Plantas Medicinais

Alecrim ajuda a tratar insônia, faz bem para o cabelo: veja os 8 benefícios

Por Alan Costa, em 29/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
alecrim

O alecrim, tem muitos poderes curativos que ajudam a acalmar, e possui propriedades tão relaxantes que é usado para banhar crianças e diversas condições. Além disso, possui poderosas propriedades antioxidantes, anti-sépticas, anticancerígenas, anti-inflamatórias e desinfetantes.

alecrim

Além disso, ele contém vitaminas e minerais, como vitamina A e vitamina C, tiamina, riboflavina, ácido fólico, ferro, magnésio, fósforo, zinco e cobre.

O que é alecrim?

O alecrim é um arbusto verde com folhas finas como agulhas e um aroma agradável, selvagem é encontrado no Sul da Europa, em regiões de clima quente.

Essa planta cresce em campo aberto em um só lugar por até 20 anos, atingindo uma altura de dois metros. Além disso, o nome latino da planta, se traduz como “frescura do mar”.

Se espalhou por toda a Europa pelos romanos durante suas campanhas em Roma, a planta foi cultivada como uma planta curativa e aromática desde os tempos antigos.

A planta tem pequenas flores azuis, por causa das quais são chamadas de “não vestidas”. Outro nome é “cor do casamento”. Além disso, durante muito tempo foi considerado um símbolo de prosperidade e bem-estar e benéfico para pele.

Para que serve o alecrim:   

Suas flores e folhas são usadas como tempero na culinária. Além disso, as Folhas frescas e levemente amargas exalam um aroma limpo e brilhante, semelhante a uma mistura complexa de cânfora, eucalipto, pinheiro e limão.

As folhas de alecrim são perfeitamente combinadas com todos os tipos de carne. Além disso, é amplamente utilizada para marinar carne de porco, cordeiro e coelho, para combater o cheiro específico característico destes tipos de carnes.

Além disso, é muito importante que o ele não perca o seu sabor durante o tratamento térmico a longo prazo, nesse caso, controle a temperatura ao fritar, cozinhar ou assar essa erva.

Portanto, o alecrim é adicionado a molhos e sopas e especialmente adequado para pratos de queijo. Algumas folhas podem ser adicionadas à sobremesa.

Além disso, também é usado para perfumar muitas preparações culinárias. Sendo que, devido às suas qualidades antioxidantes, serve como conservante natural de alimentos.

Benefícios do alecrim para saúde

1. Ajuda combater a insônia:

O alecrim tem grandes benefícios, ou seja, equilibra a mente e purifica as energias, elas também eliminam más vibrações e adiam pensamentos negativos, trazem boa sorte e calma. Além de ajudar a combater a insônia e a fadiga mental.

2. Ajuda minimizar o aparecimento de celulite: 

Seus compostos anti-inflamatórios também ajudam a estimular o fluxo sanguíneo, principalmente nas pernas, o que minimiza o aparecimento de celulite e estrias.

3. Ajuda a reduzir palidez:  

O óleo de alecrim pode ser eficaz para reduzir a flacidez, a palidez e as rugas, pois funciona como um tônico natural.

Se você aplicá-lo com uma massagem, você favorece o bom funcionamento do sistema linfático, o que ajuda a eliminar toxinas e líquidos que influenciam na formação de nódulos.

Outra propriedade é que, como melhora a circulação, promove o crescimento saudável do cabelo.

4. Ajuda reduzir o estresse: 

A fragrância do alecrim pode ser eficaz em alguns distúrbios como a ansiedade, bem como para ajudar a reduzir os níveis de estresse.

5. Ajuda no fortalecimento dos cabelos:

Tem um efeito na melhoria na perda de cabelo, usando-o como infusão, previne e reduz a queda de cabelo.

6. Ajuda no tratamento de doenças:

O alecrim permite obter bons resultados no tratamento de doenças reumáticas (doenças que atinge os músculos) e musculares, mesmo no caso de distorções, nos estados de hipotonia muscular (redução da força muscular) em geral e nas formas de gota.

7. Alivia as dores:

Vale ressaltar que, é usado no tratamento de dores de cabeça, enxaquecas ou neuralgia. Recomenda-se para aliviar a dor causada pela dor ciática, comumente chamada de inflamação do nervo ciático.

8. Ajuda no tratamento de doenças do fígado:

Seu efeito antispástico e estimulante da vesícula biliar, faz com que seja indicado nas dispepsias biliares, na presença ou ausência de cálculos. Também é indicado em casos de discinesia, ou alteração da motilidade do trato biliar e insuficiência vesicular.

Receitas com alecrim:

Chá de alecrim:

INGREDIENTES:

  • Água 250 ml;
  • Alecrim (1 raminho);
  • Sálvia (2/3 folhas);
  • Mel (de preferência castanha).

MODO DE PREPARO:

  • O procedimento consiste em derramar a água em uma panela, adicionar alecrim e sálvia e ferver.
  • Uma vez que a água ferve, deixe descansar por 1 minuto, adicione as folhas de chá verde e deixe em infusão por mais 3 minutos.
  • Após o tempo de infusão, filtre a mistura, adicione o mel e um pouco de suco de limão, conforme desejado.
  • Consuma a bebida ainda quente.

Benefícios do chá de alecrim:

  • Fortalece o trato gastrointestinal: graças às suas propriedades, combate o refluxo gástrico, acalma a dor e melhora a digestão.
  • Ação antioxidante: graças à presença de polifenóis e flavonoides.
  • Combate doenças sazonais: graças às suas propriedades anti-inflamatórias, combate a tosse, a febre, a dor de garganta e ajuda contra as dores de cabeça.
  • Energizante e não depressivo: dá energia e combate o estresse.

Receita de shampoo anti-queda para o cabelo:

Também pode ser usado para melhorar a eficácia do xampu de cabelo usual.

  • 2 folhas de alecrim bem lavadas;
  • Shampoo.

Adicione ao shampoo, feche e deixe por algumas semanas ate filtrar a preparação antes de usá-lo.

Malefícios: 

Grande quantidade de alecrim pode ter efeitos perigosos sobre o organismo, como distúrbios gastrointestinais e do trato urinário.

Sair da versão mobile