Dicas de Saúde

17 benefícios do chá preto para saúde!

como funciona o chá preto?

O chá preto, assim como o verde, é colhido da camellia sinensis. As folhas são embebidas para que possam dar uma cor escura quando usadas como bebida. Além disso, o chá preto é um produto feito da planta Camellia sinesis. As folhas e caules envelhecidos são utilizados para fazer remédios. O chá verde, que é feito de folhas frescas da mesma planta, tem algumas propriedades diferentes.

O chá preto é utilizado para melhorar a agilidade mental, bem como habilidades de aprendizado, memória e processamento de informações. Também é utilizado no tratamento da cefaleia e da pressão arterial baixa; prevenção de doenças cardíacas, incluindo “endurecimento das artérias” (aterosclerose) e ataque cardíaco; prevenir a doença de Parkinson; e reduzir o risco de câncer de estômago e cólon, câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de ovário.

Também é usado para diabetes tipo 2, distúrbios estomacais, vômitos, diarreia e como diurético para aumentar o fluxo de urina. Algumas pessoas usam o chá preto para prevenir cáries e pedras nos rins. Em combinação com vários outros produtos, o chá preto é usado para perda de peso. Nos alimentos, o chá é consumido como bebida quente ou fria.

como funciona o chá preto?
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Como funciona o chá preto?

O chá preto possui 2% a 4% de cafeína, o que afeta o pensamento e o estado de alerta, aumenta a produção de urina e pode reduzir os sintomas da doença de Parkinson. Também contém antioxidantes e outras substâncias que podem proteger o coração e os vasos sanguíneos.

Quais os benefícios do chá preto?

1. Alerta mental:

Beber chá preto e outras bebidas cafeinadas ao longo do dia ajuda a despertar as pessoas, mesmo após longos períodos sem dormir.

2. Endurecimento das artérias (aterosclerose): 

Pesquisas anteriores mostram que as pessoas que bebem esse chá parecem ter um risco reduzido de ter suas artérias endurecidas. Este elo é mais forte nas mulheres que nos homens.

3. Aumenta a pressão arterial em idosos:

Beber bebidas que contenham cafeína, como o chá do qual estamos falando, ajuda no aumento da pressão arterial em pessoas idosas que têm pressão arterial baixa depois de comer.

4. Previne pedras nos rins:

As mulheres que consomem o chá parecem ter um risco 8% menor de desenvolver cálculos renais.

5. Reduz risco de ataques cardíacos:

Algumas pesquisas mostram que as pessoas que bebem o chá têm menor risco de ter um ataque cardíaco. Além disso, as pessoas que bebem ele há pelo menos um ano, antes de sofrer um ataque cardíaco, parecem ter menor probabilidade de morrer depois de sofrer um ataque cardíaco.

6. Ossos Frágeis (osteoporose):

Estudos anteriores relatam que mulheres mais velhas que bebem mais chá preto parecem ter ossos mais fortes. Beber mais chá também parece estar ligado a um menor risco de fratura de quadril em homens e mulheres mais velhos.

7. Diminui os riscos de câncer do ovário:

As mulheres que bebem regularmente chá, incluindo chá verde ou preto, parecem ter um risco menor de desenvolver o câncer de ovário em comparação com mulheres que nunca ou raramente bebem chá.

8. Reduz o risco de mal de Parkinson:

Algumas pesquisas mostram que pessoas que bebem bebidas com cafeína, como café e chá, têm um risco menor de doença de Parkinson. O menor risco parece estar diretamente relacionado à dose de cafeína em homens, mas não em mulheres. Beber chá preto também parece estar relacionado com um risco reduzido de doença de Parkinson entre pessoas que fumam cigarros.

quais os benefícios do chá preto?
quais os benefícios do chá preto?

9. Probabilidade de prevenir câncer de bexiga:

Algumas pesquisas sugerem que as pessoas que bebem chá verde ou preto podem ter um risco menor de câncer do trato urinário. No entanto, outra pesquisa mostra que beber chá preto não está ligado a um risco reduzido de câncer de bexiga.

10. Reduz risco de doenças cardíacas:

Algumas pesquisas sugerem que as pessoas que bebem chá regularmente têm menor risco de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, outra pesquisa sugeriu que beber chá preto está ligado a um risco aumentado de piora da doença cardíaca ou causa de morte.

11. Pode prevenir cáries:

Uma pesquisa inicial sugere que o enxágue com um extrato de chá preto pode prevenir as cáries.

12. Reduz risco de câncer nos rins:

Pesquisas iniciais sugerem que as pessoas que bebem mais preto ou verde têm maior risco de desenvolver câncer de rim.

13. Diminui os riscos de câncer de pulmão:

O chá verde e o preto contêm substâncias químicas chamadas fitoestrógenos. Algumas pesquisas mostram que os homens que consomem mais fitoestrógenos em sua dieta têm um risco menor de desenvolver câncer de pulmão do que os homens que não consomem esses produtos químicos.

No entanto, outras pesquisas iniciais sugerem que beber o preto não está associado a um risco reduzido de câncer de pulmão e pode até estar associado a um risco aumentado.

14. Pode prevenir câncer de boca:

Pesquisas anteriores mostram que o chá pode prevenir o câncer de boca em pacientes com lesões na boca que podem se transformar em câncer.

15. Pode diminuir os riscos de câncer de pâncreas:

Algumas pesquisas iniciais sugerem que beber chá preto está associado a um risco reduzido de risco de câncer no pâncreas. No entanto, outras pesquisas mostram resultados conflitantes.

16. Pode diminuir a chance de câncer de próstata:

Evidências iniciais sugerem que beber chá preto está associado a um risco reduzido de câncer de próstata.

17. Diminui riscos de derrame:

O chá possui substâncias químicas chamadas flavonoides. Pesquisas iniciais sugerem que comer uma dieta que contém flavonoides está associado a um menor risco de derrame.

Possíveis efeitos colaterais:

1. Convulsões:

O chá contém cafeína como citamos várias vezes no artigo. Há uma preocupação de que altas doses de cafeína possam causar convulsões ou diminuir os efeitos de remédios usadas para prevenir convulsões. Caso já teve um ataque, não use altas doses de cafeína ou suplementos contendo cafeína, como preto.

possíveis efeitos colaterais do chá preto
possíveis efeitos colaterais do chá preto

2. Glaucoma:

Beber chá com cafeína aumenta a pressão dentro do olho. O aumento ocorre dentro de 30 minutos e dura pelo menos 90 minutos. Problemas sensíveis à hormônios, tais como câncer da mama, do útero, do ovário, endometriose ou miomas uterinos.

3. Síndrome do intestino irritável (SII):

A cafeína presente no chá, especialmente quando consumidas em grandes quantidades, pode piorar a diarreia e os sintomas da síndrome.

4. Ossos frágeis (osteoporose):

Beber chá com cafeína pode aumentar a quantidade de cálcio que é liberado na urina. Isso pode enfraquecer os ossos. Não beba mais de 300 mg de cafeína por dia (aproximadamente 2-3 xícaras de Chá Preto). Tomar cálcio extra pode ajudar na compensação das perdas de cálcio.

5. Bexiga hiperativa:

A cafeína no chá pode aumentar o risco de desenvolver uma bexiga hiperativa. Além disso, o chá preto pode aumentar os sintomas em pessoas que já têm uma bexiga hiperativa. O chá preto deve ser usado com cautela nessas pessoas.

Interações:

O chá preto possui cafeína. A cafeína do chá preto pode bloquear os efeitos da adenosina (Adenocard). Adenosina (Adenocard) é frequentemente usada por médicos para fazer um teste no coração. Este teste é chamado de teste de estresse cardíaco. Pare de tomar o chá ou outros produtos que contenham cafeína pelo menos 24 horas antes de um teste de estresse cardíaco.

O corpo quebra a cafeína para eliminá-la do corpo. Alguns antibióticos podem diminuir a rapidez com que o corpo quebra a cafeína. Tomar esses antibióticos junto com o chá pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo nervosismo, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca e outros efeitos colaterais.

Alguns antibióticos que diminuem a rapidez com que o corpo quebra a cafeína incluem ciprofloxacina ( Cipro), enoxacina (Penetrex), norfloxacina (Chibroxina, Noroxina), esparfloxacina (Zagam), trovafloxacina (Trovan) e grepafloxacina (Raxar).

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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