Cabelos

Óleo de algodão para o cabelo: como usar, receitas, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2019 (atualizado em 09/12/2021)
oleo de algodao

Óleo de algodão tem vários benefícios para a saúde notáveis, os benefícios incluem ajudar o crescimento do cabelo saudável para aqueles que estão perdendo o cabelo ou buscando mais crescimento do cabelo. Contém vitamina E e vitamina PP, ácidos graxos monoinsaturados e saturados. Está saturado com tocoferóis, vitaminas lipossolúveis, que são importantes antioxidantes.

oleo de algodao

A composição pode variar, dependendo das matérias-primas a partir das quais o óleo foi preparado, além da variedade e o local de cultivo da planta. Mas, em qualquer caso, é um importante fornecedor de ácidos graxos, especialmente o araquidônico e linoleico, que são produzidos pelo corpo em quantidades muito pequenas.

Como usar:

Vale ressaltar que, O Óleo de algodão é usado como máscara capilar, pois é capaz de estruturar e fortalecer o cabelo. Além disso, é útil adicionar o Óleo de algodão em máscaras e cremes prontos, juntamente com outras plantas e óleos essenciais como um transportador, pois o óleo de algodão é imediatamente absorvido, entregando todas as substâncias benéficas às camadas profundas do cabelo.

O Óleo de algodão contêm vitamina E, essa vitamina tem propriedades antioxidantes de origem natural, a fim de manter a pele e o cabelo em excelente estado de saúde.

A vitamina E, é parte integrante do sebo (glândulas microscópicas na pele), ou a matéria oleosa secretada pelas células glandulares. Pode trazer inúmeros benefícios para o cabelo, incluindo a remoção de substâncias nocivas da pele e do couro cabeludo, absorvendo os raios UV e prevenindo queimaduras, promovendo o crescimento do cabelo, retardando a perda de cabelo.

Você pode usá-lo para fazer um tratamento nutritivo ou para tratar pontas duplas.

Benefícios do óleo de algodão para o cabelo:

1. Estimula o crescimento do cabelo:

As máscaras para o cabelo contribuem para o despertar os folículos pilosos, estimulam o crescimento do cabelo, melhoram a estrutura e eliminam as pontas duplas.

2. Cabelo saudável:

O ácido linoleico é um ácido graxo presente no óleo de semente de algodão que ajuda a promover o crescimento constante do cabelo e a prevenir a queda de cabelo, pois neutraliza os efeitos da dermatite que é a principal causa de perda de cabelo na pele e fortalece o couro cabeludo garantindo que seu cabelo permaneça saudável.

oleo de algodao para cabelo

3. Fortalece os fios e as raízes do cabelo:

Tem grandes benefícios no fortalecimento dos fios e raízes dos cabelos, devido á presença de ácido linoleico no óleo de semente de algodão, por isso promove o cabelo mais forte.

4. Contêm vitamina E: 

O principal poder de qualquer óleo se deve a presença de tocoferol (vitamina E). Essa vitamina nutre e restaura a estrutura dos cabelos, trata as pontas duplas e ajuda a lidar com a fragilidade.

5. Cabelo macio e brilhoso:

É muito útil para o cabelo. Pois estimula o crescimento do cabelo e elimina o excesso de gordura. Além disso, o Óleo de algodão também é útil para o couro cabeludo seco e para cabelos com pontas duplas, pois deixa os cabelos macios e brilhantes.

6. Contêm vitaminas do complexo B:

A presença de vitaminas do complexo B funciona para fortalecer, restaurar o brilho do cabelo e proteger cada fio das toxinas urbanas, do sol escaldante e de outros riscos ambientais.

Receita do óleo de algodão para o cabelo:

Restauração Capilar:

Ingrediente:

  • Óleo de algodão,

Como Aplicar:

Tradicionalmente, para o procedimento de restauração capilar, é necessário esfregar o óleo com leves movimentos de massagem no couro cabeludo ou distribuí-lo pelas pontas duplas. Em seguida, coloque uma touca de plástico e cubra a cabeça com uma toalha por cerca de uma hora. Então lave fora a máscara com água morna e seu xampu de uso regular em 2 – 3 doses.

Contraindicação:

O Óleo de algodão tem poucas contraindicações, raramente causa alergias. A principal contra-indicação é a intolerância individual ao produto. Em alguns casos, este óleo pode dar um efeito laxativo ligeiro.

Sair da versão mobile