As 6 Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos rapidamente. Além disso, a  retenção de líquidos ocorre quando o excesso de fluidos se acumula dentro do seu corpo. Também é conhecido como retenção de água ou edema. A retenção de líquidos ocorre no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas.

Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos
Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos

Existem várias razões pelas quais isso acontece, muitas das quais não são sérias. Algumas mulheres sentem retenção de líquidos durante a gravidez ou antes do período menstrual. As pessoas fisicamente inativas, como acamados ou sentados em vôos longos, também podem ser afetadas.

No entanto, a retenção de líquidos também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca. Se você estiver sentindo uma retenção repentina ou severa de água, procure atendimento médico imediatamente.

No entanto, nos casos em que o inchaço é leve e não há condições de saúde subjacentes, você pode ser capaz de reduzir a retenção de líquidos com alguns truques simples. Aqui estão As 6 Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos.

1. Coma Menos Sal:

O sal é feito de sódio e cloreto. O sódio liga-se à água do corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células. Se você costuma comer refeições que são salgadas, como muitos alimentos processados , seu corpo pode reter líquido. De fato, esses alimentos são a maior fonte alimentar de sódio.

O conselho mais comum para reduzir a retenção de líquidos é diminuir a ingestão de sódio. No entanto, a evidência por trás disso é mista. Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio leva ao aumento da retenção de líquidos no interior do corpo.

Por outro lado, um estudo em homens saudáveis não encontrou o mesmo efeito, portanto os resultados podem depender do indivíduo.

2. Aumentar Sua Ingestão de Magnésio:

O magnésio é um mineral muito importante. Na verdade, está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o funcionamento do corpo. Além disso, aumentar sua ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos.

Um estudo descobriu que 200 mg de magnésio por dia ajuda a reduzir a retenção de líquidos em mulheres com sintomas pré-menstruais (TPM). Outros estudos em mulheres com SPM relataram resultados semelhantes.

Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate amargo e verduras folhosas e verdes. Também está disponível como suplemento.

3. Aumentar a Ingestão de Vitamina B6:

A vitamina B6 é um grupo de várias vitaminas relacionadas. Eles são importantes para a formação de glóbulos vermelhos e servem muitas outras funções no corpo.

A vitamina B6 ajuda a reduzir a retenção de líquidos em mulheres com síndrome pré-menstrual. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, batatas, nozes e carne.

4. Coma Mais Alimentos Ricos em Potássio:

O potássio é um mineral que serve várias funções importantes. Por exemplo, ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando. Pode também beneficiar a saúde do coração.

O potássio parece ajudar a reduzir a retenção de líquidos de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos com alto teor de potássio.

Para uma lista mais longa, confira 15 alimentos que contêm mais potássio do que uma banana .

5. Tome Chá de Dente de Leão:

Dente de Leão ( Taraxacum officinale ) é uma erva que tem sido usada como diurético natural na medicina popular há muito tempo. Os diuréticos naturais podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos fazendo com que você faça xixi com mais frequência.

Em um estudo, 17 voluntários tomaram três doses de extrato de folhas de dente-de-leão durante um período de 24 horas. Eles monitoraram a ingestão e a saída de líquidos durante os dias seguintes e relataram um aumento significativo na quantidade de urina produzida.

Embora este seja um pequeno estudo sem grupo controle, os resultados indicam que o extrato de dente-de-leão pode ser um diurético eficaz. Além disso, estudos sugerem que o dente-de-leão pode ter muitos outros benefícios potenciais.

6. Evite Carboidratos Refinados:

Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Altos níveis de insulina fazem com que o corpo retenha mais sódio, aumentando a reabsorção de sódio nos rins.

Isso leva a mais volume de fluido dentro do seu corpo. Exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares e grãos processados, como açúcar de mesa e farinha branca.

Outras Formas de Reduzir a Retenção de Líquidos:

Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos
Maneiras Simples de Reduzir a Retenção de Líquidos

Reduzir a retenção de líquidos é algo que não foi muito estudado. No entanto, existem algumas outras maneiras potencialmente eficazes de reduzir a retenção de líquidos. Lembre-se de que alguns deles são apenas apoiados por evidências anedóticas, e não por estudos.

Movimentar-se:

Simplesmente caminhar e se mover um pouco pode ser eficaz na redução do acúmulo de fluido em algumas áreas, como os membros inferiores. Elevar seus pés também pode ajudar.

Beba Mais Água:

Alguns acreditam que o consumo crescente de água pode, paradoxalmente, reduzir a retenção de líquidos.

Cavalinha:

Um estudo descobriu que a erva de cavalinha tem efeitos diuréticos.

Salsa:

Esta erva tem uma reputação como diurético na medicina popular.

Hibisco:

Roselle, uma espécie de hibisco, tem sido usado na medicina popular como um diurético. Um estudo recente também apóia isso.

Alho:

Conhecido por seu efeito sobre o resfriado comum, o alho tem sido historicamente usado como diurético.

Funcho:

Esta planta também pode ter efeitos diuréticos.

Seda de Milho:

Esta erva é tradicionalmente usada para o tratamento da retenção de líquidos em algumas partes do mundo.

Urtiga:

Este é outro remédio popular utilizado para reduzir a retenção de líquidos.

Suco de Cranberry:

Tem sido alegado que o suco de cranberry pode ter efeitos diuréticos.

Mais Informações:

Algumas mudanças dietéticas simples podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos. Para começar, você pode tentar comer menos sal, por exemplo, cortando os alimentos processados.

Você também pode consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6. Tomando chá de dente de leão ou evitando carboidratos refinados também pode fazer o truque.

No entanto, se a retenção de líquidos persistir ou causar muitos problemas em sua vida, talvez seja melhor consultar um médico.

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AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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