Dicas de Saúde

Raiz de mandioca faz bem para a pele, alivia sintomas da artrite: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 17/08/2018 (atualizado em 23/12/2021)
o que é raiz de mandioca?

A raiz de mandioca é uma boa fonte de minerais que são necessários para o desenvolvimento, crescimento e função adequados dos tecidos do seu corpo. Além disso, a raiz de mandioca possui muitos benefícios para saúde de todo corpo, por ser rica em calorias, carboidratos e vitamina C, além de altamente versátil e cheia de sabor, a raiz de mandioca é um importante componente dietético para milhões de pessoas em todo o mundo.

Pode ser amassada, cozida, assada ou frita e trocada por batatas em praticamente qualquer receita. Também é usado para fazer uma variedade de farinhas sem glúten e espessantes alimentares.

Com sua ampla gama de micronutrientes e antioxidantes, adicionar a raiz de mandioca em sua dieta pode vir com uma longa lista de possíveis benefícios para saúde. Veja o que precisa saber sobre esse saboroso vegetal e como isso pode afetar sua saúde.

o que é raiz de mandioca?

O que é raiz de mandioca?

A raiz de mandioca, também conhecida como yuca, araruta brasileira ou Manihot esculenta, é um tipo de arbusto nativo da América do Sul. É freqüentemente cultivada em regiões tropicais por sua raiz amilácea, que é considerada um alimento básico para cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo. De fato, depois do milho, a raiz da mandioca é considerada a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos.

Disponível nas variedades amarga e doce, o sabor da raiz da mandioca é frequentemente comparado às batatas, e também tem uma textura fibrosa que lembra a abóbora. Geralmente é cozido, frito ou moído em diferentes farinhas e pós usados para assar.

Tenha em mente que a raiz de mandioca não tem relação com a planta da mandioca, que é um gênero de arbustos e árvores perenes que produz cachos de flores, bem como frutos de mandioca. Muitas destas plantas são utilizadas medicinalmente e também consumidas em muitos pratos diferentes. Alguns dos tipos comuns de plantas de mandioca incluem Yucca filamentosa, Yucca gloriosa, Yucca elephantipes, Yucca brevifolia e Yucca schidigera.

Quais os benefícios da raiz de mandioca?

1. Protege contra o estresse oxidativo:

A raiz de mandioca é rico em antioxidantes, que são compostos benéficos que neutralizam os radicais livres para prevenir o estresse oxidativo e danos às células. Uma pesquisa sugere que os antioxidantes desempenham um papel central na saúde e podem ser protetores contra muitos problemas crônicas, incluindo câncer, diabetes e doenças cardíacas.

A raiz de mandioca também contém uma dose concentrada de vitamina C e manganês, dois micronutrientes que também podem minimizar o estresse oxidativo. Um estudo publicado, por exemplo, mostrou que a suplementação com vitamina C por cinco anos reduziu significativamente o estresse oxidativo e a formação de radicais livres.

Outro estudo in vitro na Itália descobriu que o manganês era significativamente mais eficaz do que vários outros nutrientes na eliminação de radicais livres e na prevenção do estresse oxidativo.

2. Suporta função imune:

Não há dúvida de que manter um sistema imunológico forte é fundamental para a saúde do corpo. Seu sistema imunológico é responsável por afastar invasores estrangeiros e manter as bactérias, vírus e fungos do corpo para proteger contra doenças e infecções.

Carregado com antioxidantes benéficos e vitamina C, adicionar raiz de mandioca em sua dieta é uma maneira simples de oferecer ao seu sistema imunológico um impulso saudável. De fato, um estudo mostrou que conseguir uma quantidade suficiente de vitamina C foi capaz de reduzir os sintomas e encurtar a duração das infecções respiratórias, como o resfriado comum.

Também foi demonstrado que melhora os resultados de problemas como pneumonia, malária e infecções por diarreia. Antioxidantes, por outro lado, ajudam no combate aos radicais livres e protegem contra o estresse oxidativo para evitar danos às células do sistema imunológico.

3. Promove a saúde da pele:

Raiz de mandioca é um ingrediente comum encontrado em muitas rotinas de cuidados da pele. A casca pode ser usada para esfoliar a pele e remover as células mortas da pele, enquanto as raízes podem ser misturadas com mel ou azeite de oliva e aplicadas como uma máscara de pele para clarear a tez.

Até mesmo consumir raiz de mandioca em suas receitas favoritas pode manter sua pele brilhando. Está repleto de vitamina C, um nutriente envolvido na síntese de colágeno, que acreditasse ter propriedades antienvelhecimento. A vitamina C também pode proteger contra os danos causados pelo sol, eliminando os radicais livres nocivos e até mesmo diminuindo a produção de melanina para ajudar na prevenção de manchas escuras e hiperpigmentação.

4. Alivia os sintomas da artrite:

Artrite é um problema caracterizada por inchaço doloroso e rigidez nas articulações. Graças ao seu rico conteúdo de antioxidantes e manganês, adicionar a raiz de mandioca à sua dieta pode ser especialmente útil no alívio dos sintomas da artrite reumatoide. O manganês é frequentemente recomendado como um remédio natural para a artrite, e um estudo mostrou que a suplementação de manganês estava associada a um menor risco de artrite reumatoide em mulheres mais velhas.

Da mesma forma, os antioxidantes na raiz da mandioca também podem ser especialmente benéficos no alívio da inflamação e na redução dos sintomas da artrite, com um estudo da Índia relatou que as pessoas com artrite reumatoide tinham concentrações séricas de antioxidantes significativamente menores do que aquelas sem artrite.

quais os benefícios da raiz de mandioca?

5. Tem um baixo índice glicêmico:

O índice glicêmico é uma medida de quanto um determinado alimento pode aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Alimentos com alto índice glicêmico podem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a sintomas de diabetes, como fadiga e perda de peso não intencional. Em comparação com muitos outros amidos, a raiz tem um índice glicêmico razoavelmente baixo de apenas 46.

Por outro lado, batatas cozidas têm um índice glicêmico de 78, e o arroz branco tem um índice glicêmico de 73. Por esse motivo, a raiz de mandioca costuma ser considerada um carboidrato bom e pode ser uma alternativa melhor para muitos outros carboidratos quando se trata de controle de açúcar no sangue.

Claro, tenha em mente que a mandioca ainda é rica em carboidratos . Caso tenha diabetes ou está em uma dieta controlada por carboidratos , é melhor adicione este vegetal rico em amido com moderação e emparelhá-lo com muitas gorduras e proteínas saudáveis para manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Valor nutricional:

A raiz de mandioca é rica em calorias e carboidratos , mas também contém uma boa quantidade de fibra, vitamina C e manganês que você precisa em um dia. Um copo (cerca de 206 gramas) de mandioca contém aproximadamente:

  1. 330 calorias;
  2. 78,4 gramas de carboidratos ;
  3. 2,8 gramas de proteína;
  4. 0,6 gramas de gordura;
  5. 3,7 gramas de fibra dietética;
  6. 42,4 miligramas de vitamina C (71% do VD);
  7. 0.8 miligramas de manganês (40% do VD);
  8. 558 miligramas de potássio (16% do VD);
  9. 55,6 microgramas de folato (14% do VD);
  10. 0,2 miligramas de tiamina (12% do VD);
  11. 43,3 miligramas de magnésio (11% do VD);
  12. 0,2 miligramas de cobre (10% do VD);
  13. 0,2 miligramas de vitamina B6 (9% do VD);
  14. 1,8 miligramas de niacina (9% do VD);
  15. 0,1 mg de riboflavina (6% do VD);
  16. 55,6 miligramas de fósforo (6% do VD);
  17. 3,9 microgramas de vitamina K (5% do VD);
  18. 0,7 miligramas de zinco (5% do VD).

Além dos nutrientes listados acima, a raiz de mandioca também contém uma pequena quantidade de vitamina E, ácido pantotênico, cálcio, ferro e selênio.

Raiz de mandioca em Ayurveda:

Embora não seja comumente usado na medicina holística, a raiz de mandioca se encaixa perfeitamente em uma dieta ayurvédica, que incentiva a alimentação com as estações e o preenchimento de sua dieta com muitas frutas e vegetais frescos para melhorar a saúde.

Legumes de raiz cozida como a mandioca funcionam especialmente bem para aqueles com vata doshas, pois são considerados mais pesados e ancorados. Historicamente, a raiz de mandioca também era usada por povos indígenas para ajudar a tratar febre e calafrios, promover a fertilidade feminina e aliviar os músculos doloridos.

Raiz de mandioca (Yuca) vs. inhame vs. mandioca:

Então, qual é a diferença entre essas raízes comuns? A raiz de mandioca e a mandioca são na verdade a mesma planta, mas os termos “raiz de mandioca” ou “yuca” são mais comumente usados nos Estados Unidos e em espanhol. O inhame, por outro lado, é outro tipo de tubérculo comestível, mas na verdade pertence a um gênero totalmente diferente de plantas. Enquanto a mandioca é nativa da América do Sul, os inhames são cultivados na Ásia, África e Américas.

Eles possuem uma pele áspera que amolece quando aquecida, e eles podem variar a tonalidade, de marrom escuro a rosa. Eles podem ser preparados de forma semelhante à mandioca e podem ser trocados no lugar de batatas cozidos ou amassados em uma variedade de receitas. Grama por grama em termos de nutrientes, o inhame são mais baixos em calorias e carboidratos, mas também contêm quase o dobro da fibra como a mandioca. Eles são ligeiramente baixos em vitamina C, mas contêm uma maior quantidade de outros nutrientes, como vitamina B6 e potássio.

Onde encontrar e como usar raiz de mandioca?

Normalmente você pode encontrar a raiz de mandioca na seção de produtos da sua mercearia local, ao lado de outros tubérculos, como batata-doce e inhame. Por vezes, a raiz de mandioca também pode ser encontrado pré-descascado e cortado na secção do congelador. Quer saber como cozinhar mandioca para aproveitar a multiplicidade de benefícios para saúde?

Há uma abundância de deliciosas receitas de mandioca, de sopas e guisados a cremes e bolos. Pode ser usado de muitas maneiras como batatas normais. A mandioca frita costuma ser usada para fazer batatas fritas, fritas ou bolinhos de raiz de mandioca, mas também pode ser cozida e amassada para dar um toque mais saudável ao purê de batatas.

Além da raiz de mandioca fresca, também é fácil encontrar a farinha de mandioca, feita com pó de raiz de mandioca, na maioria das mercearias. Esta alternativa popular sem glúten a farinha normal funciona muito bem para assados, como biscoitos, bolos, brownies e crepes.

A farinha de tapioca (ou amido de tapioca) é outro tipo de farinha feita a partir da mandioca, mas é feita a partir do amido da raiz, enquanto a farinha de mandioca é feita a partir de toda a raiz. A farinha de tapioca funciona bem para espessar líquidos e fazer pudins caseiros. A araruta é outro ingrediente popular feito de uma mistura de raiz de mandioca com outras raízes, que geralmente é adicionado a biscoitos, geleias e caldos.

onde encontrar e como usar raiz de mandioca?

Precauções:

Embora a raiz ofereça muitos nutrientes e benefícios para a saúde, ela também é rica em calorias e carboidratos e deve ser consumida com moderação como parte de uma dieta saudável. Acrescente a raiz de mandioca às suas refeições como um amido no lugar de batatas ou grãos, mas também emparelhe com uma abundância de vegetais sem amido e alimentos saudáveis de proteína para equilibrar sua refeição.

Além disso, a preparação adequada é fundamental quando se consome raiz de mandioca. As raízes da mandioca contêm uma substância que pode desencadear a produção de toxinas, como o cianeto, quando não processadas corretamente. Cozimento inadequado pode causar efeitos colaterais da mandioca, como vômitos, dor de estômago, tonturas e dores de cabeça.

Opte por variedades doces sempre que possível, e descasque a mandioca, corte e cozinhe bem antes de desfrutar. Algumas pesquisas também mostram que a imersão por 48 a 60 horas antes do cozimento pode reduzir significativamente o potencial de toxicidade.

A mandioca também contém antinutrientes, compostos que podem interferir na absorção de certas vitaminas e minerais. Para a maioria das pessoas que comem raiz de mandioca com moderação, isso não deve ser uma grande preocupação, mas pode aumentar o risco de deficiências nutricionais para as populações que o usam como alimento básico.

Sair da versão mobile