Remédios Naturais

4 formas de evitar infecção vaginal: quais as causas e sintomas

Infecção Vaginal

Estas formas de evitar infecção vaginal é muito eficaz pois este distúrbio que afeta o trato genital feminino e é a causa mais frequente de consulta com um ginecologista.

Ela também é uma das doenças mais comuns (diagnosticada em mais de 25% das mulheres) que pode ser de origem bacteriana, fúngica ou infecção viral.

4 formas de evitar infecção vaginal: quais as causas e sintomas
formas de evitar infecções vaginal

Além disso, esta infecção ocorre principalmente através de relações sexuais desprotegidas, por isso é bom prestar atenção a algumas regras simples de prevenção, tais como:

Uma cuidadosa higiene pessoal e íntima; O uso de métodos contraceptivos de barreira desde o início da relação sexual (como o preservativo feminino e masculino).

Sintomas de infecção vaginal:

Nem todas as mulheres experimentarão sintomas perceptíveis de uma infecção. Portanto, a infecção é leve, os sintomas também podem ser muito sutis.

Saber o que é normal para você ajudará a estar ciente de quaisquer alterações na sua saúde vaginal. Além disso, se tiver algum destes sintomas pela primeira vez, consulte o seu profissional de saúde para confirmação:

  • Coceira vaginal;
  • Corrimento vaginal que pode ser espesso, branco e irregular;
  • Queimação, dor ou ardor;
  • Dor ao urinar ou fazer sexo;
  • Inflamação vulvar (vermelhidão, inchaço, erupção cutânea).

Formas de evitar Infecção vaginal:

Você não pode sempre prevenir infecção vaginal. Mas você pode tomar medidas para ajudar a manter sua vagina saudável:

1. Mantenha sua área genital limpa:

Lave o exterior da sua vagina todos os dias com sabão neutro. No entanto, quando você for ao banheiro, limpe da frente do seu corpo em direção às costas, e não o contrário.

2. Mantenha sua vagina fresca:

As bactérias amam o calor! Evite roupas íntimas apertadas ou roupas feitas de fibras sintéticas que podem prender o calor. Portanto, use roupas íntimas de algodão ou algodão-virilha.

3. Não duche:

Colocar água ou outros produtos em sua vagina remove algumas das bactérias normais que protegem contra infecções.

4. Beba bastante líquidos:

Isso pode ajudar a lavar o seu trato urinário e ajudar a prevenir infecções. Além disso, você saberá que está bebendo o suficiente se a sua urina (xixi) estiver amarela clara ou quase transparente.

Evite produtos de higiene perfumados como banho de espuma, sprays, compressas perfumadas e absorventes perfumados. Eles podem ser irritantes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.