Doenças e Distúrbios

Olheiras: o que são, o que causa, como eliminar e tratamentos

olheiras

As olheiras são o resultado de vários fatores, incluindo genética, hábitos alimentares, estrutura óssea, alergias, sono e até uma saída noturna. Além disso, as olheiras não são um grave problema de saúde, mas muitas pessoas sentem que círculos escuros sob os olhos fazem com que se pareça cansados, mais velhos ou insalubres.

Há uma série de métodos, tanto naturais quanto medicamente prescritos, que as pessoas usam para eliminar ou diminuir a aparência das olheiras.

Embora nem todos esses tratamentos sejam permanentes, com manutenção e consistência, eles ajudarão na redução da aparência das olheiras.

Olheiras: o que são, o que causa, como eliminar e tratamentos
quais são as causas das olheiras?

Quais são as causas das olheiras?

Embora os círculos escuros sob os olhos sejam mais comumente causados por fadiga, existem outras causas também, incluindo:

  1. Alergias;
  2. Rinite alérgica;
  3. Dermatite atópica;
  4. Dermatite de contato;
  5. Hereditariedade;
  6. Irregularidade de pigmentação;
  7. Coçar ou esfregar os olhos;
  8. Exposição ao sol.

Outra causa de olheiras é o processo natural de envelhecimento. Quando envelhecemos, tendemos a perder gordura e colágeno, e sua pele frequentemente se dilui. Isso pode tornar os vasos sanguíneos azul-avermelhados sob os olhos mais proeminentes.

Além disso, à medida em que a pessoas envelhecem, elas geralmente desenvolvem pálpebras ou côncavas inchadas sob os olhos. Às vezes, essas mudanças físicas produzem sombras que podem parecer círculos escuros sob os olhos.

A fadiga e a falta de sono podem causar olheiras sob os olhos. Podem fazer com que você se pareça mais pálido, o que pode fazer com que suas olheiras pareçam mais escuras.

Como eliminar as olheiras:

Existem várias maneiras pelas quais as pessoas relatam que eliminaram ou reduziram a aparência das olheiras. Todo mundo é diferente, então alguns desses remédios podem não funcionar. Como em qualquer tratamento, é sempre uma boa ideia rever seus planos com seu médico antes de testá-los.

  1. Verifique se está dormindo de sete a oito horas por noite.
  2. Ao dormir, experimente travesseiros extras embaixo da cabeça para diminuir o inchaço do líquido acumulado nas pálpebras inferiores.
  3. Às vezes, os vasos sanguíneos dilatados podem escurecer a área sob os olhos. Uma compressa fria pode aliviar os vasos sanguíneos, o que pode resultar em diminuição das olheiras.
  4. Reduza ou elimine a exposição solar ao seu rosto.
  5. Há um certo número de hidratantes que podem ajudá-lo com as olheiras sob seus olhos. Muitos deles contêm cafeína, Vitamina E, Aloe Vera, ácido hialurônico e/ou retinol.
  6. Congele fatias grossas de pepino e a aplique as fatias geladas nas olheiras por cerca de 10 minutos. Em seguida, lave a área com água. Repita este tratamento duas vezes por dia.
  7. Misture quantidades iguais de óleo de amêndoas e Vitamina E, e passe um pouco antes de dormir, massageando suavemente a mistura nas olheiras. De manhã, lave a área com água fria. Repita o processo todas as noites até que as olheiras desapareçam.
  8. Um estudo de 2015 mostrou que aplicar uma compressa que continha uma mistura que incluía cafeína e Vitamina K sob o olho, resultou em uma redução na profundidade das rugas e nas olheiras.
  9. Molhe dois saquinhos de chá, de preferência use chá com cafeína, em água morna e depois deixe resfriar os sacos na geladeira por alguns minutos. Coloque uma bolsa em cada olho. Após cinco minutos, retire os saquinhos de chá e lave a área com água fria.
Olheiras: o que são, o que causa, como eliminar e tratamentos
o que são as olheiras?

Tratamentos para olheiras?

Seu médico pode oferecer uma opção médica, dependendo de seu diagnóstico dos círculos sob seus olhos. Essa recomendação pode incluir as seguintes opções:

Para clarear a hiperpigmentação sob os olhos, um dermatologista pode prescrever um creme para clarear a pele com ácido azelaico, ácido kójico, ácido glicólico ou hidroquinona. Alguns desses cremes, em fórmulas com menores porcentagens do ingrediente ativo, estão disponíveis em qualquer supermercado.

Os tratamentos a laser usam energia térmica para vaporizar as células danificadas. O pigmento mais escuro sob os olhos pode ser direcionado. Além de clarear os tons de pele mais escuros, a terapia a laser pode promover uma nova formação de colágeno.

Um dermatologista pode sugerir um peeling químico leve para clarear a pigmentação escura sob os olhos. Comumente, estes incluem ácido glicólico, ácido retinoico ou hidroquinona. Seu dermatologista também pode sugerir uma peeling de Jessner, que inclui uma combinação de ácido salicílico, ácido láctico e resorcinol.

A gordura pode ser removida cirurgicamente em uma blefaroplastia da pálpebra inferior por um cirurgião plástico, um cirurgião oculoplástico ou um cirurgião dermatológico. O procedimento pode diminuir a sombra da pálpebra, o que pode reduzir a aparência das olheiras.

Um preenchimento dérmico à base de ácido hialurônico pode ser injetado no tecido sob o olho por um oftalmologista, um dermatologista, um cirurgião plástico ou um profissional de saúde especialmente treinado. Os enchimentos ajudam na perda de volume sob o olho, o que pode causar olheiras.

Quando consultar médico? 

Consulte um médico caso o inchaço e a descoloração apareçam sob apenas um olho, você deve conversar com seu médico, especialmente se você perceber que está piorando com o tempo.

Considerações finais:

Embora possuir círculos escuros sob seus olhos normalmente não seja um problema de saúde, você pode querer que desapareçam por razões estéticas.

Há uma série de remédios caseiros e tratamentos médicos para remover ou reduzir a aparência das olheiras. Você deve verificar com seu médico para ver qual é o melhor para você.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.