Cabelos

Óleo de tomilho para cabelo: como usar, benefícios, malefícios e receitas

Por Alan Costa, em 13/04/2019 (atualizado em 09/12/2021)
oleo de tomilho

O óleo de tomilho é produzido através da destilação a vapor das folhas e flores frescas ou parcialmente secas da planta de tomilho. A destilação produz um vermelho, marrom ou laranja, que tem um cheiro forte e picante. Destilação adicional produz Óleo de Tomilho branco, claro ou amarelo pálido com uma fragrância suave.

oleo de tomilho

O que é:

Óleo de Tomilho é derivado do tomilho (Thymus vulgaris), uma erva perene que pertence à família da menta. Os benefícios do Óleo de Tomilho foram reconhecidos há milhares de anos nos países mediterrânicos.

O Óleo de Tomilho pode ajudar a prevenir a perda de cabelo, podendo ainda ser adicionado ao shampoo e outros produtos de cuidado de cabelo.

Óleo de Tomilho tem uma fragrância muito boa e tem um sabor delicioso. O Óleo de Tomilho tem muitos minerais e vitaminas vitais. É uma boa fonte de potássio, ferro, cálcio, manganês, magnésio, selênio, vitaminas do complexo B, beta-caroteno, Vitamina A, Vitamina K, Vitamina E, Vitamina C e ácido fólico.

Como usar:

O Óleo de Tomilho é usado para o cuidado do cabelo. Você pode fazer isso da seguinte maneira para enriquecer shampoos, máscaras e bálsamos de cabelo: Adicione algumas gotas desse óleo a uma dose única de um cosmético, aplique como de costume com movimentos de massagem e posteriormente enxague com água morna.

O óleo enriquece o cabelo com substâncias úteis. Seu uso fortalece, torna os cachos brilhantes, sedosos, fáceis de encaixar, além disso, a caspa é gradualmente eliminada.

Benefícios:

oleo de tomilho beneficios

1. Controla a oleosidade:

O Óleo de Tomilho ajuda a regular as glândulas sebáceas, responsáveis ​​pela produção de óleo. O conteúdo de gordura desaparece, o equilíbrio do couro cabeludo é normalizado, e a lavagem do cabelo torna-se mais rara, porque a gordura é liberada em menor quantidade.

2. Estimula o crescimento do cabelo:

O Óleo de Tomilho ajuda a manter o cabelo saudável, estimulando o crescimento do cabelo, o Óleo de Tomilho melhora a circulação sanguínea para o couro cabeludo, o que ajuda a promover o crescimento do cabelo e reduzir a aparência de queda de cabelo.

3. Trata a caspa:

O Óleo de Tomilho ajuda a manter o cabelo livre da caspa. As propriedades antibacterianas ajudam a limpar o couro cabeludo e reduzir as bactérias que causam a caspa.

4. Previne a calvície:  

Um estudo mostrou que a perda de cabelo causada por alopecia focal pode ser interrompida usando uma combinação de quatro óleos essenciais, incluindo Óleo de Tomilho. Quase metade dos pacientes que participaram do estudo, que usaram uma mistura do Óleo de Tomilho com outro tipo de óleo, mostrou um aumento no crescimento do cabelo ao longo do estudo, sem efeitos colaterais negativos.

oleo de tomilho receita

Receitas:

1. Crescimento capilar:

INGREDIENTES:

  • 5 gotas de óleo de lavanda;
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
  • 2 gotas de Óleo de Tomilho.

COMO FAZER:

  • Misture os óleos;
  • Massageie o couro cabeludo;
  • Deixe no cabelo por 20 minutos;
  • Lave com shampoo.

2. Reduzir a oleosidade:

INGREDIENTES:

  • 5 ml de Óleo de Tomilho;
  • 20 ml de shampoo.

COMO FAZER:

  • Misture o Óleo de Tomilho com o shampoo;
  • Lave seu cabelo com a mistura massageando o couro cabeludo.
oleo de tomilho efeitos colaterais

Contraindicações:

O Óleo de Tomilho não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, pois pode causar sensibilização. Ele deve ser primeiro diluído com um óleo transportador, como óleo de oliva ou óleo de amêndoa. Antes de usar, teste em uma pequena área para ver se você tem alguma alergia.

O uso de Óleo de Tomilho pode resultar em reações alérgicas mesmo quando diluídas. Algumas pessoas que o usam podem apresentar dermatite ou inflamação da pele. Pessoas com alergia a óleos de alecrim ou menta também devem ficar longe do tomilho.

Sair da versão mobile