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5 benefícios da água de coco para saúde!

água de coco vs. leite de coco

A água de coco presente no seu interior, é carregado com muitos minerais e vitaminas vitais que podem ser benéficos para a saúde de várias maneiras. Além disso, a água de coco pode ajudar a combater diversas doenças.

A água de coco está aparecendo em todos os lugares em uma variedade de bebidas saudáveis e você pode estar curioso se ela realmente faz jus ao hype em seu entorno. Mas, os benefícios resistem ao seu valor nutricional? A água de coco é boa para você?

o que é água de coco?
o que é água de coco?

A água de coco é o líquido claro encontrado dentro de um coco verde jovem, que geralmente é do tamanho de uma bola de basquete. Idealmente, os cocos jovens são colhidos aos 5–7 meses de idade, para conter uma maior quantidade de água.

À medida que o coco amadurece, o líquido é substituído por “carne” de coco. Os maiores benefícios para saúde vêm do consumo da água do coco jovem, e não do leite de coco maduro, que geralmente é mais pobre em nutrientes.

A água de coco tem sido consumida há séculos em países tropicais e acredita-se tratar uma variedade de doenças relacionadas à saúde. Em sânscrito, os cocos são chamados de “kalpa vriksha”, que significa “árvore que dá tudo o que é necessário para viver”.

Em certas situações de emergência, ele tem sido usado para hidratação devido ao seu alto conteúdo de eletrólitos e ao fato de ser estéril quando usada diretamente do interior do coco. Pessoas de todo o mundo apreciam seus múltiplos benefícios e sabor adocicado.

Recentemente, os benefícios para saúde continuaram sendo elogiados, com muitos profissionais de marketing chamando de “bebida esportiva da natureza” e um “realçador de vida”. Mas, as alegações de que a água de coco é boa para você são realmente verdadeiras?

Valores nutricional:

O líquido dentro do coco contém aproximadamente 46 calorias por xícara, 10 gramas de açúcar natural, com pouca proteína e zero de gordura. Ele contém várias vitaminas, minerais e fitoquímicos que são ideais para a saúde humana.

O nutriente primário água é o potássio. Ele contém aproximadamente 600 miligramas (valor diário de 12%), tornando-se uma bebida com alto teor eletrolítico. A água de coco também contém uma pequena quantidade de sódio, cerca de 40 miligramas e até 10% de suas necessidades diárias de cálcio e magnésio.

Os eletrólitos são essenciais para manter o volume sanguíneo, a saúde do coração e prevenir a desidratação. A manutenção dos níveis de eletrólitos pode reduzir a fadiga, o estresse e ajudar no mantimento do relaxamento muscular.

Também tem havido algumas pesquisas interessantes sobre o teor de citocininas da água de coco, que no futuro pode mostrar algumas propriedades anticâncer. As citocininas são hormônios vegetais naturais que podem reduzir o crescimento de células cancerígenas, embora mais pesquisas sejam necessárias neste momento.

quais os benefícios da água de coco?
quais os benefícios da água de coco?

Com esses benefícios nutricionais, a Água de Coco é boa para você? A resposta é sim! Caso realmente goste do sabor, pode ser uma alternativa de baixo teor calórico e açúcar ao refrigerante. É muito refrescante consumir em um dia quente e ajudar na reidratação. Outros benefícios da água de coco para saúde incluem:

  1. Reduz pressão arterial
  2. Perda de peso
  3. Maior desempenho atlético
  4. Impulsiona energia
  5. Abaixa o colesterol
  6. Reduz celulite
  7. Relaxa tensão muscular

A água de coco é uma bebida segura e saudável para a maioria das pessoas. Aqueles com doença renal devem limitar o consumo de alimentos que são muito ricos em potássio, incluindo água de coco. Agora vamos explorar a pesquisa e os benefícios da água de coco apoiados pela ciência.

Quais os benefícios da água de coco?

1. Poderosa bebida esportiva:

Como a água de coco é rica em potássio e é uma ótima repositora de eletrólitos, ela tem sido usada até mesmo para hidratação IV em certas situações de emergência.
Também é menor em carboidratos em comparação com outras bebidas esportivas.

A água de coco é composta de 4,5% de carboidratos, enquanto outras bebidas esportivas podem conter 6 a 8% de concentração de carboidratos. Isso é bom para os atletas que tentam controlar o consumo de açúcar e hidratar após um evento. Para a maioria dos praticantes casuais, a água de coco é uma ótima opção de hidratação com baixo teor de açúcar para depois de um treino.

Um estudo de 2002 comparou água, água de coco e bebidas esportivas para determinar qual bebida era melhor para a hidratação pós-exercício. Os oito sujeitos exercitaram-se no calor e depois foram reidratados com água, água de coco ou uma bebida esportiva.

Os pesquisadores descobriram que não houve diferença nos níveis de sódio, na produção de urina ou no equilíbrio de fluidos entre as três bebidas, significando que todas as três bebidas eram igualmente hidratantes. Mas, houve significativamente menos náusea ou saciedade com a água de coco, permitindo que os participantes bebessem mais da bebida.

No geral, a água de coco pode ser uma alternativa às bebidas esportivas, mas pode depender do tipo de esporte e da intensidade. Alguns atletas de resistência de longa distância podem precisar de produtos mais especializados que contenham mais sódio e carboidratos. Mas, para a maioria dos praticantes casuais, a água de coco é uma ótima opção.

2. Reduz a pressão arterial:

Um estudo de 2005 descobriu que quando os participantes receberam água de coco durante duas semanas, sua pressão arterial sistólica foi 71% menor e sua pressão arterial diastólica foi 29% menor do que aquelas pessoas que beberam água pura.

O alto teor de potássio da água de coco levou os pesquisadores a pesquisar os benefícios potenciais para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O potássio neutraliza o efeito do sódio no organismo, ajudando na redução da pressão sanguínea.

água de coco reduz a pressão arterial
água de coco reduz a pressão arterial

3. Ajuda a regular os níveis de colesterol:

Um estudo de 2006 descobriu que ratos que receberam água de coco tiveram uma chance menor de ter um ataque cardíaco. Isso ajudou a reduzir os níveis de colesterol total e triglicérides, e o colesterol LDL, especificamente o colesterol encontrado no coração.

Além disso, os benefícios da água de coco ajudaram os ratos a se recuperarem mais rapidamente caso tivessem um ataque cardíaco. Os pesquisadores acreditam que o benefício pode estar relacionado ao teor de potássio, cálcio e magnésio na água, todos os eletrólitos que desempenham um papel no mantimento da saúde do coração.

4. Desintoxicação:

Nossos corpos têm uma incrível capacidade natural de limpar e desintoxicar por conta própria, desde que os nutrientes seja os corretos e possua uma boa hidratação. A hidratação inadequada leva ao acúmulo de toxinas em nossos corpos porque o fígado e os rins, os órgãos desintoxicantes, são incapazes de funcionar adequadamente sem água adequada.

A desidratação resultante da perda de água ou eletrólito leva à fadiga, irritabilidade, confusão e sede extrema. Esses sintomas resultam da incapacidade do rim de liberar adequadamente as toxinas do sistema. O consumo adequado de líquidos, idealmente de 8 a 10 xícaras por dia, pode prevenir a desidratação e manter a capacidade natural de desintoxicação do corpo.

Embora a água seja ótima, durante o tempo muito quente ou exercício extenuante, pode ser necessário mais do que apenas água pura. A água de coco contém um perfil eletrolítico similar ao sangue humano, tornando-a uma bebida perfeita para repor os fluidos e ajudar na eliminação das toxinas do corpo. O potássico é um eletrolítico que, especificamente, pode neutralizar alguns dos efeitos negativos de uma dieta processada com alto teor de sódio.

5. Reduz o estresse:

É quase tão bom quanto uma massagem! Alguns dos eletrólitos encontrados na água de coco, especificamente cálcio e magnésio, podem ajudar no estresse e na tensão muscular. Muitos das pessoas estão perdendo esses minerais essenciais em suas dietas, tornando o gerenciamento do estresse ainda mais desafiador.

Além de manter dentes e ossos fortes, o cálcio ajuda no relaxamento da musculatura. O consumo adequada de cálcio pode manter nossos músculos relaxados, incluindo o músculo cardíaco, diminuindo o risco de ataques cardíacos.

O magnésio foi apelidado de mineral “relaxamento”. Sua principal função está no sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso que ajuda no relaxamento. Também ajuda na formação da serotonina, o “hormônio do bem-estar”.

O magnésio e o cálcio trabalham juntos para manter o relaxamento muscular. A água de coco contém esses dois minerais, então beba em um dia estressante para ajudá-lo no mantimento da calma e sem estresse.

Água de coco vs. leite de coco:

Muitas pessoas confundem água de coco com leite de coco. Maior em gorduras e calorias, o leite de coco é extraído da polpa do coco e é mais espesso, mais doce e mais denso. Ele também é embalado com nutrientes e gorduras saturadas saudáveis, mas também é muito alto em calorias.

Uma xícara de leite de coco possui cerca de 552 calorias em comparação com uma xícara de água de coco que é apenas cerca de 46 calorias! O leite de coco tem muitos benefícios para a saúde, pois é uma rica fonte de potássio, manganês, magnésio, folato, cálcio e selênio.

Uma nota também, enquanto o leite de coco é rico em gordura, é importante lembrar que os ácidos graxos de cadeia média da gordura saturada presente no óleo de coco e leite de coco são muito bons para seu corpo! Eles podem ser usados pelo seu cérebro sem passar pelo seu trato digestivo e, portanto, são facilmente acessados pelo seu corpo.

Devido ao seu excelente sabor e textura, o leite de coco é um ótimo substituto lácteo para assar e cozinhar também.

água de coco vs. leite de coco
água de coco vs. leite de coco

Benefícios da água de coco ao comprar:

Se disponível, procure água de coco em um coco verde fresco, em vez da variedade embalada. Pode ser difícil abrir, mas é realmente divertido de beber. Ele também não contém açúcar adicionado, conservantes e não é pasteurizado. É a escolha mais saudável e deliciosa de longe.

Cocos frescos são perecíveis e você pode encontrá-los na seção refrigerada dos supermercados. Quando abertas, a água de coco deve ser mantida fria e consumida dentro de 3 a 5 dias.

Caso não encontre um coco verde fresco, sua segunda melhor opção é a água de coco fria, que é processada levemente por alta pressão em vez de calor. Isso expõe a água a alta pressão para eliminar bactérias, mas mantém um nível maior de vitaminas e minerais.

Se a água de coco não precisar ser refrigerada, isso geralmente significa que ela foi pasteurizada para manter sua frescura. Durante o processo de pasteurização, os líquidos são aquecidos a alta temperatura para matar qualquer bactéria, mas isso também destrói muitas das vitaminas e minerais naturais do produto.

Evite a água que é concentrada. Geralmente, caso qualquer fruta ou vegetal seja transformado em concentrado, ela perde nutrientes no processo – portanto, é sempre melhor escolher opções que não sejam de concentrado.

Para tornar a água mais “saborosa”, muitas empresas estão adicionando adoçantes ou outros sabores aos cocos. Muitas empresas também usam sabores para encobrir o fato de não estarem usando cocos jovens em sua água, mas estão usando cocos maduros que têm um sabor mais amargo e ácido.

Evite as águas de coco com adição de sabores ou açúcar. O ingrediente principal deve ser 100% de água de coco, não deve haver sucos de frutas, ingredientes naturais ou artificiais, ou qualquer coisa que possa indicar que a água foi modificada de alguma forma.

Quais as maneiras de aproveitar a água de coco?

  1. Existem diferentes maneiras de desfrutar desta bebida. A água de coco combina bem com a uva, já que uva e coco criam uma mistura deliciosa. Você também pode adicioná-lo a um smoothie.
  2. Caso esteja procurando uma ótima maneira de impulsionar seus sistemas digestivo e imunológico, comer e beber alimentos probióticos é a melhor maneira de fazê-lo.
  3. Caso tenha uma sensibilidade láctea, então o kefir de água de coco é uma ótima opção!
  4. O kefir é tradicionalmente um produto lácteo que é um dos alimentos mais ricos em probióticos disponíveis. Tem múltiplos benefícios para a saúde devido a sua alta quantidade de probiótico para pessoas com problemas gastrointestinais, bem como para aquelas pessoas que receberam antibióticos com prescrição excessiva.
  5. Tradicionalmente, o kefir foi feito adicionando grãos de kefir emlaticínios, como o leite. Os grãos de kefir não são grãos reais, mas são pequenos grãos que contêm um equilíbrio específico de levedura e bactérias.
  6. Embora a maioria das pessoas geralmente seja capaz de tolerar o kefir, mesmo que não tolerem laticínios, algumas pessoas podem ser sensíveis a ele ou ter alergia a laticínios.
  7. Felizmente, a água também pode ser transformada em kefir para ajudar todos a colher os benefícios desta incrível bebida.
quais as maneiras de aproveitar a água de coco?
quais as maneiras de aproveitar a água de coco?

Pensamentos Finais:

  • A água tem muitos benefícios surpreendentes para a saúde, considere adicioná-lo emsua rotina como uma bebida para hidratação. Não deve substituir a água pura, mas pode ser uma ótima alternativa para outras bebidas com baixo teor de açúcar e calorias.
  • Tenha cuidado ao comprar marcas comerciais, pois muitos podem não ter os nutrientes encontrados na água natural. Muitas marcas têm uma quantidade significativa de açúcar ou conservantes que podem modificar os benefícios para a saúde deste tratamento incrível.
  • A água é boa para você. É por isso que deve ser bebida – tem vários benefícios para a saúde e pode ser cardio-protetor, bem como prevenir o câncer e outras doenças. Então beba!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

13 comentários

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