Cabelos

Cabelos finos: o que fazer, como cuidar, receitas e dicas

cabelo fino

Os cabelos finos precisam de mais cuidados principalmente quando você tem cabelos claros, pode parecer ainda mais fino devido à falta de pigmentos.

Os cabelos normais e grossos também podem se tornar mais finos com o tempo, se não forem bem cuidados, já que passam por muitos processos químicos e mecânicos, tais como tingimentos, permanentemente secos com um secador e falta de nutrição.

Cabelos finos: o que fazer, como cuidar, receitas e dicas
cuidados com cabelo fino

O que fazer com os cabelos finos?

Além disso, os cabelos com este problema não tem volume suficiente e o cabelo tem uma estrutura fraca. Os cabelos finos têm um volume pequeno e logo ficam secos, principalmente nas pontas. Além disso, eles estão mais expostos ao meio ambiente e ficam sujos nas raízes.

Eles estão enfraquecidos, com uma superfície irregular, e produtos de cuidados inadequados os tornam mais pesados, privando o volume. Portanto, primeiro de tudo, você precisa encontrar os produtos de cuidados certos.

Os fios da frente devem ser ligeiramente mais compridos do que os das costas e dos lados. Portanto, se você quiser um pouco de volume, então deixe-o um pouco longo, e deixe-o caindo para o lado, ele irá esconder a falta de volume nas raízes.

Como cuidar dos cabelos finos?

Seque o cabelo com uma toalha de microfibra super absorvente depois do banho. Toalhas de microfibra absorvem água rapidamente, então você não precisa pressionar com força ou esfregar o cabelo para secá-lo. Muita pressão e fricção podem danificar o cabelo fino ou torná-lo crespo.

Use escovas com cerdas de fibras naturais, evite escovas de metal, elas aquecem rapidamente ao modelar e podem queimar a cutícula do cabelo.

Use sempre um protetor térmico ao passar chapinha ou usar secador. O calor pode fazer a cutícula do seu cabelo desmoronar, fazendo com que ela pareça ainda mais fina. O calor baixo ou médio faz com que o cabelo pareça mais cheio.

Lave o cabelo com um shampoo rotulado como “restaurador”, “fortalecedor” ou “renovador”. Eles contêm ingredientes que selam pontas duplas e engrossam. Uma vez por semana, opte por um shampoo anti-resíduos. Use um condicionador de espessamento.

Se você quer que seu fique mais bonito e saudável, use shampoos profissionais de queratina e proteína. É claro que, ao escolher um produto, você deve considerar o tipo de couro cabeludo, os principais problemas que precisam ser tratados, etc.

Por exemplo, você pode precisar de shampoo para pontas duplas ou shampoo para caspa. Se você tiver que comprar shampoos na loja, é melhor fazer máscaras com produtos naturais.

Receitas caseiras para cabelos finos:

1. Máscara capilar com óleo de amêndoa:

Os óleos vegetais criam uma película invisível na superfície, protegendo-os de danos externos, fortalecendo, engrossando e nutrindo a estrutura do cabelo.

Ingredientes: 

– 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa;
– 1 gema.

Modo de preparo:

  1. Aqueça o óleo de amêndoa em banho-maria e adicione a gema;
  2. Misture tudo e espalhe cuidadosamente a máscara por todo o comprimento do cabelo;
  3. Coloque a touca de banho e deixe no cabelo por 30 minutos.

2. Máscara capilar com kefir:

As vitaminas são as principais companheiras de cabelos bonitos e saudáveis, sendo os cabelos finos os mais necessitados delas. Portanto, as máscaras de vitaminas devem necessariamente estar presentes no cuidado.

Ingredientes: 

– Meia xícara de kefir;
– 2 colheres de sopa de amido de batata;
– 1 colher de chá de argila azul.

Modo de preparo:

  1. Misture os ingredientes;
  2. Aplique a máscara em todo o comprimento do cabelo massageando suavemente o couro cabeludo;
  3. Coloque uma touca e deixe a máscara no cabelo por 30 minutos;
  4. Em seguida, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.
Cabelos finos: o que fazer, como cuidar, receitas e dicas
receitas para cabelos finos

Dicas para cabelos finos:

  • A aplicação de máscaras pode ser feita até 2 vezes por semana.
  • Não penteie os cabelos enquanto estiverem molhados. Espere até que se sequem naturalmente.
  • Quando for usar as máscaras, massageie o couro cabeludo por 3-4 minutos.
  • Você pode misturar todos os ingredientes da máscara e bater no liquidificador.
  • Faça um teste para ver se você tem alergia a algum componente das máscaras.
  • Você deve usar água termal ou spray de cabelo, frequentemente sofrem de secura, então eles precisam ser irrigados de vez em quando.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.