Doenças e Distúrbios

Metamorfopsia: o que é, quais os sintomas e tratamentos

metamorfopsia

A metamorfopsia ou visão distorcida é um sintoma de doenças do centro da retina é uma combinação da alteração da percepção de tamanho dos objetos.

Metamorfopsia: o que é, quais os sintomas e tratamentos
metamorfopsia

O que é a metamorfopsia?

A metamorfopsia é um defeito visual que faz com que objetos lineares, como linhas em uma grade, pareçam curvos ou arredondados. É causada por problemas com a retina do olho e, em particular, com a mácula.

Além disso, a retina é uma fina camada de células na parte posterior do olho que detecta a luz e envia (através do nervo óptico) impulsos para o cérebro, permitindo que veja. A mácula fica no centro da retina e ajuda a ver as coisas com detalhes claros. Quando qualquer uma dessas coisas é afetada por doença, lesão ou idade, pode aparecer.

Sintomas de metamorfopsia:

Afeta a visão central (versus visão periférica ou lateral) e distorce a aparência de objetos lineares. Pode ocorrer em um olho ou em ambos. Além disso, quando você, você pode descobrir que:

  • Objetos retos, como um letreiro, parecem ondulados.
  • Além disso, coisas planas, como o próprio sinal, parecem arredondadas.
  • Formas, como um rosto, podem aparecer distorcidas. De fato, alguns compararam a Metamorfopsia a uma pintura de Picasso, com suas multidimensões.
  • Além disso, os objetos parecem menores do que são (chamados de micropsia) ou maiores do que são (macropsia). De acordo com pesquisa publicada, a micropsia é mais comum que a macropsia.

Causas da metamorfopsia:

Pode ser um sintoma de uma variedade de distúrbios oculares que afetam a retina e a mácula. Estes incluem:

1. Degeneração macular:

Este é um distúrbio degenerativo comum que afeta a mácula, a parte do olho que permite observar as coisas com foco nítido e detalhes finos. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é:

  • A principal causa de perda de visão entre os 50 e mais velhos;
  • Além disso, não pode ocorrer até depois dos 60 anos;
  • É ligada à genética;
  • Além disso, é relacionada a fatores ambientais como dieta e tabagismo.

Em um estudo que relacionou a DMRI e metamorfopsia:

  • 45% das pessoas do estudo tinham distorções visuais de linhas, 22,6% notaram distorções de esquadrias e estantes de livros;
  • 21,6% tinham distorções de linhas de azulejos do banheiro;
  • 18,6% experimentaram distorções de faces.

A DMRI úmida é muito mais propensa a produzir metamorfopsia do que a DMRI seca. A DMRI úmida é uma doença rara na qual os vasos sanguíneos vazam sangue e fluido. Além disso, como resultado, danificam a mácula. Na DMRI seca, a mácula se torna mais fina devido à idade e as proteínas gordurosas (chamadas drusas) se acumulam sob a superfície, causando perda de visão e cabelo.

2. Membranas epirretinianas:

As (membranas epirretinianas) são também chamadas de franjas maculares. Elas são causadas por um defeito no revestimento da superfície da retina. Além disso, esse defeito pode ser causado por idade, lágrimas na retina e doenças como diabetes, que afeta as regiões vasculares dos olhos.

As ERMs começam crescendo células na membrana retiniana lisa. Além disso, esse crescimento celular pode se contrair, o que puxa a retina e causa visão distorcida.

3. Edema macular:

Este é um problema no qual o fluido se acumula na mácula. Além disso, este fluido pode vazar dos vasos sanguíneos que estão danificados devido a:

  • Doenças como diabetes;
  • Cirurgia ocular;
  • Certos distúrbios inflamatórios;
  • Este fluido extra faz com que a mácula inche e engrosse, causando visão distorcida.

4. Descolamento da retina:

Quando a retina se desprende das estruturas que a suportam, a visão é impactada. Isso pode ocorrer devido a lesão, doença ou trauma.

Uma retina isolada é uma emergência médica e requer tratamento imediato para evitar a perda permanente da visão. Além disso, os sintomas incluem “flutuantes” (manchas na sua visão) ou flashes de luz em seus olhos.

5. Buraco macular:

Como o nome indica, buraco macular é uma pequena ruptura ou quebra na mácula. Essa quebra pode acontecer devido à idade. Além disso, ocorre quando o gel que proporciona o formato redondo do olho encolhe e contrai, afastando-se da retina e causando lágrimas.

Buracos maculares geralmente ocorrem em pessoas com mais de 60 anos. Caso um olho seja afetado, você tem 10 a 15% de chance de desenvolvê-lo no outro olho.

Como a metamorfopsia é diagnosticada:

Os médicos usam várias técnicas (a maioria envolvendo gráficos com linhas) para ajudar a diagnosticar a metamorfopsia. Além disso, as pessoas que vêem distorções nas linhas quando não existem são mais propensas a ter um problema macular.

  • Grade de Amsler:

Seu médico pode pedir que olhe para algo chamado grade de Amsler. Muito parecido com o papel de grade usado em aulas de geometria, ele tem linhas horizontais e verticais uniformemente espaçadas com um ponto focal central.

  • Perímetro de Hiperacuidade Preferencial (PHP):

Este é um teste em que linhas pontilhadas com distorções fabricadas serão mostradas para você, onde você será solicitado a escolher quais linhas estão desalinhadas e quais não estão.

Tratamento da metamorfopsia:

Como a metamorfopsia é um sintoma de retina ou problema macular, o tratamento do distúrbio subjacente deve melhorar a visão distorcida. Além disso, caso tenha DMRI úmida, seu médico pode recomendar a cirurgia a laser para parar ou retardar o vazamento de sangue de vasos defeituosos em sua retina.

Caso tenha DMRI seca, você pode ser aconselhado a tomar certos suplementos, como vitamina C e vitamina E, luteína e zeaxantina, que foram constatados para retardar a doença.

Caso tenha uma retina desanexada, será necessária uma cirurgia para reconectá-la. Qualquer metamorfopsia relacionada deve melhorar (mas isso pode levar tempo). Além disso, em um estudo, mais da metade dos participantes do estudo ainda apresentava um ano após a cirurgia bem sucedida para uma retina isolada.

Considerações finais:

A visão distorcida, que é uma característica marcante, é um sintoma comum de problemas oculares de retina e mácula. Dependendo do problema e da sua gravidade, a metamorfopsia pode ser significativa ou não.

Em geral, no entanto, uma vez que o distúrbio ocular causa o problema de visão melhora. Além disso, fale com um médico caso note alguma mudança na sua visão. Tal como acontece com muitas coisas, a detecção precoce e o tratamento resultaram em melhores resultados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.