Dicas de Saúde

10 alimentos que ajudam a melhorar a digestão: benefícios e dicas

Por Alan Costa, em 03/06/2019 (atualizado em 07/12/2021)
alimentos que ajudam a melhorar a digestão

A mudança de certos hábitos alimentares pode ajudar melhorar a digestão, aliviar problemas digestivos, como inchaço, prisão de ventre e diarreia. Além disso, o problema da digestão é muito comum em nosso tempo. Dieta inadequada, estresse, um estilo de vida fixo e até medicação afetam nosso sistema digestivo e, como resultado, nosso humor.

A digestão pode ser ajustada com maneiras simples, uma dessas maneiras é com a alimentação. Pois alguns alimentos ajuda melhorar a digestão fornecendo atividade intestinal regular e não permitindo o acúmulo de colesterol, ácidos biliares e toxinas.

alimentos que ajudam a melhorar a digestão

Alimentos que ajudam a melhorar a digestão:

O sistema digestivo do corpo é frequentemente testado e falha. Hoje vamos falar sobre os alimentos que ajudam a melhorar a digestão.

1. Pão integral:

O pão integral é um dos melhores alimentos que ajudam a melhorar a digestão. No processamento de grãos em farinha, a partir do qual o pão integral é assado, todas as substâncias necessárias são preservadas. Por exemplo, o pão de centeio contém poucas calorias e muita fibra dietética. Apenas 2 fatias de pão de centeio por dia ajudam a trazer a digestão de volta ao normal.

2. Lentilhas:

As lentilhas contêm muita proteína, zinco e ferro. E também em 1 xícara, 16 g de fibra. Lentilhas não contêm gordura. De todas as leguminosas, as lentilhas são melhor digeridas sem causar problemas digestivos, e também não causam o acúmulo de toxinas.

Outras leguminosas também são ricas em fibra dietética o que as tornam ótimos alimentos que ajudam a melhorar a digestão. Uma xícara de feijão preto contém cerca de 15 g de fibra. Em geral, todas as leguminosas são uma adição saudável à dieta. Mas adicioná-las à dieta deve ser gradual, a fim de evitar o aumento da formação de gases e inchaço abdominal.

3. Abacate:

Abacate ajuda a melhorar a digestãopois é rico em fibras: por exemplo, um abacate médio contém cerca de 12 g de fibra saudável. Esta fruta pode melhorar a composição da microflora intestinal, aumentar o peristaltismo e é uma profilaxia contra a obstipação. Para que a fibra do abacate seja melhor absorvida, recomenda-se a utilização de compotas de frutas medicinais da polpa da fruta.

4. Mingau:

Uma porção de qualquer cereal satisfaz um terço da necessidade corporal diária de fibra. É melhor comer mingau de manhã em combinação com frutas e mel. Também é importante que o mingau sature bem o corpo e satisfaça a sensação de fome.

Um prato de cereais com pedaços de frutas no café da manhã fornece quase 14 gramas de fibra pura. Por exemplo, um pires de aveia fornece quase a necessidade diária de fibra, e o amido contido na aveia é digerido e absorvido lentamente. O mingau ajuda a melhorar a digestão, proporcionando uma sensação de saciedade por um longo tempo.

5. Sementes de linhaça:

As sementes de linhaça ajuda a melhorar a digestão, pois contêm ambos os tipos de fibras solúveis e insolúveis, além disso, uma colher de sopa é responsável por fornecer 2,8 g de fibra. O óleo de linhaça é frequentemente usado como laxante, e os produtos de linho reduzem o colesterol.

Quando essa semente é usada, dentro do trato gastrointestinal ela envolve o muco secretado, o que é benéfico contra úlceras, gastrite e outros processos inflamatórios. Um alto conteúdo de muco na semente de linhaça protege o esôfago irritado e a mucosa gastrintestinal da irritação e reduz a absorção de toxinas. Além disso, as sementes de linho facilitam a remoção de resíduos alimentares não digeridos.

6. Frutos secos:

As ameixas têm um efeito benéfico no trabalho dos intestinos e uma das razões para isso é o alto conteúdo de fibras (3,8 g por meia xícara). Outras frutas secas são alimentos que ajudam a melhorar a digestão, pois são ricas em fibras. Para melhorar a digestão, coma um lanche entre as refeições, é aconselhável adicionar figos, tâmaras, passas, damascos ou outras frutas secas à dieta.

7. Vegetais verdes:

Os vegetais de folhas verdes são uma excelente fonte de ferro, beta-caroteno e fibra insolúvel. Uma xícara de espinafre, folhas de nabo ou beterraba contém de 4 a 5 g de fibra. Alguns vegetais também são ricos em fibras, pois isso ajuda a melhorar a digestão.

Entre eles, vale a pena destacar o couve-flor, pimenta búlgara verde, brócolis, rabanete, rabanete preto, couve lombarda, beterraba, pepino, cenoura, aipo, aspargos, couve-rábano, abobrinha.

8. Beterraba:

Apenas a beterraba contém betaína e betanina. Essas são substâncias lipotrônicas, que participam ativamente do metabolismo da gordura e melhoram a atividade das células do fígado. Além disso, a fibra contida na beterraba, ativa a secreção de sucos digestivos, facilitando o movimento dos alimentos através do trato digestivo. É importante também destacar que a beterraba tem um efeito laxante e anti-inflamatório suave.

9. Gengibre:

O gengibre é rico em vitaminas e microelementos que ajudam na digestão. É conhecido por suas propriedades anti-sépticas e é o principal auxiliar na luta contra parasitas. O gengibre aumenta a atividade da lipase e outras enzimas digestivas fazendo com que ajude a melhorar a digestão.

O gingerol estimula a secreção de bílis, são responsáveis ​​pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do gengibre. O óleo contido no gengibre, ajuda a proteger o muco. Além disso, os óleos de gengibre contribuem para a absorção adequada dos alimentos e evitam a ocorrência de flatulência.

mamão ajuda a melhorar a digestão

10. Mamão:

Mamão tem um efeito benéfico sobre o corpo humano, especialmente no sistema digestivo. Melhora a função do trato gastrointestinal devido ao componente principal, papaína. A papaína contribui para que o mamão ajuda a melhorar a digestãode forma adequada, as proteínas contidas destrói as toxinas de muitos patógenos de doenças infecciosas, prevenindo a inflamação tecidual. Também o mamão neutraliza o excesso de ácido no estômago e é facilmente absorvido.

Sair da versão mobile