago ao tomar suplementos de 5-HTP. Estes efeitos secundários são dependentes da dose, o que significa que pioram quando se aumenta a dose. Para minimizar esses efeitos colaterais, comece com uma dose de 50-100 mg duas vezes por dia e aumente para a dose apropriada ao longo de um período de duas semanas.

Alguns medicamentos aumentam a produção de serotonina. Combinar estes medicamentos com 5-HTP pode causar níveis perigosos de serotonina no seu corpo. Isso é chamado de síndrome serotoninérgica, uma condição potencialmente fatal.

Medicamentos que podem aumentar os níveis de serotonina do seu corpo incluem certos antidepressivos, remédios para tosse ou analgésicos prescritos. Como o 5-HTP também pode promover o sono, tomá-lo com remédios sedativos receitados, como Klonopin, Ativan ou Ambien, pode causar muita sonolência. Devido ao potencial de interações negativas com outros medicamentos, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar suplementos de 5-HTP.

Ao comprar suplementos, procure os selos NSF ou USP, que indicam alta qualidade. Estas são empresas terceirizadas que garantem que os suplementos contenham o que alegam no rótulo, sem impurezas.

Instruções de Dosagem:

Como suplemento, o 5-HTP vem das sementes de um arbusto africano conhecido como Griffonia simplicifolia . Estes suplementos não são os mesmos que os suplementos de L-triptofano , que também podem aumentar os níveis de serotonina. O L-triptofano é um aminoácido essencial encontrado em alimentos ricos em proteínas, como produtos lácteos, aves, carne, grão de bico e soja. Por outro lado, o 5-HTP não está presente nos alimentos e só pode ser adicionado à sua dieta através de um suplemento. A dose recomendada para o 5-HTP depende da sua razão para tomá-lo.

Aqui estão algumas diretrizes gerais para você começar:

  • Controle de peso: 250 a 300 mg, 30 minutos antes da refeição.
  • Realce do humor: 50-100 mg, 3 vezes por dia com as refeições. Use por pelo menos uma semana para notar um efeito benéfico.
  • Alívio dos sintomas da fibromialgia: 100 mg, 3 a 4 vezes por dia com as refeições. Use por pelo menos duas semanas para notar um efeito benéfico.
  • Enxaquecas: 100-200 mg, 2 a 3 vezes por dia com as refeições. Use por duas a três semanas para notar um efeito benéfico.
  • Auxílio para dormir: 100 a 300 mg, 30 a 45 minutos antes de dormir. Empilhar com GABA para aumentar a eficácia.
  • Benefícios do 5-HTP

Mais Informações:

Seu corpo converte o 5-HTP em serotonina, uma substância que regula o apetite, sensações de dor e sono. Completando com isso é uma maneira eficaz para aumentar seus níveis de serotonina. Níveis mais altos de serotonina podem fornecer muitos benefícios, como promover a perda de peso, melhorar os sintomas de depressão e fibromialgia, diminuir a frequência de ataques de enxaqueca e ajudá-lo a dormir melhor.

Efeitos colaterais menores têm sido associados ao 5-HTP, mas eles podem ser minimizados ao iniciar com doses menores e aumentar a dosagem gradualmente. Dado que o 5-HTP pode interagir negativamente com vários medicamentos, fale com o seu médico para garantir que é seguro para você usar.

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AUTOR: Valéria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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