Truques de Beleza

Aspirina para a acne: como usar, dicas, benefícios e malefícios

aspirina para a acne

Aspirina para a acne esta entre os melhores remédios caseiros estão aumentando sua popularidade para o tratamento da acne, também existem outros métodos não tradicionais, como a aspirina. Saiba mais sobre como a aspirina para a acne pode ser benéfica, bem como experimentá-la com segurança.

Além disso, a aspirina tem o maior potencial como agente anti-inflamatório para tratar a acne inflamatória. Isso inclui cistos e nódulos. É improvável que funcione para acne não-inflamatória, como cravos e espinhas. Mesmo assim, os potenciais benefícios anti-inflamatórios da aspirina para a acne não são tão claros.

Aspirina para a acne: como usar, dicas, benefícios e malefícios
aspirina para a acne

Existe alguma evidência científica por trás deste remédio?

Você pode principalmente conhecer a aspirina como um analgésico, contudo ela também contém uma substância chamada ácido acetilsalicílico. Este ingrediente está relacionado com o ácido salicílico, ingrediente dos remédios anti-acnes.

O ácido salicílico tem efeitos de secagem que ajudam na eliminação do excesso de oleosidade e células mortas da pele. Pode ajudar aliviar a acne e evitar a formação de novas manchas.

O ácido salicílico tem sido considerado como um método cientificamente comprovado para o tratamento da acne. No entanto, a pesquisa por trás do ácido acetilsalicílico na forma de aspirina não está bem esclarecida.

Até à data, os estudos clínicos disponíveis analisaram os possíveis efeitos anti-inflamatórios que a aspirina pode ter na pele. Além disso, o medicamento é considerado para ajudar na redução da inflamação relacionada à rosácea, artrite psoriática e até câncer de pele.

Como usar a aspirina para eliminar acne?  

Use apenas aspirina topicamente. Tomar aspirina por via oral não terá os mesmos efeitos. Você também pode aumentar o risco de efeitos colaterais ao tomar aspirina desta forma, caso não precise para controlar a dor ou a saúde do seu coração.

Para Usar Aspirina na Acne, siga estas instruções:

  • Use aspirina em pó ou esmague completamente alguns comprimidos (géis não moles);
  • Combine a aspirina em pó com 1 colher de sopa de água morna para criar uma pasta;
  • Lave o rosto com o seu limpador normal;
  • Aplique a pasta de aspirina diretamente na acne. Você pode usá-la como um tratamento especial ou aplicar em todo o seu rosto como uma máscara facial;
  • Deixe por 10 a 15 minutos de cada vez;
  • Enxague abundantemente com água morna;
  • Depois passe o seu hidratante habitual.

Você pode repetir este processo como um tratamento local uma ou duas vezes por dia até que a acne apareça. Caso esteja usando aspirina para uma máscara facial, você pode usá-la algumas vezes por semana.

Usar muita aspirina pode secar e desidratar a pele. Também pode levar a surtos, por isso é importante não retirar todos os óleos naturais da sua pele.

Possíveis efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de aspirina para a acne são ressecamento e irritação da pele. Descamação e vermelhidão podem ocorrer como resultado. A mistura com outras formas de ácido salicílico pode aumentar esses efeitos.

Além disso, você pode ser mais propenso a esses efeitos caso use aspirina em seu rosto com frequência.

Comece com uma aplicação diária, aumentando para duas vezes ao dia. Isso permitirá que o tempo da sua pele se acostume com a aspirina sem ressecar a pele. Caso tenha pele sensível, você pode tentar usar aspirina a cada dois dias para começar.

Qualquer tratamento de acne que aplique em seu rosto pode aumentar a sensibilidade da sua pele aos raios ultravioleta (UV) do sol. Isso inclui aspirina.

Use um protetor solar com fator elevado que proteja contra os raios UVA e UVB todos os dias. Caso passe o protetor, diminuirá o risco de queimaduras solares, bem como efeitos a longo prazo da exposição ao sol, como envelhecimento prematuro e câncer de pele.

Como precaução, evite usar qualquer forma de aspirina durante a gravidez e amamentação, a menos que seu médico lhe recomende certos problemas médicas. Isso pode aumentar o risco de sangramento no seu filho.

Não use aspirina caso seja alérgico a anti-inflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno.
É importante conversar com seu médico ou dermatologista antes de aplicar aspirina em sua acne (especialmente se estiver usando outros tipos tratamentos tópicos ou se tiver algum problema de saúde).

Considerações Finais: 

Embora a aspirina possa não funcionar para todos, existe a possibilidade de ajudar no alivio da acne quando usada apenas como tratamento tópico. Para lesões graves de acne inflamatória, você precisará ser mais paciente com o tratamento em casa.

Pode levar de um a dois meses até que a acne teimosa possa desaparecer.
Independentemente da forma escolhida de tratamento de acne, é importante continuar e dar tempo para agir.

Resista ao desejo de estourar suas espinhas. Isso só vai piorar a acne e aumentar o potencial de cicatrizes. Consulte seu dermatologista caso tenha alguma preocupação ou se não estiver vendo os resultados desejados após usar a aspirina em sua acne.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.