Dicas de Saúde

6 principais alimentos que podem provocar depressão

Por Alan Costa, em 08/06/2019 (atualizado em 07/12/2021)
alimentos podem provocar depressao

Os alimentos que podem provocar depressão e que você talvez não saiba, e pode está agravando mais ainda este problema que é tão ruim. Além disso, sabe-se que o hormônio serotonina é responsável pelo bom humor. No entanto, muitas pessoas esquecem que 90% da serotonina é produzida nos intestinos. Assim, o humor está diretamente relacionado à digestão.

alimentos que podem provocar depressão

Alimentos que podem provocar depressão:

A depressão é um declínio no humor geral. Sendo que as alterações no humor podem ocorrer em diversos períodos da vida de cada pessoa, mas algumas facilmente lidam bem com o problema, porém outros não. Estudos mostraram que alguns alimentos podem provocar depressão ou reduzir seus sintomas.

1. Fast Food: 

As pessoas que comem regularmente em estabelecimentos de comida rápida têm 51% mais probabilidade de desenvolver depressão, ao contrário daquelas que não são atraídas por restaurantes Fast Food.

Para evitar que pensamentos ruins e depressivos cheguem à sua cabeça, nutricionistas e psicólogos recomendam que você revise sua dieta, inclua mais frutas e legumes frescos, bem como pratos simples e saudáveis, sem conservantes e estabilizadores que são alimentos que podem provocar depressão.

2. Açúcar: 

Nossos corpos não foram projetados para lidar com o açúcar no sangue e com a montanha-russa de insulina que esse excesso pode provocar em nosso organismo. Quando você come açúcar, seja em refrigerante ou em forma de massa, seu nível de açúcar no sangue aumenta rapidamente.

Este aumento rápido de açúcar no sangue eleva a quantidade de insulina. A insulina atua removendo o açúcar no sangue, quando isso acontece há uma queda de açúcar no sangue, como consequência o cortisol entra para compensar a falta de açúcar tentando tirá o açúcar do armazenamento interno, fazendo com que retorne para a corrente sanguínea.

Esse processo, que é frequentemente chamado de hipoglicemia reativa, é responsável pelos desejos de consumir carboidratos simples, o que leva a ser um alimento que pode provocar depressão, ansiedade, dores de cabeça e irritabilidade.

3. Carne vermelha:

Se você está acostumado a comer subprodutos de carne no café da manhã, almoço e jantar, então, provavelmente, você pode ter sentido falta de ânimo e queda de humor. Esses são alimentos que podem provocar depressão, pois são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea e causam irritabilidade, fadiga e sonolência.

O fato é que o cérebro precisa de glicose, que recebe de alimentos fontes de carboidratos. A distorção da dieta na direção das proteínas faz com que o cérebro sofra, e imediatamente produza reações negativas.

4. Refrigerantes:

Os refrigerantes têm um efeito negativo sobre a imunidade e contribuem para o desenvolvimento da depressão. Um estudo de cientistas americanos foi feito com 264 mil pessoas, em que os pacientes consumiram ativamente limonadas e refrigerantes por um ano inteiro.

Ao final do estudo, descobriu-se que os participantes do experimento, que bebiam quatro ou mais latas de refrigerantes por dia, ficavam 30% mais deprimidos do que aqueles que não bebiam refrigerantes. Nesse caso, constatou-se que os consumidores de refrigerantes sofre de depressão 38% mais frequentemente do que aqueles que o recusa.

Ao mesmo tempo, que esse alimento pode provocar depressão ele também aumenta várias vezes entre aqueles que preferem refrigerante dietético. Por exemplo, cola dietética reduz os níveis de serotonina, o que causa estados estressantes.

Alimentos com baixo teor de gordura:

As disputas sobre os benefícios dos produtos com baixo teor de gordura são longas. No entanto, nem todos sabem que esses produtos contêm grandes quantidades de sódio.

O uso de produtos com baixo teor de gordura é muito exagerado, e pouco é dito sobre o seu dano. Poucas pessoas sabem que os alimentos com baixo teor de gordura contêm quantidades elevadas de sódio.

O sódio retém o fluido no corpo, o que torna as pessoas lentas e inibe o sistema nervoso. Além disso, o excesso de sódio provoca estados depressivos, afetando negativamente o sistema nervoso humano.

depressao

Café:

De acordo com especialistas, a cafeína em si não causa depressão, mas pode causar um distúrbio do sono que provoca depressão. Uma xícara de café aromático realmente ajuda a animar-se pela manhã e levantar o ânimo. Mas se você continuar a tomar café durante o dia, essa bebida pode causar irritação.

É muito perigoso não só pelo humor, mas também pela saúde. Café em grandes quantidades provoca o aparecimento de problemas relacionados a pressão arterial, sendo assim um alimento que pode provocar depressão, devido ao distúrbio causado no sono.

Sair da versão mobile