Os 10 Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

Os 10 Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para Saúde!
Gostou do post? Avalie!

Os Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o Extrato de Semente de Uva contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde de todo corpo em geral. O extrato de semente de uva,  é um suplemento alimentar feito removendo, secando e pulverizando as sementes de sabor amargo das uvas. As sementes de uva são ricas em antioxidantes, incluindo ácidos fenólicos, antocianinas, flavonóides e complexos de proantocianidinas oligoméricas (OPCs).

De fato, o Extrato de Semente de Uva é uma das fontes mais conhecidas de proantocianidinas. Devido ao seu alto conteúdo antioxidante, o Extrato de Semente de Uva pode ajudar a proteger contra o estresse oxidativo, dano tecidual e inflamação e prevenir doenças. Aqui estão Os 10 Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para Saúde:

Benefícios do Extrato de Semente de Uva
Benefícios do Extrato de Semente de Uva

1. Pode Reduzir Pressão Arterial:

Vários estudos pesquisaram os efeitos do Extrato de Semente de Uva na hipertensão arterial. Uma meta-análise de 16 estudos em 810 pessoas com pressão arterial elevada ou um risco elevado de pressão arterial elevada examinou o efeito do Extrato de Semente de Uva sobre a condição.

Eles descobriram que 100 a 2.000 mg de Extrato de Semente de Uva por dia reduziam significativamente a pressão arterial sistólica (o número mais alto) em uma média de 6,08 mmHg e a pressão arterial diastólica (o número mais baixo) em 2,8 mmHg. Aqueles com idade inferior a 50 anos, que eram obesos ou tinham distúrbios metabólicos mostraram as maiores melhorias.

Os resultados mais promissores vieram de doses mais baixas de 100-800 mg por dia durante 8 a 16 semanas, em vez de uma dose única de 800 mg ou mais. Outro estudo em 29 adultos com pressão arterial elevada constatou que 300 mg de Extrato de Semente de Uva diariamente diminuíram a pressão arterial sistólica em 5,6% e a pressão arterial diastólica em 4,7% após seis semanas.

2. Melhora o Fluxo Sanguíneo:

Alguns estudos sugerem que o Extrato de Semente de Uva pode melhorar o fluxo sanguíneo. Em um estudo de oito semanas em 17 mulheres saudáveis na pós-menopausa , tomar 400 mg de Extrato de Semente de Uva teve efeitos de afinamento do sangue, potencialmente reduzindo o risco de coágulos sanguíneos.

Um estudo adicional em oito mulheres jovens saudáveis avaliou os efeitos de uma dose única de 400 mg de proantocianidina de Extrato de Semente de Uva imediatamente seguida de seis horas de sessão. Foi demonstrado que reduz o inchaço das pernas e o edema em 70%, em comparação com a não utilização de Extrato de Semente de Uva.

No mesmo estudo, oito mulheres jovens mais saudáveis, que tomaram uma dose diária de 133 mg de proantocianidinas de Extrato de Semente de Uva por 14 dias, tiveram 40% menos inchaço nas pernas após seis horas de sessão.

3. Reduz o Dano Oxidativo:

Níveis sanguíneos elevados de colesterol LDL “ruim” são um fator de risco conhecido para doenças cardíacas. A oxidação do colesterol LDL aumenta significativamente esse risco e desempenha um papel central na aterosclerose, ou no acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Verificou-se que os suplementos de Extrato de Semente de Uva reduzem a oxidação do LDL desencadeada por dietas ricas em gordura em vários estudos em animais. Algumas pesquisas mostram resultados semelhantes em humanos. Quando oito pessoas saudáveis ingeriram uma refeição rica em gordura , 300 mg de Extrato de Semente de Uva inibiram a oxidação de gorduras no sangue, em comparação com um aumento de 150% observado naqueles que não tomaram Extrato de Semente de Uva.

Em outro estudo, 61 adultos saudáveis tiveram uma redução de 13,9% na LDL oxidada após tomar 400 mg de Extrato de Semente de Uva. No entanto, um estudo semelhante foi incapaz de replicar esses resultados.

Extrato de Semente de Uva
Extrato de Semente de Uva

Além disso, um estudo em 87 pessoas submetidas a cirurgia cardíaca descobriu que 400 mg de Extrato de Semente de Uva administrados no dia anterior à cirurgia reduziram significativamente o estresse oxidativo. Portanto, o Extrato de Semente de Uva provavelmente protege contra mais danos cardíacos.

4. Melhora o Colágeno e a Força Óssea:

Está comprovado que o aumento do consumo de flavonóides melhora a síntese de colágeno e a formação óssea. Como uma rica fonte de flavonóides, o Extrato de Semente de Uva pode ajudar a aumentar a densidade e força óssea.

De fato, estudos em animais descobriram que a adição de Extrato de Semente de Uva a uma dieta com baixo teor de cálcio, padrão ou rica em cálcio pode aumentar a densidade óssea, o conteúdo mineral e a resistência óssea. A artrite reumatóide é uma condição auto-imune que resulta em inflamação grave e destruição de ossos e articulações. Estudos em animais mostraram que a Extrato de Semente de Uva pode suprimir a destruição óssea na artrite autoimune inflamatória.

O Extrato de Semente de Uva também reduziu significativamente a dor, os esporões ósseos e o dano articular em camundongos osteoartríticos, melhorando o colágeno e reduzindo a perda de cartilagem. Apesar dos resultados promissores da pesquisa com animais, faltam estudos com humanos.

5. Melhora Funcionamento do Cérebro:

Pensa-se que os flavonóides retardam ou reduzem o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, através de uma combinação de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Um dos componentes do Extrato de Semente de Uva é o ácido gálico, que tem demonstrado inibir a formação de fibrilas pelos peptídeos beta-amilóides em ambientes animais e laboratoriais. Agrupamentos de proteínas beta-amilóides no cérebro são característicos da doença de Alzheimer.

Estudos em animais descobriram que a Extrato de Semente de Uva pode melhorar o estado cognitivo e antioxidante do cérebro, prevenir a perda de memória e reduzir as lesões cerebrais e os aglomerados de amilóides.

Um estudo de 12 semanas em 111 idosos saudáveis constatou que 150 mg de Extrato de Semente de Uva diariamente melhoraram a atenção, a linguagem e a memória imediata e tardia.No entanto, estudos em humanos sobre o uso de Extrato de Semente de Uva em adultos com memória pré-existente ou déficits cognitivos estão faltando.

6. Melhora a Função Renal:

Seus rins são particularmente suscetíveis a danos oxidativos, que geralmente são irreversíveis.Estudos em animais mostraram que a Extrato de Semente de Uva pode reduzir o dano renal e melhorar a função, reduzindo o estresse oxidativo e o dano inflamatório.

Extrato de Semente de Uva Beneficios
Extrato de Semente de Uva Beneficios

Em um estudo, 23 pessoas com diagnóstico de insuficiência renal crônica receberam 2 gramas de Extrato de Semente de Uva diariamente por seis meses e foram avaliadas em comparação a um segundo grupo sem intervenção. A proteína urinária diminuiu 3% e a filtração renal melhorou em 9%. Isso significa que seus rins eram muito mais capazes de filtrar a urina do que os do grupo controle.

7.  Inibir o Crescimento Infeccioso:

O Extrato de Semente de Uva apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas promissoras. Estudos mostraram que o Extrato de Semente de Uva inibe o crescimento de infecções bacterianas comuns transmitidas por alimentos.

Incluindo as toxinas Campylobacter , E. coli e Shiga – todas elas frequentemente responsáveis por intoxicações alimentares graves e distúrbios abdominais. No laboratório, Extrato de Semente de Uva foi encontrado para inibir 43 cepas de bactérias Staphylococcus aureus resistentes a antibióticos.

Candida é um fungo comum, semelhante a levedura, que às vezes pode resultar em super crescimento de Candida , ou aftas. Extrato de Semente de Uva é amplamente utilizado na medicina tradicional como um remédio para cândida.

Camundongos infectados com candidíase vaginal receberam uma solução intravaginal de Extrato de Semente de Uva a cada dois dias durante oito dias. A infecção foi efetivamente inibida após cinco dias e desapareceu após oito. Infelizmente, estudos em humanos sobre o efeito do Extrato de Semente de Uva no crescimento infeccioso ainda são escassos.

8. Reduz o Risco de Câncer:

As causas do câncer são complexas, embora o dano ao DNA seja uma característica central. A alta ingestão de antioxidantes, como flavonóides e proantocianidinas, está associada a um risco reduzido de vários tipos de câncer. A poderosa atividade antioxidante da Extrato de Semente de Uva mostrou potencial na inibição de linhas celulares de mama, pulmão, gástrico, células escamosas orais, fígado, próstata e pâncreas em laboratório.

Em estudos com animais, o Extrato de Semente de Uva demonstrou aumentar o efeito de diferentes tipos de quimioterapia. O Extrato de Semente de Uva parece proteger contra o estresse oxidativo e a toxicidade hepática enquanto visa a ação da quimioterapia nas células cancerígenas.

Os Benefícios do Extrato de Semente de Uva
Os Benefícios do Extrato de Semente de Uva

Uma revisão de 41 estudos em animais constatou que tanto o Extrato de Semente de Uva quanto as proantocianidinas reduziram a toxicidade e o dano induzidos pelo câncer em todos os estudos, exceto um. Tenha em mente que o potencial anticancerígeno e quimiopreventivo do Extrato de Semente de Uva e de suas proantocianidinas pode não ser diretamente transferível para pessoas com câncer. Mais estudos em humanos são necessários.

9. Protege seu Fígado:

Seu fígado desempenha um papel importante na desintoxicação de substâncias nocivas introduzidas em seu corpo através de drogas, infecções virais, poluentes, álcool e muito mais. O Extrato de Semente de Uva parece ter um efeito protetor no fígado.

Nos estudos em tubo de ensaio, o Extrato de Semente de Uva reduziu a inflamação, os antioxidantes reciclados e protegeu contra os danos dos radicais livres durante a exposição às toxinas. A enzima hepática alanina aminotransferase (ALT) é um indicador chave da toxicidade hepática, o que significa que os níveis se elevam quando o fígado sofre danos.

Em um estudo, 15 pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica e subseqüentes altos níveis de ALT receberam Extrato de Semente de Uva por três meses. As enzimas hepáticas foram monitoradas mensalmente e os resultados foram comparados com a ingestão de 2 gramas de vitamina C por dia.

Após três meses, o grupo Extrato de Semente de Uva teve uma redução de 46% na ALT, enquanto o grupo da vitamina C mostrou pouca alteração.

10. Melhora a Cicatrização de Feridas e Aparência:

Vários estudos em animais descobriram que a Extrato de Semente de Uva pode ajudar na cicatrização de feridas. Estudos em humanos também são promissores. 35 adultos saudáveis que haviam sido submetidos a pequenas cirurgias receberam um creme Extrato de Semente de Uva a 2% ou placebo. Aqueles que usaram o creme Extrato de Semente de Uva tiveram cicatrização completa após oito dias, enquanto o grupo placebo levou 14 dias para cicatrizar.

Estes resultados são provavelmente devidos a altas proantocianidinas no Extrato de Semente de Uva , desencadeando a liberação de fatores de crescimento na pele. Em outro estudo de 8 semanas em 110 homens jovens e saudáveis, um creme de Extrato de Semente de Uva a 2% melhorou a aparência da pele , a elasticidade e o conteúdo de sebo, o que reduz a acne e ajuda a pele a melhorar com o envelhecimento.

Possíveis Efeitos Colaterais:

O Extrato de Semente de Uva é geralmente considerado seguro com poucos efeitos colaterais. Doses de cerca de 300-800 mg por dia durante 8–16 semanas foram consideradas seguras e bem toleradas em humanos. Aqueles que estão grávidas ou amamentando devem evitá-lo, pois não há dados suficientes sobre seus efeitos nessas populações.

 Extrato de Semente de Uva
Extrato de Semente de Uva

O Extrato de Semente de Uva pode reduzir a pressão arterial, diminuir o fluxo sanguíneo e aumentar o fluxo sanguíneo, portanto, recomenda-se cautela para aqueles que tomam medicamentos que afinam o sangue ou a pressão arterial. Além disso, pode reduzir a absorção de ferro , bem como melhorar a função hepática e o metabolismo das drogas. Consulte o seu médico antes de começar a tomar suplementos de Extrato de Semente de Uva.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários