Dicas de Saúde

7 benefícios do caqui para saúde!

quais os benefícios do caquis?

O caqui é muito doce e tem benefícios importantes para o corpo. É uma fonte de carboidratos, pobre em gorduras e rica em fibras e fonte de vitamina A. Além disso, originalmente da China, as árvores de caqui foram cultivadas há milhares de anos pelas suas deliciosas frutas e lindas madeiras.

Seus frutos cor de laranja chamados caquis são conhecidos por seu sabor doce e Mel. Enquanto centenas de tipos existem, as variedades Hachiya e Fuyu estão entre as mais populares.

quais os benefícios do caquis?
quais os benefícios do caquis?
  1. Os caquis Hachiya em forma de coração são adstringentes, o que significa que são muito ricos em substâncias químicas vegetais chamadas taninos que dão ao fruto verde um sabor amargo e seco. Este tipo de caqui precisa estar completamente maduro antes de serem comidos.
  2. O caqui Fuyu também contêm taninos, mas eles são considerados não-adstringentes. Ao contrário dos caqui Hachiya, a variedade Fuyu, em forma de tomate, pode ser apreciada mesmo quando não completamente madura.

Os caquis podem ser comidos frescos, secos ou cozidos e são comumente usados em todo o mundo em geleias, bebidas, tortas, caril e pudins. O caqui não é somente saborosos, eles são embalados com nutrientes que podem beneficiar a saúde de várias maneiras.

Quais os benefícios do caquis?

1. Carregado com nutrientes:

Embora pequeno em tamanho, o caqui é embalado com uma quantidade impressionante de nutrientes.

De fato, um caqui (168 gramas) contém:

  1. Calorias: 118
  2. Carboidratos: 31 gramas
  3. Proteína: 1 grama
  4. Gordura: 0,3 gramas
  5. Fibra: 6 gramas
  6. Vitamina A: 55% do VD
  7. Vitamina A: 22% do VD
  8. Vitamina E: 6% do VD
  9. Vitamina K: 5% do VD
  10. Vitamina B6 (piridoxina): 8% do VD
  11. Potássio: 8% do VD
  12. Cobre: 9% do VD
  13. Manganês: 30% do VD

O caqui também é uma boa fonte de Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Folato, Magnésio e Fósforo. Estes frutos coloridos são pobres em calorias e carregados com fibras, tornando-se um alimento amigo da perda de peso. Somente um caqui contém mais da metade do consumo recomendada de Vitamina A, uma vitamina solúvel em gordura, essencial para a função imunológica, visão e desenvolvimento fetal.

Além de vitaminas e minerais, os caquis contêm uma grande variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, Flavonoides e Carotenoides, que podem impactar positivamente a sua saúde. As folhas da fruta caqui também são ricas em Vitamina C, taninos e fibras, além de ingrediente comum em chás terapêuticos.

2. Excelente fonte de antioxidantes poderosos:

O caqui contem compostos vegetais benéficos que possuem qualidades antioxidantes. Antioxidantes ajudam na prevenção ou retardamento do dano celular, neutralizando o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis chamadas de radicais livres.

O Estresse oxidativo tem sido associado a certas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer e condições neurológicas, como Alzheimer.
Felizmente, consumir alimentos ricos em antioxidantes como caquis pode combater o Estresse oxidativo e diminuir o risco de certas doenças crônicas.

As dietas ricas em Flavonoides, que são poderosos antioxidantes encontrados em altas concentrações na pele e na polpa dos caquis, têm sido associadas a menores taxas de doenças cardíacas, declínio mental relacionado à idade e câncer de pulmão.

O caqui também é rico em antioxidantes Carotenoides como o betacaroteno, um pigmento encontrado em muitas frutas e vegetais coloridos. Estudos associaram dietas ricas em Betacaroteno a um menor risco de doença cardíaca, câncer de pulmão, câncer colorretal e doença metabólica.

Além disso, um estudo em mais de 37.000 pessoas descobriu que aqueles com um alto consumo de Betacaroteno tiveram um risco significativamente reduzido de desenvolver diabetes tipo 2.

3. Beneficia a saúde do coração:

caqui beneficia a saúde do coração
caqui beneficia a saúde do coração

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo e afeta negativamente a vida de milhões de pessoas. Felizmente, a maioria dos tipos de doenças cardíacas pode ser evitada através da redução de fatores de risco, como uma dieta pouco saudável.

A poderosa combinação de nutrientes encontrada no caqui torna-se uma excelente escolha para melhorar a saúde do coração. Os caquis contêm antioxidantes Flavonoides, incluindo quercetina e kaempferol. Consumir uma dieta rica em Flavonoides tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca em vários estudos.

Por exemplo, um estudo em mais de 98.000 pessoas constatou que aqueles com o maior consumo de flavonoides teve 18% menos mortes por problemas relacionados ao coração, em comparação com aqueles com a menor ingestão. Dietas ricas em alimentos ricos em Flavonoides podem ajudar na saúde do coração, reduzindo a pressão arterial, diminuindo o colesterol “ruim” e diminuindo a inflamação.

Além disso, os taninos que dão aos caquis verdes sua amargura na boca podem diminuir a pressão sanguínea. Muitos estudos em animais mostraram que o ácido tânico e o ácido gálico, ambos encontrados em caqui, são eficazes na redução da pressão alta, um importante fator de risco para doenças cardíacas.

4. Pode reduzir a inflamação:

Problemas como doenças cardíacas, Artrite, diabetes, câncer e Obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica. Felizmente, a escolha de alimentos ricos em compostos anti-inflamatórios pode reduzir a inflamação e diminuir o risco de doenças.

Os caquis são uma excelente fonte de Vitamina C antioxidante potente. Na verdade, um caqui contém 20% do consumo diário recomendado. A Vitamina C ajuda na proteção das células dos danos causados pelos radicais livres e combate a inflamação no corpo. A Vitamina C reduz os danos causados pelos radicais livres doando um elétron a essas moléculas instáveis, neutralizando-as e impedindo-as de causar mais danos.

A proteína C-reativa e a interleucina-6 são substâncias produzidas pelo organismo em reação à inflamação. Um estudo de oito semanas em 64 pessoas obesas descobriu que a suplementação com 500 mg de Vitamina C duas vezes ao dia reduziu significativamente os níveis de proteína C-reativa e interleucina-6.

Além disso, grandes estudos associaram um maior consumo de Vitamina C à um risco reduzido de problemas inflamatórios, como doenças cardíacas, Câncer de próstata e diabetes. Os caquis também contêm carotenoides, flavonoides e Vitamina E, todos potentes antioxidantes que combatem a inflamação no corpo.

5. Rico em fibra:

O excesso de colesterol, especialmente o colesterol “ruim”, pode aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e ataque cardíaco. Alimentos ricos em fibras solúveis, como frutas e legumes, podem diminuir os níveis elevados de colesterol, ajudando o corpo na excreção das quantidades excessivas.

O caqui é uma fruta rica em fibras que tem demonstrado reduzir os níveis de colesterol LDL. Um estudo descobriu que adultos que consumiam barras de biscoitos contendo fibra de caqui três vezes ao dia por 12 semanas tiveram uma diminuição significativa no colesterol LDL, em comparação com aqueles que comeram barras que não continham fibra de caqui.

A fibra também é importante para os movimentos intestinais regulares e pode reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue. Alimentos ricos em fibras solúveis, como caqui, retardam a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar, o que ajuda evitar picos de açúcar no sangue.

Um estudo em 117 pessoas com diabetes mostrou que o aumento do consumo de fibras alimentares solúveis levou a melhorias significativas nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, as fibras ajudam na alimentação das bactérias “boas” em seus intestinos, o que pode impactar positivamente a saúde digestiva.

6. Melhora a visão:

Os caquis fornecem muita Vitamina A e antioxidantes que são críticos para a saúde dos olhos. De fato, um caqui fornece 55% do consumo recomendado de Vitamina A. A Vitamina A suporta o funcionamento das membranas conjuntivais e da córnea. Além disso, é um componente essencial da rodopsina, uma proteína necessária para a visão normal.

Os caquis também contêm luteína e zeaxantina, que são antioxidantes carotenoides que promovem uma visão saudável. Essas substâncias são encontradas em altos níveis na retina, uma camada de tecido sensível à luz na parte de trás do olho. Dietas ricas em luteína e zeaxantina podem reduzir o risco de certas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada à idade, uma doença que afeta a retina e pode causar perda de visão.

De fato, um estudo em mais de 100.000 pessoas descobriu que aqueles que consumiram as maiores quantidades de luteína e zeaxantina tiveram um risco 40% menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aqueles que consumiram a menor quantidade.

7. Delicioso e fácil de ser adicionado em sua dieta:

o caqui é delicioso e fácil de ser adicionado em sua dieta
o caqui é delicioso e fácil de ser adicionado em sua dieta

Os caquis podem ser adicionados em uma variedade de pratos para fornecer um impulso extra de nutrientes. Estas frutas podem ser apreciadas frescas como um lanche simples ou usadas em deliciosas receitas. Na verdade, eles combinam excelentemente com alimentos doces e salgados.

Aqui estão algumas maneiras de adicionar caquis à sua dieta:

  1. Fatie caquis em uma salada para uma adição saborosa.
  2. Cubra o seu Iogurte matinal ou aveia com caqui fresco ou cozido para uma explosão de doçura natural.
  3. Asse caquis no forno e regue com mel para uma sobremesa saborosa e saudável.
  4. Misture caqui seco ou fresco em muffin, pão ou mistura de bolo.
  5. Combine com frutas vermelhas e frutas cítricas para uma deliciosa salada de frutas.
  6. Asse os caquis com frango ou carne para uma combinação única de sabores.
  7. Coloque caqui congelados em sua receita de smoothie favorito para nutrientes extras.
  8. Fatie e seque os caquis no forno para fazer tiras de frutas naturais.

Considerações finais:

  1. Os caquis são frutas doces e versáteis, cheias de vitaminas, minerais, fibras e compostos vegetais benéficos.
  2. Além disso, eles podem promover a saúde do coração, reduzir a inflamação, apoiar a visão saudável e manter seu sistema digestivo saudável.
  3. Além disso, eles são saborosos e combinam bem com muitos alimentos.
  4. Com todos os benefícios que os caquis têm a oferecer, adicionar essas frutas saborosas à sua dieta deve ser um acéfalo.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

1 comentário

  • […] Caqui contêm vitaminas, oligoelementos e antioxidantes que são importantes para nutrir o cabelo, […]

Deixe um comentário