Dicas de Saúde

Os 7 melhores benefícios da vitamina C para saúde: malefícios e dicas

Por Alan Costa, em 17/08/2018 (atualizado em 15/12/2021)
quais os benefícios da vitamina C?

A vitamina C é um dos nutrientes mais eficazes para o corpo. Aumente a ingestão de frutas e vegetais para obter uma quantidade adequada da vitamina. Além disso, a vitamina C é uma vitamina essencial, o que significa que não pode ser produzida pelo organismo.

No entanto, tem muitos papéis em seu corpo e tem sido associado a benefícios de saúde impressionantes. É solúvel em água e encontrado em muitas frutas e legumes, incluindo Laranjas, Morangos, Kiwis, pimentões, Brócolis, Couve e Espinafre.

quais os benefícios da vitamina C?

O consumo diário recomendado é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Embora seja comum aconselhar o consumo desta vitamina dos alimentos, muitas pessoas recorrem aos suplementos para atender às suas necessidades.

Quais os benefícios da vitamina C?

1. Ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas:

A vitamina C é um forte antioxidante que pode fortalecer as defesas naturais do seu corpo. Os antioxidantes são moléculas que estimulam o sistema imunológico. Eles fazem isso protegendo as células de moléculas nocivas chamadas radicais livres.

Quando os radicais livres se acumulam, eles podem promover um estado conhecido como estresse oxidativo, que tem sido associado a muitas doenças crônicas. Estudos mostram que consumir mais esta vitamina pode aumentar seus níveis de antioxidantes no sangue em até 30%. Isso ajuda as defesas naturais do corpo no combate a inflamação.

2. Combate a pressão arterial elevada:

Aproximadamente um terço dos adultos americanos tem pressão alta. A hipertensão arterial coloca você em risco de doença cardíaca, a principal causa de morte no mundo. Estudos mostraram que a vitamina C pode baixar a pressão arterial em pessoas com e sem pressão alta.

Um estudo em animais descobriu que tomar um suplemento desta vitamina ajudava no relaxamento dos vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração, o que ajudou na redução dos níveis de pressão arterial.

Além disso, uma análise de 29 estudos em humanos descobriu que tomar um suplemento desta vitamina, em média, reduziu a pressão arterial sistólica (valor superior) em 3,84 mmHg e a pressão arterial diastólica (valor mais baixo) em 1,48 mmHg em adultos saudáveis.

Em adultos com pressão arterial elevada, a suplementação de vitamina C reduziu a pressão arterial sistólica em 4,85 mmHg e a pressão arterial diastólica em 1,67 mmHg, em média.

Embora esses resultados sejam promissores, não está claro se os efeitos sobre a pressão arterial são de longo prazo. Além disso, pessoas com pressão alta não devem depender somente da vitamina C para tratamento.

3. Combate os fatores de risco da doença cardíaca:

A doença cardíaca é a causa número um de morte em todo o mundo. Muitos fatores aumentam o risco de doença cardíaca, incluindo pressão alta, altos níveis de colesterol LDL “ruim”, baixos níveis de colesterol HDL “bom” e níveis de triglicérides. A vitamina C pode reduzir esses fatores de risco, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Por exemplo, uma análise de nove estudos com um total de 293.172 participantes descobriu que após 10 anos, pessoas que tomaram pelo menos 700 mg de vitamina C diariamente tiveram um risco 25% menor de doença cardíaca do que aquelas que não tomaram um suplemento da vitamina.

Curiosamente, outra análise de 15 estudos descobriu que o consumo desta vitamina somente a partir de alimentos, não suplementos, estava ligado a um menor risco de doença cardíaca.

No entanto, os cientistas não tinham certeza se as pessoas que consumiam alimentos ricos também seguiam um estilo de vida mais saudável do que as pessoas que tomavam suplementos. Assim, não está claro se as diferenças foram devidas à esta vitamina ou a outros aspectos da dieta.

Outra análise de 13 estudos constatou o impacto de tomar pelo menos 500 mg / dia de vitamina C em fatores de risco para doenças cardíacas, como níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

A análise constatou que tomar um suplemento reduziu significativamente o colesterol LDL “ruim” em aproximadamente 7,9 mg / dl e os triglicerídeos no sangue em 20,1 mg / dl.

Em suma, parece que tomar ou consumir pelo menos 500 mg desta vitamina por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca. No entanto, caso já tenha consumido uma dieta rica em vitamina C, os suplementos podem não fornecer benefícios para a saúde cardíaca.

4. Reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e prevenir gota:

vitamina C reduz os níveis de ácido úrico no sangue e prevenir gota

A Gota é um tipo de Artrite que afeta aproximadamente 4% dos adultos americanos. É incrivelmente doloroso e envolve inflamação das articulações, especialmente as dos dedões dos pés. Pessoas com Gota apresentam inchaço e crises súbitas e severas de dor.

Os sintomas de Gota aparecem quando há muito ácido úrico no sangue. O ácido úrico é um produto residual produzido pelo organismo. Em níveis elevados, pode cristalizar e depositar nas articulações.

Curiosamente, vários estudos mostraram que pode reduzir o ácido úrico no sangue e, como resultado, proteger contra ataques de Gota. Por exemplo, um estudo com 1.387 homens descobriu que as pessoas que consumiam mais esta vitamina tinham níveis sanguíneos significativamente mais baixos de ácido úrico do que aqueles que consumiam menos.

Outro estudo acompanhou 46.994 homens saudáveis ​​durante 20 anos para verificar se o consumo da vitamina estava ligada ao desenvolvimento de Gota. Curiosamente, as pessoas que tomaram um suplemento de vitamina C tiveram um risco de contrair Gota 44% menor.

Além disso, uma análise de 13 estudos clínicos descobriu que tomar um suplemento da vitamina durante 30 dias reduziu significativamente o ácido úrico no sangue, em comparação com um placebo. Embora pareça haver uma forte ligação entre o consumo desta vitamina e os níveis de ácido úrico, são necessários mais estudos sobre o impacto da vitamina na Gota.

5. Ajuda a prevenir deficiências de ferro:

O Ferro é um nutriente importante que tem uma variedade de funções no corpo. É essencial para produzir glóbulos vermelhos e transportar oxigênio por todo o corpo. Curiosamente, suplementos de vitamina C podem melhorar a absorção de Ferro da dieta. A vitamina ajuda na conversão de Ferro que é mal absorvido, como fontes de Ferro baseadas em plantas, em uma forma que é mais fácil de ser absorvida.

Isto é especialmente útil para pessoas com uma dieta livre de carne, pois a carne é uma importante fonte de Ferro. De fato, o simples consumo de 100 mg desta vitamina pode melhorar a absorção de Ferro em 67%.

Como resultado, a vitamina pode reduzir o risco de Anemia entre pessoas propensas à deficiência de Ferro. Em um estudo, 65 crianças com Anemia por deficiência de Ferro leve tomaram um suplemento. Os pesquisadores descobriram que o suplemento sozinho ajudou no controle da sua Anemia.

Caso sofra de baixos níveis de Ferro, consumir mais alimentos ricos ou tomar seu suplemento pode melhorar seus níveis de Ferro no sangue.

6. Aumenta a imunidade:

Uma das principais razões pelas quais as pessoas tomam suplementos de vitamina C é aumentar sua imunidade. Esta vitamina está envolvida em muitas partes do sistema imunológico. Primeiro, ela ajuda na estimulação da produção de glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos e fagócitos, que ajudam na proteção do organismo contra infecções.

Em segundo lugar, ela ajuda essas células brancas do sangue a funcionarem mais eficazmente, protegendo-as de danos causados ​​por moléculas potencialmente nocivas, como os radicais livres.

Em terceiro lugar, a vitamina C é uma parte essencial do sistema de defesa da pele. É ativamente transportado para a pele, onde pode atuar como antioxidante e ajuda no fortalecimento das barreiras da pele.

Estudos também mostraram que tomar vitamina C pode reduzir o tempo de cicatrização da ferida. Além disso, baixos níveis desta vitamina têm sido associados a resultados ruins na saúde.

Por exemplo, pessoas que sofrem de Pneumonia tendem a ter níveis mais baixos de vitamina C, e os suplementos desta vitamina têm mostrado encurtar o tempo de recuperação.

7. Protege sua memória e pensando como você age:

A demência é um termo amplo usado para descrever sintomas de pensamento e memória fracos. Afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e geralmente ocorre entre adultos mais velhos. Estudos sugerem que o estresse oxidativo e a inflamação perto do cérebro, coluna e nervos (conhecidos como sistema nervoso central) podem aumentar o risco de demência.

A vitamina C é um forte antioxidante. Os níveis baixos dessa vitamina têm sido associados a uma capacidade prejudicada de pensar e lembrar. Além disso, vários estudos mostraram que pessoas com Demência podem ter níveis mais baixos de vitamina C no sangue. Além disso, o consumo elevado de vitamina C proveniente de alimentos ou suplementos demonstrou ter um efeito protetor no pensamento e na memória com a idade.

Os suplementos de vitamina C podem ajudar contra doenças como Demência caso não consiga vitamina C suficiente da dieta. No entanto, mais estudos baseados em humanos são necessários para entender o impacto dos suplementos de vitamina C na saúde do sistema nervoso.

Reivindicações não comprovadas sobre a vitamina C:

reivindicações não comprovadas sobre a vitamina C

Embora a vitamina C tenha muitos benefícios cientificamente comprovados, ela também tem muitas alegações infundadas apoiadas por evidências fracas ou nenhuma evidência.

Aqui estão algumas afirmações não comprovadas sobre a vitamina C:

  1. Previne o resfriado comum: enquanto a vitamina C parece reduzir a gravidade dos Resfriados e o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, não é capaz de preveni-los.
  2. Reduz o risco de câncer: Um punhado de estudos ligou o consumo de vitamina C a um menor risco de vários tipos de câncer. No entanto, a maioria dos estudos descobriu que a vitamina C não afeta o risco de desenvolver câncer.
  3. Protege contra doenças oculares: A vitamina C tem sido associada à redução dos riscos de doenças oculares, como Catarata e Degeneração macular relacionada à idade. No entanto, os suplementos de vitamina C não têm efeito ou podem até causar danos.
  4. Pode tratar a toxicidade do chumbo: Embora as pessoas com toxicidade de chumbo pareçam ter baixos níveis de vitamina C, não há evidências sólidas de estudos em humanos que mostrem que pode tratar a toxicidade do chumbo.

Considerações finais:

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que deve ser obtida a partir da dieta ou suplementos.

Tem sido associado a muitos benefícios de saúde impressionantes, como aumentar os níveis de antioxidantes, reduzir a pressão arterial, diminuir o risco de doença cardíaca, protege contra ataque de gota, melhora a absorção de Ferro, aumenta a imunidade e reduz o risco de demência.

Em geral, os suplementos são uma ótima e simples maneira de aumentar o consumo de vitamina C, caso queira se esforçar para conseguir uma quantidade adequada em sua dieta.

Sair da versão mobile