Dicas de Saúde

Crioterapia: o que é, para que serve, como usar e benefícios

benefícios da crioterapia

A crioterapia é uma técnica em o corpo é exposto a temperaturas frias. A teoria da crioterapia de corpo inteiro é que, ao imergir o corpo em ar extremamente frio por vários minutos, você pode receber uma série de benefícios para saúde.

Além disso, o indivíduo ficará em uma câmara fechada ou em um pequeno recinto que circunda seu corpo, mas tem uma abertura para a cabeça no topo.

Crioterapia: o que é, para que serve, como usar e benefícios

O que é crioterapia? 

A crioterapia pode ser administrada em apenas uma área, ou você pode optar pela crioterapia de corpo inteiro. Além disso, ela pode ser administrada de várias maneiras, inclusive através de compressas de gelo, massagem com gelo, spray de refrigerante, banhos de gelo e até mesmo através de sondas administradas no tecido.

Benefícios da crioterapia para saúde:

1. Reduz os sintomas da enxaqueca:

A crioterapia pode ajudar no tratamento de enxaquecas, resfriado, entorpecendo os nervos na região do pescoço.

Além disso, um estudo descobriu que a aplicação de um envoltório de pescoço, contendo duas bolsas de gelo congeladas nas artérias carótidas no pescoço, reduziu significativamente a dor da enxaqueca nos pacientes testados.

2. Alivia irritação dos nervos:

Ela tem sido usada por atletas para tratar lesões há anos, e uma das razões é que pode anestesiar a dor, pois o frio pode realmente anestesiar um nervo irritado.

Os médicos tratarão a área afetada com uma pequena sonda inserida no tecido próximo.Portanto, ela ajudar no tratamento dos nervos comprimidos ou neuromas, dores crônicas ou até mesmo ferimentos agudos.

3. Trata os distúrbios do humor:  

As temperaturas frias podem causar respostas hormonais fisiológicas. Isso inclui a liberação de adrenalina, noradrenalina e endorfinas.

No entanto, isso pode ter um efeito positivo sobre os que sofrem de transtornos do humor, como ansiedade e depressão. Além disso, um estudo descobriu que a crioterapia de corpo inteiro era realmente eficaz no tratamento de curto prazo para ambos.

Crioterapia: o que é, para que serve, como usar e benefícios

4. Reduz a dor artrítica: 

O tratamento de crioterapia localizado não é a única coisa eficaz no tratamento de doenças graves, mas pode reduzir significativamente a dor em pessoas com artrite.

No entanto, ela é bem tolerado e permitiu que a fisioterapia fosse menos agressiva, tornando os programas de reabilitação mais eficazes.

5. Tratamento dos tumores de baixo risco:

A crioterapia localizada e direcionada pode ser usada como tratamento contra o câncer. Nesse contexto, é chamado de “criocirurgia”.

Além disso, ela funciona congelando as células cancerosas e cercando-as com cristais de gelo, atualmente, está sendo usada para tratar alguns tumores de baixo risco, incluindo câncer de próstata.

6. Trata a dermatite atópica e doenças da pele:

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele com sintomas característicos de pele seca e pruriginosa. Além disso, como a crioterapia pode melhorar os níveis de antioxidantes no sangue e reduzir simultaneamente a inflamação, a crioterapia de corpo inteiro também pode ajudar no tratamento da dermatite atópica.

Dicas e diretrizes para crioterapia:

Caso tenha algum problema que deseja tratar com crioterapia, discuta com a pessoa que está lhe auxiliando ou administrando o tratamento.

  • É sempre uma boa ideia consultar seu médico antes de usar qualquer tipo de terapia.
  • Caso esteja fazendo crioterapia de corpo inteiro, use roupas secas e soltas, use meias e luvas para se proteger e durante a terapia movimente-se, para manter seu sangue circulando.
  • Se estiver fazendo criocirurgia, o seu médico discutirá previamente as preparações específicas, isso pode incluir não comer ou beber por 12 horas antes.
  • Não dispense aconselhamento médico antes de iniciar o tratamento.

Riscos e efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais mais comuns de qualquer tipo de crioterapia são dormência, formigamento, vermelhidão e irritação da pele. Esses efeitos colaterais são quase sempre temporários. Marque uma consulta com seu médico caso esses não passem em 24 horas.

A crioterapia, não deve ser usada por mais tempo do que o determinado, para o corpo inteiro, é recomendável apenas quatro minutos.

Se estiver usando um bloco de gelo ou banho de gelo em casa, nunca aplique na área por mais de 20 minutos, e enrole os pacotes de gelo em uma toalha para não danificar sua pele.

Pessoas com diabetes ou quaisquer problemas que afetem seus nervos não devem usar crioterapia. Pois podem ser incapazes de sentir plenamente o seu efeito, o que poderia levar a danos nervosos adicionais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.