Os 7 Benefícios do Chocolate Amargo Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Os Benefícios do Chocolate Amargo Para Saúde que todos devem ficar atentos. Além disso, o chocolate amargo é carregado com nutrientes que podem afetar positivamente sua saúde. Feita a partir da semente do cacaueiro, é uma das melhores fontes de antioxidantes do planeta. Estudos mostram que o chocolate amargo (não a porcaria açucarada) pode melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Chocolate Amargo

Este artigo analisa sete benefícios do chocolate amargo ou cacau para saúde que são apoiados pela ciência. Agora, confira Os 7 Benefícios do Chocolate Amargo Para Saúde:

1. Rico em Nutrientes:

Caso compre chocolate amargo de qualidade com alto teor de cacau, então é bem nutritivo. Ele contém uma quantidade decente de fibra solúvel e é carregado com minerais. Uma barra de 100 gramas de chocolate amargo com 70-85% de cacau contém:

Naturalmente, 100 gramas é uma quantidade bastante grande e não é algo que você deve consumir diariamente. Todos esses nutrientes também vêm com 600 calorias e quantidades moderadas de açúcar.

Por esse motivo, o chocolate amargo é melhor consumido com moderação. O perfil de ácidos graxos do cacau e do chocolate amargo também é excelente. As gorduras são principalmente saturadas e monoinsaturadas, com pequenas quantidades de gordura poli-insaturada.

Ele também contém estimulantes como cafeína e teobromina, mas é improvável que se mantenha acordado à noite, pois a quantidade de cafeína é muito pequena em comparação com o café.

2. Fonte Poderosa de Antioxidantes:

ORAC significa “capacidade de absorção de radicais de oxigênio”. É uma medida da atividade antioxidante dos alimentos. Basicamente, os pesquisadores colocam um monte de radicais livres (ruins) contra uma amostra de um alimento e veem como os antioxidantes na comida podem “desarmar” os radicais.

A relevância biológica dos valores ORAC é questionada, porque é medida em um tubo de ensaio e pode não ter o mesmo efeito no corpo. No entanto, vale a pena mencionar que os grãos de cacau crus e não processados estão entre os alimentos de maior pontuação que foram testados.

O chocolate amargo é carregado com compostos orgânicos que são biologicamente ativos e funcionam como antioxidantes. Estes incluem polifenóis, flavonóis e catequinas, entre outros. Um estudo mostrou que o cacau e o chocolate amargo tinham mais atividade antioxidante, poli fenóis e flavonóis do que qualquer outro fruto, incluindo mirtilos e açaí.

3. Pode Melhorar o Fluxo Sanguíneo e Baixar a Pressão Arterial:

Chocolate Amargo

Os Flavonoides do chocolate amargo podem estimular o endotélio, revestimento das artérias, para produzir o óxido nítrico. Uma das funções óxido nítrico é enviar sinais às artérias para relaxar, o que reduz a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, diminui a pressão arterial.

Muitos estudos controlados mostram que cacau e chocolate amargo podem melhorar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão sanguínea, embora os efeitos sejam geralmente leves. No entanto, um estudo em pessoas com hipertensão arterial não mostrou nenhum efeito, portanto, tome tudo isso com um grão de sal.

4. Aumenta o Colesterol HDL e Protege o Colesterol LDL da Oxidação:

O consumo de chocolate amargo pode melhorar vários fatores de risco importantes para doenças cardíacas. Em um estudo controlado, descobriu-se que o pó de cacau reduz significativamente o colesterol LDL oxidado nos homens. Também aumentou o colesterol HDL e reduziu o LDL total para aqueles com colesterol alto.

O colesterol LDL oxidado significa que colesterol ruim reagiu com os radicais livres. Isso faz com que a própria partícula de colesterol LDL seja reativa e capaz de danificar outros tecidos, como o revestimento das artérias do coração.

Faz todo o sentido que o cacau reduza colesterol LDL oxidado. Ele contém uma abundância de antioxidantes poderosos que chegam à corrente sanguínea e protegem as lipoproteínas contra o dano oxidativo.

O chocolate amargo também pode reduzir a resistência à insulina, que é outro fator de risco comum para muitas doenças, como doenças cardíacas e diabetes.

5. Reduz o Risco de Doença Cardíaca:

Os compostos no chocolate amargo parecem ser altamente protetores contra a oxidação do colesterol LDL. A longo prazo, isso deve causar em muito menos colesterol nas artérias, resultando em um menor risco de doença cardíaca. De fato, vários estudos observacionais de longo prazo mostram uma melhora bastante drástica.

Em um estudo com 470 homens idosos, descobriu-se que o cacau reduz o risco de morte por doença cardíaca em 50% durante um período de 15 anos. Outro estudo revelou que comer chocolate duas ou mais vezes por semana diminuiu o risco de ter placas calcificadas nas artérias em 32%. Comer chocolate menos frequentemente não teve efeito.

Ainda outro estudo mostrou que comer chocolate amargo mais de 5 vezes por semana reduziu o risco de doença cardíaca em 57%. Claro, esses três estudos são observacionais, então não podem comprovar que foi o chocolate que reduziu o risco. No entanto, uma vez que o processo biológico é conhecido (pressão arterial mais baixa e colesterol LDL oxidada), é plausível que comer chocolate amargo regularmente pode reduzir o risco de doença cardíaca.

6. Benefícios do Chocolate Amargo Para Proteger a Pele do Sol:

Os compostos bioativos presente no chocolate amargo também podem ser ótimos para a pele. Os flavonóis podem proteger contra os danos causados pelo sol, melhorar o fluxo sanguíneo para pele e aumentar a densidade e a hidratação da pele. A dose mínima de eritema (MED) é a quantidade mínima de raios UVB necessária para causar vermelhidão na pele 24 horas após a exposição.

Em um estudo com 30 pessoas, a dose mínima de eritema mais que dobrou após consumir chocolate amargo com alto teor de flavanóis por 12 semanas. Caso esteja planejando férias na praia, considere consumir chocolate amargo nas semanas e meses anteriores.

7. Melhora a Função Cerebral:

Chocolate Amargo

A boa notícia ainda não acabou. O chocolate amargo também pode melhorar a função do seu cérebro.Um estudo de voluntários saudáveis mostrou que comer cacau com alto teor de flavanol por cinco dias melhorou o fluxo sanguíneo para o cérebro.

O cacau também pode melhorar significativamente a função cognitiva em pessoas idosas com deficiência mental. Pode melhorar a fluência verbal e diversos fatores de risco para doença. Além disso, o cacau contém substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, o que pode ser um dos principais motivos pelas quais pode melhorar a função cerebral em curto prazo.

Considerações Finais:

  • Há evidências consideráveis de que o cacau pode proporcionar benefícios poderosos à saúde, sendo especialmente protetor contra doenças cardíacas.
  • Claro, isso não significa que você deva sair consumindo muito chocolate todos os dias. Ainda é carregado com calorias e fácil de comer excessivamente.
  • Consuma um ou dois quadrados depois do jantar e tente realmente saboreá-los. Caso queira colher os benefícios do cacau sem as calorias do chocolate, faça chocolate quente sem qualquer creme ou açúcar.
  • Também esteja ciente de que um consumo excessivo do chocolate comercializado em mercado não é saudável.
  • Escolha produtos de qualidade – o chocolate amargo com 70% ou mais de teor de cacau.
  • Os chocolates Amargos contêm tipicamente algum açúcar, mas as quantidades geralmente são pequenas e quanto mais Amargo o chocolate, menos açúcar conterá.
  • O chocolate é um dos poucos alimentos que tem um sabor incrível, proporcionando benefícios significativos para a saúde.

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AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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