Legumes e Vegetais

Gengibre aumenta a imunidade, trata dor de garganta: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 14/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
qual a origem do gengibre?

O gengibre ajuda pessoas com doenças causadas por inflamação crônica, e suas propriedades também podem proteger contra o câncer e dores de estômago. Além disso, o gengibre é amplamente utilizado em pratos e bebidas, porque tem um sabor original e a capacidade de mascarar o sabor dos alimentos, graças à sua nitidez.

Ele também previne de doenças cardiovasculares e doenças reumáticas, tendo assim ação anti-inflamatória, ação antioxidante e efeito termogênico. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.

qual a origem do gengibre?

Qual a origem do gengibre?

Esta raiz tem sido um componente integral da dieta e valorizado por suas propriedades aromáticas, culinárias e medicinais por milhares de anos. Cultivado principalmente em países tropicais, ele é considerado a melhor variedade para uso culinário. Como um forte antioxidante, ele também combate micróbios e reduz a inflamação.

Quais os benefícios do gengibre?

1. Estabiliza a circulação sanguínea:

No gengibre contém cromo, magnésio e zinco, que podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, além de ajudar a prevenir calafrios e febre.

2. Reduz a dor e a inflamação:

O gengibre contém algumas das mais potentes substâncias anti-inflamatórias conhecidas e é um potente analgésico natural.

3. Tratamento de câncer de ovário:

O pó de gengibre induz a morte celular em células de câncer de ovário.

4. Aumenta a imunidade:

Ele é conhecido por sua capacidade de afetar positivamente o sistema imunológico. Portanto, é frequentemente usado como profilático contra resfriados.

5. É bom para o rosto, corpo e cabelo: 

Ele é um poderoso antioxidante, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, será útil para o seu rosto. O produto é usado ativamente na luta contra a pigmentação, para criar várias máscaras e esfoliantes para o rosto, corpo e cabelo.

6. Analgésico natural: 

Uma dose de gengibre de aproximadamente 2 g/ dia pode reduzir modestamente a dor muscular causada pelo exercício pesado, se tomado por pelo menos 5 dias.

7. Antioxidante:

Muitos componentes ativos nesta raiz e seu óleo essencial, como o Gingerol e o Shogaol, são potentes antioxidantes. Eles podem eliminar os radicais livres por todo o corpo e neutralizá-los para prevenir numerosas doenças crônicas.

Para que serve:

Com seus efeitos anti-inflamatórios naturais,  também é habitualmente usado para tratar artrite, colesterol alto, cólicas menstruais e outras condições de saúde.

Receita de chá de gengibre:

INGREDIENTES:

– 1-2 colheres de chá de gengibre.
– 1l de água purificada.
– 2-4 limões.
– canela – a gosto.
– Mel ou açúcar a gosto.

MODO DE PREPARO:

  1. Corte o número necessário de gengibre.
  2. Descasque a raiz.
  3. Finamente picado, você ainda pode esmagar com uma faca. De preferência – moer em um ralador grosso.
  4. Há recomendações para ferver por um tempo. Mas ainda o aconselhamos a preparar.
  5. Depois de ferver a água adicione o gengibre e deixe descansar por 5-7 minutos.
  6. Também pode ser fabricado uma quantidade maior (a partir de 1 l). Mais tarde, o chá pode ser aquecido, mas não deixe ferver.
  7. O chá está pronto. Isso é um clássico! Na sua cozinha, neste momento, haverá um cheiro exótico agradável e exclusivo de gengibre.
receita de chá de gengibre

Malefícios:

Em geral, esta raiz aumenta a eficiência e a atividade de uma pessoa, mas se você a tomar à noite, a insônia pode aparecer. Vale lembrar que ele aumenta a pressão arterial, por esse motivo pacientes hipertensos não devem abusar em seu consumo. O gengibre não pode ser usado com medicamentos que diminuem a pressão arterial, porque ele irá neutralizar seu efeito.

Sair da versão mobile