Dicas de Saúde

6 benefícios do caqui para saúde!

Caqui

Originalmente da China, as árvores de caqui foram cultivadas há milhares de anos pelas suas deliciosas frutas e lindas madeiras.

Além disso, seus frutos de cor laranja são chamados caquis e conhecidos por seu sabor doce. Enquanto centenas de tipos existem, as variedades Hachiya e Fuyu estão entre as mais populares.

Os caquis Hachiya em forma de coração são adstringentes, o que significa que eles são muito ricos em substâncias químicas vegetais chamadas taninos que dão ao fruto um sabor amargo e seco. Este tipo de caqui precisa estar completamente maduro antes de comer.

Caqui
caqui

Vale lembrar que o caqui pode ser comido fresco, seco ou cozido e são comumente usados em todo o mundo em geleias, bebidas, tortas e pudins. Além disso, ele não é apenas saboroso, ele também é embalado com nutrientes que podem beneficiar sua saúde de várias maneiras.

Valor nutricional do caqui:

Embora pequeno em tamanho, o caqui é embalado com uma quantidade impressionante de nutrientes.

Além de vitaminas e minerais, a fruta contém uma grande variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, flavonóides e carotenoides, que podem impactar positivamente a sua saúde. As folhas da fruta também são ricas em vitamina C, taninos e fibras, além de ingrediente comum em chás terapêuticos.

Benefícios do caqui para saúde:

1. Excelente fonte de antioxidantes:

Além disso, o caqui contêm compostos vegetais benéficos que possuem qualidades antioxidantes. que ajudam a prevenir ou retardar o dano celular, neutralizando o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis chamadas de radicais livres.

2. Pode beneficiar a saúde do coração:

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo e afeta negativamente a vida de milhões de pessoas. Felizmente, a maioria dos tipos de doenças cardíacas pode ser evitada através da redução de fatores de risco, como uma dieta pouco saudável.

A poderosa combinação de nutrientes encontrada em caquis torna-os uma excelente escolha para melhorar a saúde do coração. Além disso, consumir uma dieta rica em flavonóides tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca em vários estudos.

benefícios do caqui
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3. Pode ajudar a reduzir a inflamação:

Condições como doença cardíaca, artrite, diabetes, câncer e obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica. Felizmente, a escolha de alimentos ricos em compostos antiinflamatórios pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o risco de doenças.

Caquis são uma excelente fonte de vitamina C. Na verdade, um caqui contém 20% da ingestão diária recomendada. A vitamina C ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres e combate a inflamação no corpo.

4. Rico em fibras:

O excesso de colesterol LDL “ruim”, pode aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e ataque cardíaco. Além disso, os alimentos ricos em fibras solúveis, como frutas e legumes, podem ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol, ajudando o corpo a excretar quantidades excessivas. Os Caquis são uma fruta rica em fibras que tem demonstrado reduzir os níveis de colesterol LDL.

caqui
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5. Melhora a saúde ocular:

Além disso, o caqui fornecem muita vitamina A e antioxidantes que são críticos para a saúde dos olhos. De fato, um caqui fornece 55% do consumo recomendado de vitamina A.

A vitamina A suporta o funcionamento das membranas conjuntivais e da córnea. Além disso, é um componente essencial da rodopsina, uma proteína necessária para a visão normal.

6. Delicioso e fácil de adicionar à sua dieta:

Caquis podem ser adicionados a uma variedade de pratos para fornecer um impulso extra de nutrição.

Além disso, estas frutas podem ser apreciadas frescas como um lanche simples ou usadas em deliciosas receitas. No entanto, eles combinam excelentemente com alimentos doces e salgados. Aqui estão algumas maneiras de adicionar caquis à sua dieta:

  • Fatie o caqui em uma salada para uma adição saborosa;
  • Cubra o seu iogurte matinal ou aveia para uma explosão de doçura natural;
  • Assar caquis no forno e regue com mel para uma sobremesa saborosa e saudável;
  • Misture esta fruta seco ou fresco em muffin, pão ou mistura de bolo;
  • Combine com frutas vermelhas e frutas cítricas para uma deliciosa salada de frutas;
  • Broil persimmon e sirva com Brie assado para um saboroso aperitivo;
  • Além disso, asse os eles com frango ou carne para uma combinação única de sabores;
  • Lançar persimmons congelados em sua receita de smoothie favorito para nutrientes extras;
  • Fatia e secar caquis no forno para fazer tiras de frutas naturais.

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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