Legumes e Vegetais

Cogumelo ajuda na perda de peso, fortalece os ossos: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 30/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
cogumelo

O cogumelo é cientificamente classificado como pertencente ao reino dos fungos e apesar disso, os cogumelos são embalados com benefícios nutritivos. Isso pode ser uma surpresa, já que é um fato bem conhecido que os alimentos mais nutritivos são coloridos, mas a maioria comestíveis são brancos.

cogumelo

O que é o cogumelo?

Cogumelos, pertencentes à família ‘Agaricus’, não são plantas embora sejam classificados como vegetais no reino alimentar. Eles pertencem ao reino dos fungos e contêm uma série de nutrientes essenciais.

Cogumelos são na verdade saprófitas, organismos que dependem de matéria animal e vegetal morta e em decomposição para sua nutrição. O corpo do cogumelo é geralmente espalhado por uma grande área e é dificilmente notado.

Para que serve o cogumelo:  

Os cogumelos devem ser cozidos para obter seus benefícios nutricionais, já que suas paredes celulares são indigestas se não forem expostas ao calor. No entanto, o cogumelo contêm alguns nutrientes e vitaminas que proporcionam alguns benefícios para a saúde.

O consumo dajuda a combater diferentes tipos de câncer, regula os níveis de colesterol no sangue e, assim, ajuda a combater o diabetes. Eles também ajudam no fortalecimento do nosso sistema imunológico e também ajudam a perder peso.

Benefícios do cogumelo para saúde:   

1. Combate o câncer:

Cogumelos são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres nocivos em nosso corpo. O selênio é um mineral encontrado que facilita o funcionamento de nossas enzimas hepáticas, que ajudam a desintoxicar certos compostos causadores de câncer em nosso corpo. A Vitamina D também está presente que regulam o ciclo de crescimento celular e previne o crescimento de células cancerígenas.

2. Tratar a anemia:

A anemia é causada devido à deficiência de ferro e é caracterizada por fadiga, dores de cabeça, problemas digestivos e redução do atrito neural. O consumo dajuda a prevenir estes sintomas, uma vez que são ricos em ferro. O ferro ajuda na formação de glóbulos vermelhos e garante que permaneçamos saudáveis ​​e totalmente funcionais e a melhorar a pele.

3. Baixa o nível de colesterol: 

O cogumelo não têm colesterol ou gordura e são muito pobres em carboidratos. Eles, no entanto, contêm fibras e outras enzimas que ajudam a diminuir os níveis de colesterol. Eles também são ricos em teor de proteína magra que ajuda a queimar o colesterol. Assim, o consumo ajuda a regular os níveis de colesterol e proteger seu coração.

4. Bom para os ossos:

Cogumelo contém cálcio que ajuda a fortalecer os ossos e também ajuda na formação óssea. Assim incorporar em sua dieta fornecerá o cálcio necessário que é necessário para seus ossos. Isso irá atrasar ou impedir o aparecimento de condições como osteoporose e outras doenças relacionadas à degradação dos ossos.

5. Melhora o sistema imunológico:

Contêm ergotheoneína, um aminoácido contendo enxofre, que é um poderoso antioxidante e ajuda a aumentar a imunidade do corpo. Este composto ajuda a remover todos os radicais livres que tendem a causar várias doenças em nosso corpo.

Também contêm antibióticos naturais que impedem o crescimento de micróbios e outras infecções fúngicas. Além disso, a presença de Vitamina A, Vitaminas do complexo B e Vitamina C também ajuda a fortalecer a imunidade do corpo.

6. Ajuda na perda de peso:

São ricos em proteínas e fibras alimentares, mas são muito pobres em carboidratos e têm quantidades insignificantes de gordura ou colesterol. Os beta-glucanos e quitina são os dois tipos de fibras alimentares presentes e ajudam a aumentar a saciedade e reduzir o apetite. Estas fibras alimentares fazem você se sentir mais cheio e ajuda a reduzir a ingestão de calorias.

7. Previne inflamações:

Cogumelo contém um poderoso antioxidante chamado ergothioneine que ajuda a prevenir a inflamação. Um tipo específico, conhecido como o reishi, ajuda a combater doenças, reduz a inflamação e reduz o crescimento do tumor e reações alérgicas. Estes reishi têm sido utilizados pelas suas propriedades anti-inflamatórias há milhares de anos na Ásia.

Malefícios:

Não é fácil para um leigo diferenciar selvagens saudáveis. O consumo de selvagens pode resultar em doenças graves em seres humanos e pode até causar a morte.

Como os beta-glucanos presentes no cogumelo estimulam a função imunológica, as pessoas com doenças auto-imunes como artrite, lúpus, asma e esclerose múltipla devem evitar consumi-lo.

Sair da versão mobile