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6 maneiras simples de reduzir a retenção de líquidos!

maneiras simples de reduzir a retenção de líquidos

As maneiras simples de reduzir a retenção de líquidos funcionam, pois, ocorre quando o excesso de fluidos se acumula dentro do seu corpo. Também é conhecido como retenção de água ou edema. A retenção de líquido ocorre no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas.

maneiras simples de reduzir a retenção de líquidos
maneiras simples de reduzir a retenção de líquidos

Existem várias razões pelas quais isso acontece, muitas das quais não são sérias. Algumas mulheres sentem retenção de líquidos durante a gravidez ou antes do período menstrual. As pessoas fisicamente inativas, como acamados ou sentados em vôos longos, também podem ser afetadas.

No entanto, a retenção de líquidos também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca e problemas na pele. Se você estiver sentindo uma retenção repentina ou severa de água, procure atendimento médico imediatamente.

No entanto, nos casos em que o inchaço é leve e não há condições de saúde subjacentes, você pode ser capaz de reduzir a retenção de líquidos com alguns truques simples.

Maneiras simples de reduzir a retenção de líquidos:

1. Coma menos sal:

O sal é feito de sódio e cloreto. O sódio liga-se à água do corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células. Se você costuma comer refeições que são salgadas, como muitos alimentos processados , seu corpo pode reter líquido. De fato, esses alimentos são a maior fonte alimentar de sódio.

O conselho mais comum para reduzir a retenção de líquidos é diminuir a ingestão de sódio. No entanto, a evidência por trás disso é mista. Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio leva ao aumento da retenção de líquidos no interior do corpo.

Por outro lado, um estudo em homens saudáveis não encontrou o mesmo efeito, portanto os resultados podem depender do indivíduo.

2. Aumentar sua ingestão de magnésio:

O magnésio é um mineral muito importante. Na verdade, está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o funcionamento do corpo. Além disso, aumentar sua ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos.

Um estudo descobriu que 200 mg de magnésio por dia ajuda a reduzir a retenção de líquidos em mulheres com sintomas pré-menstruais (TPM). Outros estudos em mulheres com SPM relataram resultados semelhantes.

Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate amargo e verduras folhosas e verdes. Também está disponível como suplemento.

3. Aumentar a ingestão de vitamina B6:

A vitamina B6 é um grupo de várias vitaminas relacionadas. Eles são importantes para a formação de glóbulos vermelhos e servem muitas outras funções no corpo.

A vitamina B6 ajuda a reduzir a retenção de líquidos em mulheres com síndrome pré-menstrual. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, batatas, nozes e carne.

4. Coma mais alimentos ricos em potássio:

O potássio é um mineral que serve várias funções importantes. Por exemplo, ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando. Pode também beneficiar a saúde do coração.

O potássio parece ajudar a reduzir a retenção de líquidos de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos com alto teor de potássio.

Para uma lista mais longa, confira 15 alimentos que contêm mais potássio do que uma banana .

5. Tome chá de dente de leão:

Dente de Leão ( Taraxacum officinale ) é uma erva que tem sido usada como diurético natural na medicina popular há muito tempo. Os diuréticos naturais podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos fazendo com que você faça xixi com mais frequência.

Em um estudo, 17 voluntários tomaram três doses de extrato de folhas de dente-de-leão durante um período de 24 horas. Eles monitoraram a ingestão e a saída de líquidos durante os dias seguintes e relataram um aumento significativo na quantidade de urina produzida.

Embora este seja um pequeno estudo sem grupo controle, os resultados indicam que o extrato de dente-de-leão pode ser um diurético eficaz. Além disso, estudos sugerem que o dente-de-leão pode ter muitos outros benefícios potenciais.

6. Evite carboidratos refinados:

Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Altos níveis de insulina fazem com que o corpo retenha mais sódio, aumentando a reabsorção de sódio nos rins.

Isso leva a mais volume de fluido dentro do seu corpo. Exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares e grãos processados, como açúcar de mesa e farinha branca.

Outras formas de reduzir a retenção de líquidos:

Reduzir a retenção de líquidos é algo que não foi muito estudado. No entanto, existem algumas outras maneiras potencialmente eficazes de reduzir a retenção de líquidos. Lembre-se de que alguns deles são apenas apoiados por evidências anedóticas, e não por estudos.

1. Movimentar-se:

Simplesmente caminhar e se mover um pouco pode ser eficaz na redução do acúmulo de fluido em algumas áreas, como os membros inferiores. Elevar seus pés também pode ajudar.

2. Beba mais água:

Alguns acreditam que o consumo crescente de água pode, paradoxalmente, reduzir a retenção de líquidos.

3. Cavalinha:

Um estudo descobriu que a erva de cavalinha tem efeitos diuréticos.

4. Salsa:

Esta erva tem uma reputação como diurético na medicina popular.

5. Hibisco:

Roselle, uma espécie de hibisco, tem sido usado na medicina popular como um diurético. Um estudo recente também apóia isso.

6. Alho:

Conhecido por seu efeito sobre o resfriado comum, o alho tem sido historicamente usado como diurético.

7. Funcho:

Esta planta também pode ter efeitos diuréticos.

8. Seda de milho:

Esta erva é tradicionalmente usada para o tratamento da retenção de líquidos em algumas partes do mundo.

8. Urtiga:

Este é outro remédio popular utilizado para reduzir a retenção de líquidos.

9. Suco de cranberry:

Tem sido alegado que o suco de cranberry pode ter efeitos diuréticos.

Mais informações:

Algumas mudanças dietéticas simples podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos. Para começar, você pode tentar comer menos sal, por exemplo, cortando os alimentos processados.

Você também pode consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6. Tomando chá de dente de leão ou evitando carboidratos refinados também pode fazer o truque.

No entanto, se a retenção de líquidos persistir ou causar muitos problemas em sua vida, talvez seja melhor consultar um médico.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

12 comentários

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