Dicas de Saúde

8 alimentos que ajudam a tratar gastrite que todos devem saber

alimentos que ajudam a tratar gastrite

Os alimentos que ajudam a tratar gastrite são uma forma natural de tratar essa doença. pois, tem coisa mais incômoda do que não conseguir comer direito? Pois é. Isso acontece com quem sofre de gastrite, um mal muito comum entre as pessoas, mas que, com uma mudança de hábitos alimentares, pode ser resolvido.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população brasileira é portadora da H.pylori, bactéria que pode causar gastrite crônica. Infelizmente, no entanto, o Brasil não está sozinho nesta estatística, já que dois bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com alguma forma de inflamação do estômago.

8 alimentos que ajudam a tratar gastrite que todos devem saber
alimentos que ajudam a tratar gastrite

O que é gastrite?

A gastrite é um termo utilizado para descrever uma série de condições que têm em comum a inflamação da mucosa (parede) do estômago. Quando ocorre de maneira súbita, a gastrite é chamada de aguda, e quando os sintomas se acumulam ao longo do tempo, é denominada gastrite crônica.

A gastrite pode ser causada por diversos fatores, entre eles a atuação da bactéria H.pylori, doenças autoimunes, uso prolongado de anti-inflamatórios, café e outras bebidas acidificantes em excesso, estresse, refluxo da bile e excesso de álcool. Para Tratar Gastrite crônica não é nada fácil.

Um em cada sete brasileiros está infectado com a H.pylori, bactéria que se aloja no estômago e não é afetada pela acidez do órgão. A presença da bactéria no estômago não significa desenvolvimento da doença, mas quando combinada com maus hábitos alimentares e outras condições estressantes para o estômago, a H.pylori pode se proliferar.

A Importância da alimentação:

A dieta pode ser tanto uma grande vilã como a principal aliada de quem sofre com gastrite. Uma dieta  com uma alimentação equilibrada irá garantir que o organismo se mantenha saudável e que o sistema imune esteja fortalecido para combater as inflamações estomacais.

E, tão importante quanto evitar uma série de alimentos que pode agravar o quadro inflamatório, é incluir na dieta opções que podem acelerar o processo de cicatrização. Confira abaixo quais são esses alimentos que ajudam a tratar gastrite e como incluí-los no cardápio de sua dieta.

Alimentos que ajudam a tratar gastrite:

1. Biomassa de banana verde:

Produzida a partir da fruta cozida, a biomassa de banana verde possui um tipo de amido (conhecido como resistente) que não é digerido pelo organismo. Ao chegar ao intestino, esse amido constitui-se em um excelente probiótico, estimulando o crescimento de bactérias benéficas ao sistema digestivo.

2. Couve manteiga:

A couve é um dos melhores alimentos que ajudam a tratar gastrite, pois possui ação cicatrizante e atua na regeneração da mucosa estomacal. A couve manteiga também contém carotenoides e bioflavonóides que combatem as inflamações e podem ajudar na prevenção do aparecimento do câncer.

3. Chia:

Ao entrar em contato com água ou outro líquido no estômago, a chia se transforma em um gel, que protege a parede do estômago contra a ação do ácido clorídrico.

A sementinha também tem ação anti-inflamatória e aumenta o bolo alimentar, ajudando no controle das porções consumidas durante as refeições. E quanto menor a quantidade de alimentos, menor será a secreção de ácidos pelo estômago.

4. Geleia Real:

A secreção produzida por abelhas jovens é rica em sais minerais, lipídios, aminoácidos e vitaminas, sendo indicada na dieta para tratar gastrite graças ao seu potencial cicatrizante e antibactericida.

5. Alimentos com lactobacilos

Às vezes, a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, e sem elas, o tecido não se recupera. Por isso, a reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas. Além disso, os lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.

8 alimentos que ajudam a tratar gastrite que todos devem saber
alimentos para tratar gastrite

6. Caldo de feijão:

Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa da fermentação que provoca, o seu caldo pode ser aproveitado. Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.

7. Folhas verdes escuras:

Além da couve, o espinafre, brócolis, rúcula e outras folhas escuras também não podem faltar na dieta, pois são boas fontes de ferro e das vitaminas A, C, K, nutrientes que atuam na cicatrização da gastrite e das úlceras estomacais.

8. Suco de aloe vera:

Também conhecida como babosa, a Aloe Vera tem atuação cicatrizante e pode ajudar a curar a irritação e até mesmo as feridas estomacais. É possível encontrar o suco já pronto em casas de produtos naturais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.