Cabelos

5 benefícios do óleo de cenoura para o cabelo: como usar e dicas

Por Alan Costa, em 22/03/2019 (atualizado em 11/12/2021)
beneficios do oleo de cenoura para o cabelo

Os benefícios do óleo de cenoura para o cabelo estabeleceu firmemente a fama de um dos melhores produtos anti-envelhecimento e produtos para o cabelo, pois evita fragilidade e pontas duplas.

Em cosmetologia, é conhecido como um remédio eficaz para o envelhecimento da pele e uma fonte de hidratação capilar. No entanto, este óleo tem a capacidade de hidratar, revitalizar, reduzir as pontas duplas, melhorando a raiz do cabelo, deixando-o forte e saudável.

benefícios do óleo de cenoura para o cabelo

Além disso, este óleo restaura a aparência do cabelo, melhorando a resistência. Vale ressaltar que ele é usado em produtos cromestéticos para os cabelos, tais como cremes e mascaras, isso porque, o óleo contêm vitamina A, vitamina E e vitamina C.

Como usar o óleo de cenoura:

óleo de cenoura é amplamente utilizado em produtos cosmético, pois ele pode ser usado para ajudar no fortalecimento e crescimento dos fios de cabelos, além disso, ele contêm vitamina A e vitamina E.

Ele também contem excelentes quantidades de betacarotenos, que são nutrientes que ajudam acelerar a circulação de sangue no couro cabeludo, promovendo assim um melhor crescimento do cabelo.

Ele pode ser usando em diversas condições como na umectação, como reparador de pontas, para promover o crescimento capilar e nutrição e para evitar o ressecamento do shampoo.

Benefícios do óleo de cenoura para o cabelo:

1. Acelera o crescimento do cabelo:

O Óleo de cenoura contém vitamina A e vitamina E, que aumentam a circulação sanguínea nos folículos pilosos e aceleram o crescimento do cabelo, assim como a vitamina C, que dá ao cabelo um brilho e uma beleza única.

2. Ajuda restaurar o cabelo danificado:

O Óleo de cenoura para o cabelo contêm uma quantidade de retinol (vitamina A), que está envolvida nos processos metabólicos, além disso, acelera a regeneração dos tecidos, o que ajuda a restaurar a estrutura danificada do cabelo e a melhorar seu crescimento.

O caroteno, um pigmento natural que confere às cenouras uma cor alaranjada, é um excelente antioxidante que protege o cabelo das influências externas, e o tocoferol (vitamina E) melhora a circulação sanguínea nos folículos e acelera o crescimento do cabelo.

Além disso, ele é essencial na produção volátil, que têm um efeito anti-inflamatório local no couro cabeludo.

3. Fortalece o cabelo:

O teor de beta-caroteno, um precursor da vitamina A, fortalece os cabelos fracos e promove um couro cabeludo saudável. Uma dose saudável de beta-caroteno também promove o crescimento do cabelo. Além disso, com o tempo, pode eliminar completamente a quebra dos cabelos.

4. Previne pontas duplas:

Ainda devido o teor de beta-caroteno, ele evita pontas duplas, protegendo o cabelo de fatores que levam a pontas duplas, como secura e exposição aos elementos poluentes.

5. Nutre e condiciona o cabelo:

Misturado com os óleos naturais certos, como óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de abóbora e óleo de coco, o óleo de cenoura pode ajudar a nutrir e condicionar o cabelo e couro cabeludo, promovendo também o crescimento do cabelo.

óleo de cenoura

Como fazer o óleo de cenoura caseiro?

Etapas:

  1. Lave e descasque as cenouras.
  2. Rale as cenouras com um ralador ou em um processador de alimentos.
  3. Em seguida, coloque a cenoura ralada em uma panela, e acrescente um óleo (coco, amêndoa, azeitona, etc.), mantendo a temperatura em cerca de 100 a 105 graus.
  4.  Uma vez que você perceba que o óleo mudou de cor para laranja, passe a mistura para um recipiente.
  5. Mantenha o óleo e jogue fora as cenouras.
  6. Guarde este óleo em um recipiente hermético.
  7. Você pode usá-lo por até oito meses.

Malefícios do óleo de cenoura para o cabelo:

O óleo de cenoura contêm pigmento colorido e com o uso regular, são capazes de mudar a cor dos cachos, contudo, uma atenção especial deve ser dada aos loiros de todas as tonalidades.

Vale ressaltar que, os fios podem ficar amarelos ou ficar laranja (dependendo do tom). Portanto, se você não quiser estragar o resultado da coloração, use o produto apenas como medida preventiva, não mais do que uma vez por semana.

Quase não têm efeito sobre os tons escuros e vermelhos (este último pode tornar-se um pouco mais brilhante ou mais suave). Portanto, nesses casos, recomenda-se uma terapia mais frequente: de duas vezes por semana para usar em dias alternados.

Sair da versão mobile