Cabelos

Envelhecimento do cabelo: o que fazer, dicas, como evitar e tratamentos

envelhecimento dos cabelos

O primeiro sinal do envelhecimento do cabelo são os cabelos grisalhos pois perda de pigmento pode ocorrer por uma variedade de razões, não relacionadas à idade e aos 25-30 anos. Sendo que há algumas pessoas na faixa etária dos 50 anos, que o cabelo grisalho quase não é observado. Nessa caso a cor não é um sinal da idade.

Envelhecimento do cabelo: o que fazer, dicas, como evitar e tratamentos
envelhecimento dos cabelos

O que fazer com o envelhecimento do cabelo?

À medida que envelhece, o cabelo fica mais fino, menos elástico, perde o brilho e é propenso a queda de cabelo prematura. Quanto mais velhos ficamos, mais presentes se tornam os cabelos finos e sem brilho na cabeça.

O desgaste está associado com a desidratação de cada cabelo, além da falta de nutrientes e falta de brilho, fatores que causam uma violação na estrutura lisa da superfície do cabelo.

Além disso, com a idade, a cutícula do cabelo se desgasta mais rapidamente, torna-se desigual e para de refletir a luz, daí a perda de brilho no cabelo.

O envelhecimento do cabelo consiste no envelhecimento da haste capilar e no envelhecimento do folículo piloso: o primeiro inclui exposição às condições atmosféricas e fotoenvelhecimento, e o segundo se manifesta como diminuição da função dos melanócitos, cabelos grisalhos, e redução da produção capilar, alopecia.

Como evitar?

  • Se você está acostumado a lavar o cabelo com pressa, mude seus hábitos. Massageie seu couro cabeludo completamente e com prazer durante a aplicação do shampoo e, em seguida, enxágue com o condicionador.
  • Faça peeling regenerador suave do couro cabeludo, com ele, você limpa a pele das células mortas e aprimora o processo de renovação celular do couro cabeludo.
  • Escolha shampoos que hidratam e nutrem o cabelo, use shampoo adequado para cabelos enfraquecidos, que incluem ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, biotina e todos os tipos de óleos que restauram a superfície lisa do cabelo, mas que não deixe os cabelos pesados e oleosos demais.
  • Escolha condicionadores que ajudam a restaurar o equilíbrio de água dos cabelos, que nutrem o cabelo sem vida.
  • Use máscaras capilares pelo menos uma vez na semana, isso irá fortalecer os folículos e proteger o cabelo da perda prematura de cabelo. Também existem máscaras para restauração profunda.
  • Use soros anti-envelhecimento para o cabelo, ao contrário das máscaras, esses produtos não precisam ser removidos após a aplicação. Eles são usados ​​para cuidados capilares intensivos.
  • Após lavar o cabelo com shampoo, deixe o cabelo secando naturalmente.
  • O couro cabeludo e o cabelo são submetidos a envelhecimento interno, ou fisiológico e externo, ou prematuro, sendo esse último devido a influência de fatores externos.

Fatores internos estão associados a mecanismos genéticos e epigenéticos individuais com variabilidade interindividual, incluindo peculiaridades da gerontobiologia da IC, genética com envelhecimento prematuro dos cabelos, metabolismo androgênico na alopecia androgenética, metabolismo oxidativo da melanogênese e condições multimórbidas.

Envelhecimento do cabelo: o que fazer, dicas, como evitar e tratamentos
envelhecimento do cabelo

Tratamentos para envelhecimento do cabelo:

O cuidado do cabelo anti-envelhecimento é uma coisa real. Não se surpreenda se você ver um shampoo seco em sua linha de tratamento anti-envelhecimento, já que lavar o cabelo com menos frequência é bom para a saúde geral do seu cabelo.

Produtos anti-envelhecimento de cabelo não vão reduzir as rugas inexistentes em sua haste do cabelo ou dar-lhe o cabelo exuberante que você teve como uma criança, mas eles vão evitar que o cabelo fique seco e crespo.

Estes shampoos, condicionadores, soros, névoas e sprays são todos especificamente formulados para proteger seu cabelo de danos, já que possuem poderosos antioxidantes, protetores UV para cabelo e preservadores de cor, tudo o que vai fazer é deixar seu cabelo protegido.

Dicas para envelhecimento do cabelo: 

  • Use tintas certas para tingir o cabelo.
  • Cuide de sua dieta, inclua vitaminas para ter um cabelo hidratado e saudável.
  • Evite pentear o cabelo molhado.
  • A secagem com ar quente anula todos os procedimentos de hidratação.
  • Hidrate sempre seu cabelo.
  • Use produtos de cabelo recomendado para o seu tipo de cabelo.
  • Beba muita água.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.